fotografia abstrata

O que é fotografia abstrata: características de montagem, dicas para iniciantes e obras

A imagem que temos sobre o que é arte abstrata dificilmente está ligada à fotografia, correto? Entretanto, desde o século XIX, uma vertente de fotógrafos fazem experimentos com o objetivo de proporcionar uma visão diferente do mundo, por meio de técnicas da fotografia abstrata

Antes de nos concentrarmos na fotografia abstrata criada conscientemente para ser exatamente isso, é interessante entender que o fenômeno da abstração de maneira mais ampla e geral. Calma, vou explicar! Alguns estudiosos entendem que todas as fotografias são abstratas em algum grau e isso se dá pela simples transformação de um ambiente, objeto ou cena tridimensional para algo — a fotografia — bidimensional. Basicamente, você abstrai uma dimensão quando tira uma foto. 

Outro caso, também comum de abstração, é a retirada das cores em uma fotografia preto e branco. Sim, esse é um caso de abstração de cor. 

Entretanto, quando falamos que qualquer modificação do real, mesmo que seja no nível das dimensões, caracteriza a fotografia abstrata, estamos nos referindo a um nível muito baixo da sua aplicação. O que na verdade constrói o que é uma fotografia abstrata, como uma forma de representação artística, está relacionado a outros elementos e principalmente à intenção do fotógrafo.

Abaixo vamos entender o conceito, conhecer artistas e fotografias abstratas que representam de maneira magistral essa forma de arte.

Fotografia abstrata: conceito 

A fotografia abstrata ganha vida de diferentes maneiras, por meio de diferentes técnicas. Entretanto, é bastante comum que um fotógrafo se concentre em um fragmento de uma cena e a isole de seu contexto.

Qualquer assunto pode se tornar alvo da abstração, dependendo da maneira como é fotografado. É claro que é preciso imaginação e a aplicação de algumas técnicas para que o fotógrafo seja capaz de capturar assuntos de uma maneira abstrata. Como veremos a seguir, compreender algumas características da fotografia abstrata ajuda a entender como ela pode ser melhor desenvolvida.

Como falamos no início, mudar sua perspectiva usual sobre um assunto, cena ou objeto ajuda a criar fotografias abstratas.

Os elementos da fotografia podem ser objetos ou cenas comuns do cotidiano ou situações criadas exclusivamente para o click do artista.

Resumidamente, em uma fotografia abstrata, quem aperta o botão do click distorce a percepção comum de uma cena ou objeto, dando uma nova forma de olhar para esse momento. 

Em geral, na fotografia abstrata, o espectador não reconhece de imediato o objeto ou cena capturada, ele apenas responde à sensação transmitida pelo fragmento que vira o todo, na imagem.

Características da fotografia abstrata

Se você está a procura das principais características da fotografia abstrata para não apenas admirar o trabalho desenvolvido por grandes artistas, mas também desenvolver seu próprio caminho, a primeira característica é uma dica clara do que fazer: tente segurar sua câmera em um ângulo diferente.

Entre os principais elementos de uma boa foto abstrata estão: 

  • simplicidade: fotos abstratas podem parecer um pouco confusas, mas, depois de entender o que a “abstração” faz, você perceberá que há muita subtração de elementos, com o objetivo de tornar a mensagem a mais clara possível;
  • composição: o posicionamento e o equilíbrio entre formas, texturas e até cores é muito importante para se criar uma imagem abstrata que tenha significado; 
  • ângulo de visão: escolher corretamente o ângulo de visão que será capturado envolve procurar o melhor ponto de vista para a obra, evitando distrações;
  • iluminação: sem um fator importante para o resultado, a iluminação também é uma característica determinante aqui. Muitas fotografias abstratas possuem silhuetas, luz de fundo e sombras interessantes;
  • harmonia: os elementos em uma fotografia abstrata tendem a ser limitados, mas geralmente trabalham juntos criando equilíbrio visual e proporção;
  • mistério: fotografias abstratas provocam respostas emocionais que incluem elementos de mistério e dúvida, engajando e encorajando os espectadores a apreciar e tentar decifrar seu significado.

fotografia abstrata

Fonte: Foto de Chris Ford | Exemplo da importância do fator iluminação na fotografia

Artistas da fotografia abstrata

Três nomes são bastante marcantes dentro da fotografia abstrata: Man Ray, László Moholy-Nagy e Alfred Stieglitz — este último é o criador da série Equivalentes, com dezenas de fotos de nuvens, como a imagem abaixo, fotografada em 1930.

fotografia abstrata conceito

Fonte: Alfred Stieglitz, Equivalent, 1930. 

Nos dias de hoje, a fotografia abstrata é um gênero artístico amplamente aceito, com nomes como Aaron Siskind, Minor White, Thomas Ruff e Wolfgang Tillmans

fo

Fonte: New York 118, 1978 © Aaron Siskind 

 

fotografia abstrata conceito

Fonte: Cape Meares, Oregon, 1961 | Howard Greenberg Gallery

fotografia abstrata

Fonte: Thomas Ruff Substratum 1II 2001 | Imagem: Tate

Se, além da fotografia abstrata, você também deseja conhecer mais obras abstratas, convidamos que visite a Laart, uma galeria virtual online. Contamos com um acervo de gravuras do estilo abstrato, todas originais e com certificado de autenticidade. Aqui você encontra gravuras de grandes artistas, como Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, Ferreira Gullar e muitos outros, e pode recebê-las em sua casa, com máxima segurança.

 

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.