podcast-sobre arte

Podcasts sobre arte: lista com os 13 mais bacanas 

Todo amante de arte gosta de quebrar paradigmas, é avesso a padrões e tem uma alma que transborda criatividade. Você é um deles? Não? Então, só está em busca de inspiração? Bem, independentemente de sua resposta, você está no lugar certo! Afinal, este post apresenta uma seleção especial com podcasts sobre arte. 

Preparado para fazer um mergulho sonoro nesse universo incrível? Então, leia este texto até o fim e conheça uma lista de podcasts sobre história da arte e outros que exploram temas relativos a esse fascinante cenário. Boa leitura! 

Podcasts sobre arte no Spotify: 10 que você precisa conhecer 

Confira, agora, os mais interessantes podcasts sobre arte, em português, no Spotify.

1. ICONICast 

Extremamente bem-humorado e com uma linguagem dinâmica, o ICONICast é um podcast sobre arte que explora o tema de um ponto de vista mais nerd, digamos assim. 

Dessa forma, conta com resenhas que abordam temáticas sobre ilustrações, jogos, quadrinhos, arte conceitual e cinema

2. História da Arte 

Esse podcast sobre história da arte é um must follow para todo amante desse universo. 

Em um tom mais sério, mas não menos interessante, esse canal conta com cursos online e explora desde temas mais formais, como “a arte na cultura oriental”, até assuntos mais atuais e polêmicos, como “arte degenerada e sua relação com a censura”. 

3. Estado da Arte 

O Estado da Arte é um podcast com linguagem um pouco mais formal e que aborda questões mais profundas do mundo das artes, como as esculturas gregas e a origem do teatro, por exemplo. 

Além disso, esse podcast sobre arte também traz assuntos mais filosóficos, como o “existencialismo”, assim como transita por temas religiosos e promove reflexões literárias, como da obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. 

podcast história da arte

4. Bravo! 

O Bravo! é o  podcast sobre arte presente no Spotify produzido e idealizado pela redação de uma das publicações mais icônicas da arte, a revista Bravo. Assim, esse canal joga uma luz inteligente sobre diversos temas, como dança, artes visuais, discos e livros. 

Com uma abordagem direta e de quem sabe sobre o que está falando, o Bravo Podcast fala sobre os temas mais comentados da semana, seja o do lançamento de uma exposição até uma polêmica surgida nesse cenário. 

5. Vivendo de Arte

A verdade é uma só: nem tudo são flores na vida de quem vive de arte. Dessa forma, o podcast Vivendo de Arte aposta em temas mais práticos do dia a dia desse universo, como a questão de contratos e a importância do planejamento na hora de criar. 

6. Paleta Cultural 

Abordando temas diversos, como fotografia e instalações, o Paleta Cultural é um podcast sobre arte que dá dicas, promove a reflexão e que também conta com temas instigantes, a cada quinze dias, sobre história da arte. Logo, também pode ser considerado como um podcast de história da arte!

Além disso, se você quiser fazer parte desse canal, basta escrever para o instagram deles: @paletacultural. 

7. Conversas sobre Artes Visuais 

De forma didática e por meio de um papo aberto, o Conversas sobre Artes Visuais aborda diversas temáticas artísticas e também explora os perfis de artistas emblemáticos, como o de Tarsila do Amaral.

Esse canal também conta com uma seção chamada “Pergunta que eu respondo”, que explica desde as situações mais práticas, como “Como visitar museus” até as mais abstratas, como “Um quadro preto não é só um quadro preto?”. 

podcast arte spotify

8. Expresso Ilustrada 

O Expresso Ilustrada é o podcast sobre cultura do jornal Folha de S. Paulo. Com pautas muito bem escolhidas, esse canal aborda temas do cotidiano, como a arte na quarentena e também como o escritor Rubem Fonseca, falecido há pouco tempo, mudou a história da literatura brasileira. 

9. Arte Academia

Explorando temáticas do universo da pintura e do desenho e acompanhado por histórias para lá de inspiradoras, o podcast Arte Academia é apresentado por um mestrando que estuda arte nos Estados Unidos e que também compartilha suas experiências. 

10. NerdCast

O NerdCast não é um podcast sobre arte, mas apresenta, em seu conteúdo, várias pautas relacionadas ao tema, como resenhas que comentam sobre a profissão do artesão, por exemplo. 

Podcasts sobre arte: 3 gringos para aprender e treinar o inglês ao mesmo tempo

Confira, agora, três podcasts sobre arte estrangeiros para treinar o idioma, aprender e se inspirar. 

1. A Piece of Work

Em termos de ecletismo, o podcast A Piece of Work é o que merece mais destaque dessa lista. Afinal, esse canal explora temas de universos que, aparentemente, nada têm a ver, mas que juntos compõem o mundo da arte. 

Entre eles, estão resenhas de performance na arte e de outros estilos artísticos, até a comentários sobre o desempenho artísticos de RuPaul. 

2. The Sculptor’s Funeral

Quer conhecer um podcast sobre história da arte de um ponto de vista diferente? Então, não deixe de escutar o The Sculptor’s Funeral

Apesar do nome um pouco mórbido, esse canal conta com a presença ilustre do escultor Jason Arkles, que dá um show em suas aulas explicando, de forma didática, a história da arte sob o ponto de vista de um artista. 

podcast sobre arte

3. The Artsy Podcast 

The Artsy Podcast também é um podcast sobre arte muito legal! Ele conta com 79 episódios e traz assuntos variados e para lá de interessantes, como bastidores do mundo da arte, história do setor e as últimas notícias sobre o mercado. Vale a pena conferir! 

Gostou dessa lista de podcasts sobre arte? Compartilhe sua opinião com a gente! Teria algum canal que gostaria de acrescentar a ela? Sim? Então, faça sua indicação, aqui embaixo, nos comentários! 

Aproveite também para seguir o Instagram do Laart. Tem novidades praticamente todos os dias! 

Crédito da foto de capa: Firverr

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.