livros de arte

9 livros de arte para quem ama ler sobre o assunto

Ler livros de arte é uma ótima maneira de aprender mais sobre o assunto, além de manter-se atualizado sobre as novidades da área, concorda?

Existem muitos livros de arte excelentes no mercado. Além disso, é possível aprender com obras que abordam temas correlatos, como design e criatividade. 

Os livros listados abaixo são os que podem ter grande influência no seu processo criativo. São exemplares para ler e reler várias vezes para uma nova percepção e motivação sempre que precisar. 

Aprecie!

9 livros de arte para aprender sobre o assunto

Aqui estão nove livros de arte que recomendamos que estudantes, profissionais e amantes das artes deveriam comprar e ler — pelo menos uma vez.

1. A história da arte (E. H. Gombrich)

livro história da arte

Crédito: Amazon

Essa obra é tida como um dos melhores livros sobre arte para quem está começando sua incursão no mundo artístico. 

Ele mostra desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias atuais. A evolução da pintura é vista como o pano de fundo dos diversos estilos de arquitetura que vemos hoje. 

Outro tema interessante abordado no livro é a psicologia por trás das artes visuais, que é analisada em detalhes.

2. Tudo sobre arte (Stephen Farthing)

Esse é um dos livros de arte que serve como um guia sobre diversas imagens que compõem nossa memória artística. 

A obra é organizada em ordem cronológica e traça um panorama da evolução artística em seus variados estilos e movimentos, apresentando as obras emblemáticas e influentes da pintura, da escultura, da arte conceitual e da arte performática. São mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas.

3. O Mundo da Arte – Mundo Antigo (Giovanni Garbini)

melhores livros de arte

Crédito: Apaixonados por História 

“O Mundo da Arte – Mundo Antigo” é um dos livros de arte mais interessantes de ter em casa, pois é praticamente uma enciclopédia das artes de todos os tempos.

Fazendo uma ponte dos primórdios da civilização até a era contemporânea, o conceito e a arte são analisados de forma clara e fácil de entender até mesmo para os leigos.

4. Arte Moderna (Giulio Carlo Argan)

O escritor Giulio Carlo Argan foi um dos últimos a representar uma grande tradição crítica no que diz respeito aos movimentos modernos da arte.

E Argan levou essa orientação até às últimas consequências, afirmando que, se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja para sempre. 

O fim do artesanato que se guiava pela arte e o advento da era industrial, baseada em outros princípios, pode cravar o fim da arte como atividade com relevância cultural? Esse é o foco da narrativa de ‘Arte moderna’, o quarto livro de arte da nossa lista.

5. História da Arte Brasileira (P. M. Bardi)

Esse livro de arte engloba e explica as influências de todas as peças que formam o grande quebra-cabeça da arte brasileira, desde a escultura até a pintura, passando pela arquitetura, artesanato e outras artes.

Leia também: “10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos”.

6. A Arte de Ver a Arte (Susan Woodford)

O livro “A arte de Ver a Arte” tem o objetivo de fazer o leitor desenvolver sua capacidade de enxergar a arte, além do visual.

Esse livro de arte explora temas como forma e composição, que geralmente não são percebidos pelo observador leigo ao primeiro olhar.

O livro busca também despertar a sensibilidade para um melhor aproveitamento e entendimento de todos os detalhes que envolvem a criação e a observação de uma obra de arte.

7. As cores de Van Gogh (Claire Merleau Ponty)

livros de arte

Crédito: Amazon

Esse é um dos principais livros de arte para entender tudo sobre Van Gogh. Ele traz todos os quadros do pintor com muita informação sobre o artista e o contexto da época de cada um. 

Ao atentar-se para os detalhes nas pinturas e analisar diferentes desenhos, o leitor ganha intimidade com algumas das obras mais importantes para a história da arte criadas por Van Gogh.

8. O que é arte? (Leon Tolstói)

Nesse livro de arte, o leitor vai encontrar a visão polêmica de Tolstói em ensaios sobre justiça social, religião e moralidade, que resultam na obra “O que é arte?”. 

Para o consagrado autor russo, a boa arte deve comunicar bons sentimentos, ao invés de mostrar o que é belo, pois ambos são contraditórios e não convivem em harmonia.

O objetivo de Tolstói era purificar a arte dos sentimentos não bons, de todos os mistérios falsos e escravizantes, tudo que é ambíguo, irracional, contraditório. 

O livro demorou 15 anos para ser concluído e faz parte de uma série de livros e tratados polêmicos na qual o autor expõe suas ideias na tentativa de influenciar e transformar a sociedade na qual vivia. 

O texto é intercalado por imagens que ajudam na compreensão do que é explicado. Um clássico imperdível.

Confira: “As 7 artes: quais são e história por trás de cada uma”

9. O Grande Livro de Arte (Susie Hodge)

livro história da arte

Crédito: Amazon

Quer aprender tudo sobre arte? Então esse é o livro para você. Nele, o leitor pode ver desde pinturas pré-históricas até obras contemporâneas.

Além disso, quem lê o livro também conhece os detalhes das pinturas abrigadas no museu The National Gallery, de Londres, um dos mais importantes do mundo; fica por dentro da biografia dos principais gênios da arte; descobre o impacto histórico e cultural de cada peça; e fica sabendo por que movimentos artísticos podem retratar e revolucionar uma era. 

Além disso, o livro traz teorias da arte, fatos curiosos e projetos de criação para que você possa desenvolver seu próprio estilo.

Gostou das nossas dicas de livros de arte? Tem alguma obra para completar essa lista? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Já pensou em ter uma obra de arte em casa? Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras. Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

Crédito da foto de capa: Literary Hub

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.