cubismo analítico

Cubismo analítico: o que é e quais são suas características e principais obras? 

O cubismo foi um movimento artístico revolucionário que quebrou paradigmas e com o ideal de perfeição das obras de arte. Por apresentar certo grau de complexidade, esse gênero artístico foi dividido em três fases: o cubismo pré-analítico, o cubismo analítico e o cubismo sintético.

O cubismo foi um dos principais movimentos do século XX. Ficou conhecido por suas figuras geométricas e pela ausência de perspectiva. 

Essa corrente não só mudou o cenário das artes plásticas, como também da literatura, assim como influenciou a estética de importantes artistas ao redor do globo, como a da brasileira Tarsila do Amaral, uma das maiores representantes do cubismo no Brasil

Neste post, você compreenderá, em detalhes, a segunda fase dessa expressão artística e, assim, entenderá o que é cubismo analítico, conhecendo suas principais características, obras e artistas. Boa leitura!

O que é cubismo analítico? 

O cubismo analítico é a fase mais abstrata da arte cubista. Apesar de sua curta duração, já que essa etapa despontou em 1910 e se prolongou até 1912, ele foi emblemático para a história da arte e teve como principal representante o mestre Pablo Picasso. 

Em linhas gerais, essa fase foi marcada por uma estética com aparência fragmentada, o predomínio de uma paleta monocromática e a sobreposição de planos. 

Nesse contexto, vale destacar que as formas representaram o foco dessa fase. Sendo assim, seus artistas estudaram a importância das linhas e dos formatos geométricos, utilizando as cores ocres, tons de cinza mais escuros e pouco sombreamento. 

Nesse sentido, a limitação cromática foi intencional. Isso porque o objetivo dessa fase foi o de mostrar para o espectador o verdadeiro significado da pintura. 

Principais características do cubismo analítico

Conheça, agora, as principais características dessa fase:

  • pouco ou nenhum contraste entre o claro e o escuro;
  • a prevalência de formas geométricas;
  • a ausência de perspectiva;
  • a fragmentação de seus elementos;
  • a simplicidade dos formatos;
  • um caráter mais abstrato;
  • a redução das cores para os tons de cinza, marrom, marrom e amarelo;
  • imagens que causam ilusão de ótica em seus espectadores.

Sabe qual foi outro movimento também foi marcado pela ilusão de ótica? Não? Então, clique aqui para descobrir!

Cubismo analítico e sintético: qual a diferença dessas fases? 

O cubismo analítico é a fase da arte cubista marcada pela presença de objetos sobrepostos e por concentrar imagens em formas variadas. Dessa forma, sua imagem pode ser vista e interpretada sob diferentes ângulos, o que dá, às obras, a ilusão de uma aparência bidimensional. 

Sendo assim, uma figura do cubismo analítico é mais abstrata. Ou seja, não é facilmente reconhecível por quem a observa. 

Por outro lado, o cubismo sintético, que é a fase posterior do cubismo analítico, é marcado pelas cores brilhantes e pela prevalência da técnica de colagem. As obras de arte dessa fase também apresentam dimensões diferentes e mais cores que a do cubismo analítico. 

Outra diferença entre o cubismo sintético e o analítico, é que enquanto o último apresenta imagens mais abstratas, o sintético já conta com um caráter mais figurativo. 

Isto é, suas imagens podem ser mais facilmente identificáveis pelo espectador. Contudo, vale destacar, que apesar de apresentar uma estética mais realista, o cubismo sintético não tinha o compromisso de retratar a realidade. 

Para entender melhor a diferença entre cubismo sintético e o analítico, basta observar as imagens abaixo.

Houses at L’estaque, de Georges Braque, é um bom exemplo da fase analítica.

o que é cubismo analítico

Crédito: Wikipédia

O Violino e o Jornal, de Georges Braque, representa bem o cubismo sintético. 

cubismo analítico e sintético diferença

Crédito: Free Art

Cubismo analítico: artistas principais 

Os artistas principais do cubismo analítico foram Georges Braque e Pablo Picasso. Nesse sentido, vale ressaltar que esses artistas foram influenciados pela estética do impressionista Paul Cézanne. Isso porque o artista francês propôs a autonomia da arte, uma premissa que conduziu o cubismo analítico de Pablo Picasso. 

Assim, Pablo Picasso levou essa proposta adiante e Georges Braque desistiu da estética fauvista para avançar em direção à abstração junto com o colega. 

Nesse cenário, é válido enfatizar que as obras desses artistas apresentavam semelhanças estéticas. Porém, enquanto George Braque contava com um estilo um pouco mais figurativo, o cubismo analítico de Pablo Picasso ficou marcado pela abstração. 

Cubismo analítico: obras mais famosas

Conheça, agora, algumas das obras mais famosas do cubismo analítico

1. O Acordeonista, de Pablo Picasso (1911)

características do cubismo analitico

Crédito: Pablo Picasso Org

2. Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler, de Pablo Picasso (1910)

características do cubismo analítico

Crédito: Wikipédia

3. Mulher com Bandolim, de Georges Braque (1910)

cubismo analítico obras

Crédito: WikiArt

4. Poeta,  de Pablo Picasso (1911)

cubismo analítico de pablo picasso

Crédito: WikiArt

Neste post, você conheceu a fase analítica da arte cubista, suas principais características, obras e artistas. O que achou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião e, se quiser, divida também o seu conhecimento com seus amigos, compartilhando este texto em suas redes sociais. 

A Laart, uma galeria de arte virtual, valoriza esse e vários outros movimentos da história da arte. Para isso, traz, em seu acervo, gravuras de arte surrealista, figurativa, conceitual e muitas outras, criadas pelos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos.

Todas as obras são originais, assinadas e contam com certificado de autenticidade. Além disso, elas podem ser entregues em todo o território brasileiro, com toda segurança.

Ter uma obra de arte em sua casa vai muito além da decoração e do estilo, pois mostra que você, assim como a Laart, valoriza o talento e o trabalho dos artistas. 

Para conhecer melhor a proposta da Laart e suas gravuras, convidamos você a visitar a nossa galeria! 

Crédito da foto de capa: WikiArt

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.