arte na quarentena

Arte durante a quarentena: estimule a criatividade se divertindo

Apesar de o coronavírus ter entrado em nossa porta da frente sem pedir licença, o isolamento social não precisa representar desânimo nem medo. Muito pelo contrário, ele pode ser leve e divertido. Para espantar o tédio sem sair de casa, ter acesso à arte na quarentena, além de ser muito bom para a saúde mental, estimula a criatividade, o aprendizado lúdico e a diversão. 

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”Leonardo da Vinci

Para ajudar você a se despreocupar, com originalidade, imaginação e inventividade, preparamos uma lista especial sobre arte durante a quarenta. Confira!

Arte durante a quarentena: 5 atividades para assistir, se emocionar e dançar

Conheça agora cinco atividades bacanas que promovem a arte durante a quarentena.

1. Ópera direto do sofá

arte na quarentena

Já pensou em assistir a uma ópera, em tempo real, direto do seu sofá? E se te dissermos que se trata da famosa “The Metropolitan Opera”? E se for de graça? Incrível, certo? 

Pois, desde o dia 27/03, o instituto está oferecendo concertos clássicos por meio de seu serviço de streaming “Met Opera on Demand”. A qualidade é ótima e os espetáculos são de primeiríssima qualidade. 

Com acesso totalmente gratuito, o streaming é disponibilizado para todo público. No entanto, se você quiser apoiar os artistas e valorizar suas performances, é possível realizar doações. 

2. Balada na sala 

Depois de cancelar mais de 40 shows, a boate Boiler Room, de Londres, não deixou a peteca cair. Assim, está promovendo streamings diretamente das casas de artistas. 

Com o lema “permanecer conectados mesmo separados”, a casa noturna conta com performances dos mais variados DJs do estabelecimento.  

A série de shows se chama “Streaming From Isolation” e é destinada a arrecadar fundos para promover o combate à fome. Em outras palavras, você pode apoiar uma causa social e se divertir ao mesmo tempo. Que tal empurrar o sofá da sala agora? 

Uma outra alternativa é acompanhar os streams do Madame, um clube de música underground de São Paulo, que acontecem todas as noites às 19h.

3. Teatro com pipoca no computador 

Outra ótima opção de arte na quarenta é assistir a peças de teatro online. O Youtube conta com vários espetáculos, para todos os gostos e públicos. 

Quer rir um pouco? Então, não deixe de assistir às apresentações da “Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo”. Uma boa dica é a peça “Hermanoteu na Terra de Godah”. É risada na certa!

Já quem curte um musical recheado de ótimos artistas, que mistura drama com dança, canção e uma pitada de humor, uma boa pedida é “Vingança, o Musical”

Quer distrair os seus filhos e, ao mesmo tempo, assistir a um musical lúdico, que encantou gerações? Então, não perca: “Floribella: o espetáculo musical”

4. Cinema em casa

Gosta de um filme clássico e cult? Pois está no lugar certo! O Petra Belas Artes está disponibilizando, em sua plataforma, filmes raros e difíceis de encontrar. Até o dia 15 de abril, é possível acessá-los gratuitamente. Depois desse período, o valor da assinatura mensal é de R$ 10,90. 

Já o SPcineplay, está apresentando, de forma totalmente gratuita, vários  documentários e filmes nacionais. O site conta com seleções especiais, como “É tudo verdade”, uma mostra de diretoras, e películas de Zé do Caixão e Hector Babenco. 

5. Shows no conforto de seu lar

Quer música de qualidade? Então, o projeto “Retro Sessions” da plataforma Universo Retrô, cairá como uma luva para você.

Com lives divulgadas no Facebook, sempre às 21h30, esse projeto traz profissionais que tocam e cantam em bares e em casas noturnas da cena brasileira. 

Para incentivar essa forma de arte, o site conta com uma vaquinha virtual. Vale a pena ajudar, não é mesmo?

Arte durante quarentena: 3 opções para aprender se divertindo

Confira, agora três opções de arte durante a quarentena que promovem o aprendizado e a diversão ao mesmo tempo.

1. Visite museus sem sair do lugar 

E se a gente te dissesse que é possível, mesmo na quarentena, ter acesso a exposições em Paris e Londres? Pois saiba que essa opção está a poucos cliques de você! Isso porque há museus virtuais espalhados pela Internet. Alguns deles oferecem tours online de cair o queixo, como o Museu Guggenheim de Nova York e o Museu de Louvre de Paris.

Outra alternativa é você acessar o site Arts and Culture. Lá, você pode encontrar outras mostras ao redor do globo, como do Van Gogh Museum, em Amsterdã. Imperdível! 

Você se identifica mais com a cultura nacional? Pois temos museus virtuais brasileiros também, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Casa de Portinari. 

2. Assista a palestras online

Imagine poder assistir a palestras online com ótimos autores por um preço simbólico? É isso que o site “Quarantine Book Club” oferece. Apresentando bate-papos com os mais renomados escritores, os ingressos custam, aproximadamente, 5 dólares.

No começo de abril, por exemplo, o site contou com a participação de Kayla Cagan, que promoveu reflexos pertinentes, como: “para que serve a arte?” e “o que a arte pode fazer”. 

3. Solte sua criatividade virtualmente

Com a hashtag #emcasacomfabercastell, a Faber-Castell está liberando o acesso a vários cursos interessantes, de forma gratuita, por 30 dias. 

Por meio desses cursos, você, realmente, aprende brincando. Os assuntos abordados vão desde “técnica mista com aquarela” até “atividades mão na massa para fazer com a família”. Vale a pena conferir!

arte na quarentena

Crédito: Citaliarestauro.com

Com todas essas dicas de arte na quarentena, você só fica com tédio se quiser! Aliás, há outra ótima dica que combina arte, aprendizado, informação e diversão sem sair de casa: o Instagram da Laart! Clique aqui e confira! 

Crédito da foto de capa: Revelist

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.