9 pintores chilenos que marcaram a história da arte
Felizmente, tanto o Brasil como outros países da América Latina apresentam uma lista enorme de artistas criativos que se tornaram grandes referências não só em nível local, mas também na cena mundial. Entre eles, podemos destacar os pintores chilenos.
Para conhecer os principais artistas chilenos da história, conferir suas trajetórias e suas grandes obras, basta seguir com sua leitura!
4 pintores famosos do Chile: representantes pioneiros
Pedro Lira (1845-1912)
Considerado por muitos estudiosos como “um dos grandes mestres da pintura chilena”, Pedro Lira desistiu da carreira jurídica para se dedicar à arte.
Conhecido por produzir obras de caráter mais figurativo e de elevada qualidade técnica, ele não só trouxe para seu país diversas técnicas que conheceu em suas viagens para Europa, como também promoveu boa parte das primeiras exposições nacionais.
Entre suas principais telas, podemos destacar “Mujer de Pueblo”.
Crédito: Wikipédia
Juan Francisco González (1853-1933)
Tido como um símbolo para as gerações criativas do século XX, Juan Francisco González se deixava dominar pela emoção na hora de criar suas telas, tanto que aconselhava seus alunos a pintarem utilizando os olhos da alma e do coração.
Em seu imenso acervo de pinturas, as de natureza morta são as mais conhecidas. “Manzanas” é uma delas.
Crédito: Wikipédia
Alfredo Valenzuela Puelma (1956-1909)
Entre os pioneiros desta lista de pintores famosos do Chile, Alfredo Valenzuela Puelma é o mais conhecido por usar e abusar da perfeição formal da arte acadêmica e, assim, produzir telas surpreendentes.
O artista também é dito como o primeiro a fazer uso do nu em suas criações, como é o caso de “Ninfa de las Cerejas”.
Crédito: Wikipédia
Alberto Valenzuela Llanos (1869-1925)
Exímio paisagista e dono de um legado de mais de 1000 peças, Alberto Valenzuela Llanos não foi só um dos pintores chilenos mais famosos da história, mas também um dos mais premiados.
Respeitado diretor da Academia de Pintura do Chile, o artista ficou conhecido por suas obras impressionistas bucólicas, e por fazer uso de cores tênues, como é o caso de “Puente de Charenton”, que você pode visualizar abaixo.
Crédito: Wikipédia
Confira também:
- 7 pintores argentinos que todo apaixonado por arte deve conhecer;
- 8 pintores espanhóis: lista com os mais famosos da história
5 grandes pintores chilenos contemporâneos e modernos
Roberto Matta (1911-2002)
Nesta seleção de pintores chilenos icônicos jamais poderia faltar o nome de Roberto Matta, uma vez que o artista criou telas surrealistas célebres, que misturavam arte com poesia, como a pintura “Elle Loge La Folie”, que você pode ver a seguir.
Crédito: Wikipédia
Bastante envolvido com política, o artista nascido em Santiago foi um grande apoiador do presidente Salvador Allende, o qual atuou como fonte de inspiração para a criação de um mural, que foi pintado com 16 camadas de tinta e foi derrubado na década de 1970 pelo governo militar.
Nemesio Antúnez (1918-1993)
Apesar de ser arquiteto de formação, Nemesio Antúnez se destacou mesmo como pintor e gravador. Influenciado pela genialidade de Pablo Picasso, seu trabalho trouxe a estética cubista em suas peças.
Porém, ele nunca se conectou com só um movimento, uma vez que foi fortemente a favor da experimentação e da liberdade artística. Uma prova disso é que fundou a Oficina 99 (Taller 99), em 1953, baseada nesses conceitos. Com o grupo, deu uma nova perspectiva à arte chilena, inspirando outras personalidades da cena artística a abraçar variados estilos e técnicas.
Uma de suas principais obras foi o “Mural Nº16”.
Crédito: Wikipédia
Federico Assler (1929)
Federico Assler é hoje um dos principais artistas chilenos, uma vez que seu trabalho em escultura é aplaudido tanto nacional como internacionalmente.
Ganhador de diversos prêmios e ousando ao mesclar texturas e materiais em suas peças, Federico Assler consegue ao mesmo tempo inovar e demonstrar a tradição em seu trabalho.
Crédito: Wikipédia
Ximena Armas (1946)
Nesta lista de pintores chilenos contemporâneos não poderia deixar de entrar uma mulher, não é verdade? Escolhemos uma bastante especial para fazer parte dela: Ximena Armas.
Suas peças encantam pelo teor abstrato e trazem elementos de sombras que se assemelham a silhuetas, as quais parecem brincar e fazer parte de um universo de sonhos repleto de símbolos, como a obra “Segredos”.
Crédito: Wikipédia
Jorge Selarón (1947-2013)
Ceramista e pintor autodidata, Jorge Selarón foi um artista apaixonado pelo Brasil, tanto que morou em terras tupiniquins durante boa parte de sua vida.
Autor de um dos cartões postais do Rio de Janeiro, a Escadaria do Convento de Santa Teresa, uma obra bastante conhecida por sua explosão de cores e criatividade, essa peça não só simboliza o seu trabalho e personalidade, como ele mesmo. Isso porque o chileno foi encontrado morto na escadaria, acompanhado por uma lata de thinner.
Crédito: Wikipédia
O que você achou dessa lista de pintores chineses? Qual obra e estilo desses artistas mais o impressionou? Compartilhe sua opinião com a gente!
Se ama arte e valoriza o trabalho de artistas latino-americanos, você precisa conhecer a Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual especializada em gravuras. No acervo da galeria há mais de 15.000 obras originais, exclusivas e assinadas das mais variadas correntes e personalidades brasileiras e latino-americanas, como do argentino León Ferrari e do venezuelano Carlos Cruz-Diez.
Para conferir todas as peças, convidamos você a mergulhar no acervo agora mesmo!
There are no comments