obras impressionistas

Obras impressionistas: 7 pinturas que marcaram a história da arte

As características das obras impressionistas incluem pinceladas soltas, cores vivas, a representação de temas do cotidiano, contornos pouco nítidos e, a mais importante, a valorização da luz do sol e seus diferentes reflexos nos objetos no decorrer do dia.

O impressionismo iniciou em 1871, na França, e se prolongou até 1914. Apesar da curta duração, esse movimento foi fundamental para a evolução da história da arte por apresentar uma proposta vanguardista: a de romper com os padrões rígidos e formais das correntes da época, com a arte acadêmica.

Assim, os artistas impressionistas retratavam a arte de acordo com suas observações e impressões. Neste contexto, é importante destacar que esse processo não acontecia de modo óbvio. Isso porque os principais artistas impressionistas apresentavam uma visão diferenciada e inovadora. Logo, pintavam um objeto do cotidiano com um olhar singular e criativo.

Outro diferencial da arte impressionista foi o fato de que, até então, os artistas retratavam paisagens e outros cenários em estúdio. Desse modo, o impressionismo rompeu com esse aspecto, já que seus artistas, na maioria das vezes, pintavam ao ar livre.

Embora o impressionismo tenha sido inicialmente criticado, logo reuniu alguns seguidores e levou a movimentos análogos na música e na literatura. Desse modo, evoluiu e conquistou mais adeptos e, assim, se configurou como uma corrente que marcou a história e influenciou outras expressões artísticas, como a arte moderna, o expressionismo abstrato e a arte contemporânea.

No decorrer deste texto, você conhecerá algumas das mais surpreendentes obras impressionistas, assim como saberá quais foram os artistas impressionistas que as criaram. Boa leitura!

Obras impressionistas: top 5 pinturas dos principais artistas impressionistas

Confira agora 5 das mais importantes obras impressionistas da história.

1. “A Aula de Dança” (1872), de Edgar Degas

“A Aula de Dança” abra a lista de obras impressionistas ao apresentar características desse movimento, como os contornos poucos nítidos de suas figuras e também pelo fato dessa pintura ter como fonte de inspiração a fotografia.

Para isso, Edgar Degas, um dos principais artistas impressionistas da história,  captou esse cenário das bailarinas de modo único e talentoso.

artistas impressionistas

Crédito: História das Artes

2. “O Berço” (1872), de Berthe Marie Pauline Morisot

“O Berço” é uma das principais obras impressionistas por contar com o uso de contrastes intensos e representar uma cena do cotidiano. Nessa pintura, Berthe Marie Pauline Morisot retrata sua irmã que, de modo afetuoso, contempla o seu filho no berço dormindo.

Vale destacar que essa incrível obra foi exposta em uma mostra de 1874, sendo Berthe Marie Pauline Morisot a primeira mulher a expor nesse grupo impressionista. No entanto, essa pintura não recebeu a atenção que merecia, embora muitos críticos a tivessem notado por sua elegância.

Assim, depois de tentar vendê-la muitas vezes, a artista, por fim, a retirou a exposição. Logo, “O Berço” ficou na família da artista e, em 1930, foi comprada pelo Louvre.

principais obras do impressionismo

Crédito: WikiArt

3. “A Ponte em Villeneuve-la-Garenne” (1872), de Alfred Sisley

“A Ponte em Villeneuve-la-Garenne” é uma das principais obras impressionistas e, também, uma das mais emblemáticas da vida de Alfred Sisley.

Representando uma paisagem ao longo do Rio Sena, o artista foi sublime ao apresentar uma perspectiva de elevada qualidade técnica. Além disso, fez um excelente uso das cores luminosas, que representam os efeitos da luz do sol sobre o rio.

principais artistas impressionistas

Crédito: Wikipédia

4. ‘Impressão, nascer do sol” (1874), de Claude Monet

A peça “Impressão, nascer do sol” é, sem dúvida alguma, a obra impressionista mais famosa dessa lista e seu autor, Claude Monet, o artista mais importante e conhecido do movimento. Para entender a importância desta tela, basta saber que foi ela que deu início a esse estilo artístico.

Nessa pintura, a característica mais marcante relacionada ao impressionismo é o fato de o artista sobrepor cores originais e sem misturas à obra. Esse trabalho desencadeou um forte processo de ruptura com os padrões da época, por não apresentar o conceito realista da estética do período.

Além disso, Claude Monet aplicou pinceladas em tonalidades mais claras para dar a impressão do nascer do sol, assim como empregou tons mais escuros em seu decorrer, que podem ser visualizados nas sombras.

artistas e obras impressionistas

Crédito: Wikipédia

5. “O Absinto” (1875), de Edgar Degas

Esta pintura de Edgar Degas simboliza o isolamento social em Paris que aconteceu devido à rápida expansão da cidade. A obra retrata a figura de uma mulher desolada e, em sua frente, há um copo de absinto e, ao lado, um homem aparentemente embriagado.

No começo, essa pintura foi bastante criticada. No entanto, com o passar do tempo, ganhou fama e, assim, ficou conhecida por sua singularidade e, logo, foi considerada uma obra-prima.

 Crédito: Wikipédia

Não deixe de conferir:

Obras impressionistas: + 2 para você conhecer

 Conheça agora mais duas obras impressionistas famosas.

1. “O baile no moulin de la Galette” (1876), de  Pierre-Auguste Renoir

A obra “O baile no moulin de la Galette” é considerada um marco do movimento impressionista.

Pintada em Paris, essa tela retrata uma temática recorrente na pintura impressionista, que é a representação do cotidiano da sociedade burguesa da época.

Considerada a peça mais famosa de Pierre-Auguste Renoir, “O baile no moulin de la Galette”  conta com efeitos emblemáticos da corrente, como o contraste entre a iluminação natural e a artificial, além da presença de pinceladas soltas e do emprego de cores vibrantes.

obras impressionistas

Crédito: Wikipédia 

2. “Almoço sobre a Relva” (1862), de Édouard Manet

Apesar do nome inocente, a pintura impressionista “Almoço sobre a Relva”, de Édouard Manet, chocou a sociedade e a crítica da época ao apresentar uma mulher nua em um contexto de sensualidade.

Ao fundo, a obra conta com um bosque. Ou seja, essa obra retrata um os assuntos mais comuns da corrente impressionista, que é a paisagem. No entanto, o foco são as figuras representadas pelos homens e pelas mulheres.

Essa peça também apresenta nuances entre as cores, como o castanho e o oliva, mas, inegavelmente, o tom marrom foi o mais explorado neste trabalho.

artistas impressionistas

 Crédito: Wikipédia

Para continuar seu estudo e pesquisa sobre esse movimento e seu legado à arte, indicamos a leitura do artigo: “O que é Impressionismo: contexto histórico do impressionismo e legado do movimento”.  

A galeria online da Laart conta com um acervo exclusivo de obras em gravuras de diferentes estilos, como surrealismo, modernismo, arte conceitual, arte abstrata, arte figurativa e todos os demais gêneros fundamentais para a arte, muitos deles frutos do Impressionismo.

Todas as gravuras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa, com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. 

Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.