Daniel Libeskind, o desconstrutivista que provoca e emociona
No decorrer da história, alguns arquitetos se destacam por seu brilhantismo. Daniel Libeskind é um deles. Dono de uma linguagem única e provocativa, esse arquiteto consegue transpor a memória cultural para suas obras.
Autor de obras impressionantes e responsável por alguns dos projetos mais inovadores e ousados do mundo, ele é definido como desconstrutivista, pois apresenta um estilo de arquitetura caracterizado pela fragmentação e distorção.
Quer conhecer a biografia e as obras do arquiteto Daniel Libeskind? É só ler este artigo até o fim!
Biografia de Daniel Libeskind
Nascido na Polônia, em 1946, Daniel Libeskind teve uma infância difícil, já que ele e sua família foram perseguidos pelo Partido Comunista por serem judeus e seguirem uma ideologia diferente. Assim, eles se mudam para Israel quando Libeskind tinha 11 anos. Vivem no país por dois anos e, em seguida, se estabelecem nos Estados Unidos.
Ainda na adolescência, o artista se apaixona pela música e, logo, torna-se um grande instrumentista. No entanto, outro amor fala mais alto: a arquitetura. Logo, em 1970, ele se forma nessa área e começa a orquestrar sua emblemática carreira.
Já casado com Nina Lewis, sua colega de trabalho, ele passa a dar aulas em diferentes universidades espalhadas pelo mundo.
Em 1989, ele se muda para Berlim, um ano importante em sua vida, no qual vence um concurso para expandir o Museu Judaico de Berlim. Esse fato marca a transição na carreira do arquiteto, que de professor se transforma em artista.
Assista abaixo a uma palestra inspiradora do arquiteto.
Obras e projetos de Daniel Libeskind
As obras de Daniel Libeskind são instantaneamente reconhecidas por sua técnica única. Ao usar, de forma inusitada, formas geométricas e ângulos que se intersectam, além de fragmentos, vazios, cores e luzes, o arquiteto transfere para o seu trabalho a evocação da memória cultural.
Crédito: ArchDaily
Autor de obras de cair o queixo no mundo todo, esse polonês projetou os mais diferentes trabalhos, desde residências até a criação de cenários para espetáculos. Porém, foram os seus projetos de museus que o tornaram conhecido e ganhador de vários prêmios.
Com grande sensibilidade artística e personalidade contestadora, Libeskind é conhecido por conseguir transmitir sentimentos para suas obras, emocionando e inspirando seus admiradores.
Ficou curioso em conhecer as obras e projetos de Daniel Libeskind? Continue lendo e descubra quais são os trabalhos mais famosos desse ícone!
Se você gosta de arquitetura, não deixe de ler: “O que é arquitetura contemporânea: características e exemplos de obras”.
Museu Judaico de Berlim
Inaugurado em 2001, o Museu Judaico de Berlim foi o primeiro projeto criado pelo polonês. Conectando a arquitetura com o tema de museu, esse edifício cheio de simbolismo é uma obra de arte da arquitetura contemporânea.
Dividido em dois edifícios: o “Prédio Velho”, de arquitetura barroca, e o “Novo Prédio”, construído por Libeskind, o museu apresenta um design em ziguezague, o que sugere uma associação entre a vida dos judeus na Alemanha.
A proposta do arquiteto exprime uma grande força conceitual, que pode ser lida de várias maneiras. Isso porque não só o edifício aborda o tema da história e da memória, como Libeskind as incorpora em sua arquitetura, por meio de um método intuitivo.
Crédito: MUSEUMSPORTAL Berlin
One World Trade Center
Responsável pelo desenvolvimento do projeto do One World Trade Center (finalizado em 2014), Libeskind teve como conceito materializar a alma da cidade.
Inspirado na visão que teve ao chegar à Nova York de navio e ter se encantado com a Estátua da Liberdade, o desenho do projeto apresentava uma silhueta estilizada que acompanhava o perfil da estátua.
No entanto, o plano passou por várias revisões, devido às discordâncias com o empresário Larry Silverstein, que detinha o contrato de arrendamento para o local. Assim, contrastando com o conceito original de Libeskind, o prédio final ficou bem diferente de sua proposta.
Crédito: Studio Libeskind
Imperial War Museum North
Localizado em Manchester, na Inglaterra, o Imperial War Museum North explora o impacto dos conflitos modernos na sociedade. Quase uma obra de arte, esse edifício foi inaugurado em 2002 e apresenta, em sua arquitetura, o uso de linhas despretensiosas.
Com estilo desconstrutivista, o edifício retrata a visão do arquiteto polonês, conhecido pelo elaborado uso de simbolismo em suas obras. Assim, o museu conta com fragmentos que representam a terra, a água e o ar.
Crédito: Wikipédia
Vanke Pavilion
Atendendo a um pedido especial da empresa chinesa Vanke, Libeskind projetou um pavilhão para a Expo Milão de 2015.
Incorporando três conceitos da cultura chinesa relacionados à alimentação, como o shi-tang (sala de jantar), a paisagem (elemento fundamental para a vida) e o dragão (uma metáfora à agricultura e a subsistência), o Vanke Pavilion representa a vida desse povo.
Inspirado nos ensinamentos de Confúcio e Lao Tzu e na arte contemporânea, o projeto se caracteriza por integrar a arquitetura aos símbolos culturais da China, promovendo a reflexão e admiração de quem o observa.
Crédito: Studio Libeskind
Royal Ontario Museum Crystal
Construído em 1912, o Royal Ontario Museum Crystal é o principal centro canadense dedicado à história natural e à cultura. Esse projeto do arquiteto polonês apresenta um volume de vidro e metal recortado, por isso tem o apelido de Crystal.
Inaugurado em 2007, o museu foi feito com 25% de superfícies de vidro e 75% de estruturas de alumínio, o que dá ao edifício uma estética futurista em seu exterior. Por dentro, suas galerias funcionam como um labirinto, com janelas em forma de polígonos irregulares, ângulos agudos e passarelas flutuantes.
Crédito: Studio Libeskind
Museu de História Militar de Dresden
Construído entre 1873 e 1877 em estilo neoclássico, o Museu de História Militar de Dresden (Alemanha) foi revitalizado por Libeskind. O artista conseguiu tanto acrescentar a contemporaneidade à obra original como remontar a memória de destruição e reconstrução da cidade.
Reaberto ao público em 2011, o museu oferece aos visitantes detalhes da história das batalhas na Alemanha, abordando a “cultura da violência” dos últimos séculos. Uma cunha gigantesca de vidro e concreto atravessa a construção da obra, o que representa uma ruptura tanto conceitual como estética.
Crédito: DW
Daniel Libeskind projetou diversos museus incríveis. Que tal aproveitar e conhecer também os maiores museus do mundo para você visitar?
Edifício Vitra
O arquiteto Daniel libeskind também conta com uma obra importante no Brasil: o Edifício Vitra. Localizado em São Paulo, esse é mais um dos projetos de sucesso do polonês.
Lançado em 2010, o Edifício Vitro apresenta uma abordagem poética e sensorial em relação ao ambiente. Com o objetivo de ser um prédio residencial diferente, Libeskind projetou esse edifício promovendo, também, a sustentabilidade.
Apresentando amplas sacadas que o privilegiam visualmente, o conforto acústico também foi favorecido devido ao uso de vidros laminados e esquadrias de alumínio. Além disso, o contrapiso flutuante e chapas duplas de gesso expostas na parede dão brilho e beleza ao prédio.
Crédito : Studio Libeskind
Ao longo desse artigo, você conheceu a biografia e as obras de Daniel Libeskind. Conta para a gente o que achou dos projetos desse arquiteto!
Se você gosta de obras diferentes e criativas, você precisa visitar o acervo da Laart! Confira em nossa galeria online várias gravuras incríveis e de tiragem limitada dos mais variados artistas e estilos.
O edifício Vitra é meu vizinho, gosto bastante e me divirto com as pessoas que julgam ser prédio comercial.
A foto no artigo não é a melhor que conheço, ele é mais fotogênico: vou mandar o link para as foyos q tive o privilégio de fazer.
Pingback:Zaha Hadid: biografia e obras da ícone do desconstrutivismo