surrealismo artistas

Surrealismo: artistas e obras do movimento

O surrealismo e seus artistas marcaram a história da arte. Afinal, tanto o movimento como seus grandes representantes propuseram uma nova linguagem artística, baseada no sonho, na introspecção e no inconsciente.

Iniciada em 1924, com a publicação de um manifesto escrito pelo poeta francês André Breton, a arte surrealista foi bastante associada a outros movimentos, como o dadaísmo. 

No entanto, enquanto o “dada” prestigiou o absurdo, a anarquia e a destruição da sociedade para o surgimento de uma nova, o surrealismo contou com um caráter mais pessoal, pois buscou alcançar uma nova realidade por meio de um mergulho psicológico, onde fantasia e sonho se mesclavam e eram muito mais importantes do que qualquer elemento racional. 

“Não é o medo da loucura que nos forçará a largar a bandeira da imaginação”–  André Breton

Para saber quem foram os artistas surrealistas que quebraram tabus e se destacaram ao valorizar o impulso e a imaginação em suas obras, basta ler este post até o fim. 

Surrealismo: artistas surrealistas icônicos 

Conheça, agora, alguns dos principais artistas surrealistas.

1. Salvador Dalí (1904-1986)

Salvador Dalí é considerado o principal nome do movimento surrealista. Polêmico e dono de uma linguagem única, o pintor catalão ficou conhecido por combinar o bizarro com o fantástico destacando, constantemente, o universo onírico em suas obras.

2. Max Ernst (1881-1976)

Nesta lista de surrealismo e seus artistas, o alemão Max Ernst não poderia faltar. 

Com o foco no absurdo e no escândalo, esse pintor foi um dos fundadores do dadaísmo. Assim, produziu obras surrealistas que chocavam e estimulavam a reflexão, ao combinar conceitos aparentemente antagônicos como erotismo e religião.

3. René Magritte (1898-1969)

Influenciado pelo cubismo e pelo futurismo na arte, o pintor belga René Magritte é considerado um dos principais artistas surrealistas. 

Produzindo obras de elevado senso estético e que geravam múltiplas interpretações, esse artista explorou a imaginação em suas peças como poucos.

4. André Masson (1896-1987)

O francês André Masson foi um pintor, escultor e ilustrador que se expressava de forma livre e ousada. Assim, produziu uma série de obras surrealistas que contemplavam o inconsciente e a criatividade. 

Mesclando varias técnicas, Andre Masson também foi influenciado pelo expressionismo abstrato e pelo cubismo. Logo, criou peças que chamavam a atenção por seu caráter singular. 

5. Paul Delvaux (1897-1994)

Apesar de apresentar um estilo mais acadêmico, o pintor belga Paul Delvaux também se rendeu ao surrealismo ao criar peças com forte caráter introspectivo. 

Suas obras exploravam temas pessoais que se misturavam, de modo único, com temáticas que remetiam ao inconsciente e a mensagens expressas por sonhos. 

6. Joan Miró (1893-1983)

Joan Miró foi um pintor, gravurista e escultor espanhol que ficou conhecido por compor obras surrealistas que combinavam traços e desenhos de sua infância com elementos fantásticos de sua imaginação. 

Assim, explorou o mundo dos sonhos e do subconsciente e, logo, ficou famoso por sua estética especial. Não é à toa que Joan Miró esteja nessa lista que destaca o surrealismo e seus artistas, certo? 

7. Paul Klee (18791940

Paul Klee foi um artista que nasceu na Suíça, mas que logo foi naturalizado alemão. Com uma estética bastante individual, o pintor e poeta ficou conhecido por seu humor seco, uma característica que conseguiu destacar em suas obras. 

Exímio desenhista, Paul Klee, além de explorar o surrealismo em seu trabalho, também foi influenciado pelo cubismo, orientalismo e expressionismo

O surrealismo e suas artistas maravilhosas 

Não é só de homens que a história da arte é escrita! Confira, agora, as mulheres que marcaram o surrealismo.

1. Frida Kahlo (1907-1954)

Muito à frente de seu tempo, a mexicana Frida Kahlo, além de produzir um trabalho emblemático no mundo das artes, ficou conhecida por defender ideias e militar por causas políticas e sociais. 

Apesar de não se declarar uma pintura surrealista, muitas de suas peças apresentam forte inspiração do movimento. Neste contexto, vale a reflexão: por promover o absurdo e o inimaginável, uma artista surrealista, provavelmente, não afirmaria ser uma, não é mesmo? 

2. Remedios Varo (1908-1963) 

Conhecida por sua personalidade anárquica e por apresentar uma trajetória de vida difícil, marcada por lutas e fugas decorrentes de sua posição política em frente à Segunda Guerra Mundial, a espanhola Remedios Varo ficou conhecida por compor obras surrealistas ímpares.  

Porém, em uma época em que a mulher era levada pouco a sério no universo artístico, seu trabalho só foi admirado, em sua totalidade, depois de sua morte.

3. Leonor Fini (1908-1994)

Vanguardista e empoderada, Leonor Fini foi uma pintora, ilustradora e escritora argentina que explorou ao máximo o universo feminino, destacando o poder das mulheres de forma livre e sem amarras. 

Assim, compôs peças surrealistas que ficaram conhecidas por sua identidade. 

Veja também: 4 incríveis grafiteiras brasileiras e suas obras nas ruas do mundo

Principais obras surrealistas 

Agora que você já conheceu os principais artistas surrealistas, não deixe de descobrir quais foram suas principais obras. 

1. A Persistência da Memória, de Salvador Dalí, 1931

artistas surrealistas

Crédito: Wikipédia

2. A Bela Estação, de Max Ernst, 1925

artistas surrealistas

Crédito: Inspi

3. Golconde, de René Magritte, 1953

principais artistas e obras do surrealismo

Crédito: Wikipédia

4. Les Coqs Rouges, de André Masson, 1935

Crédito: Pinterest

5. A Aurora, de Paul Delvaux, 1940

Crédito: Wikioo

6. The Tilled Field, de Joan Miró, 1923

artistas surrealistas

Crédito: WikiArt

7. Peixe Mágico, de Paul Klee, 1925

surrealismo artistas

Crédito: Wikipédia

8. O Veado Ferido, de Frida Kahlo, 1946

surrealismo artistas

Crédito: WikiArt

9. Jardim do Amor, de Remedios Varo, 1951

surrealismo artistas

Crédito: Wahooart

10. Girl Friends, de Leonor Fini, 1952

surrealismo artistas

Crédito: WikiArt

Quer conhecer outras obras surrealistas? Então, não deixe de visitar o acervo da Laart! 

A Laart é uma galeria de arte virtual que conta com gravuras dos mais renomados artistas brasileiros e latino-americanos, como Cícero Dias e León Ferrari, duas personalidades que exploraram a estética surrealista em suas obras.  

Todas as peças são originais, contam com certificado de autenticidade e podem ser enviadas para sua casa, como todo conforto e segurança. 

Crédito da foto de capa: Laart – Foto de Joca Meirelles. 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.