Não há produtos no carrinho.
história do teatro

História do teatro: onde e como surgiu essa arte inspiradora? 

Conhecer a história do teatro é de uma importância inimaginável. Afinal, a representação foi uma das primeiras formas de expressão encontradas pelo homem para se comunicar. Logo, compreender essa narrativa é essencial para a formação cultural de qualquer pessoa e engloba muito mais do que entretenimento. 

Isso porque as encenações, ao longo da evolução humana, atuaram como espelhos das experiências sociais e do modo de pensar do homem no decorrer do tempo, o que explica o caráter social dessa incrível expressão artística. 

Além da função social, o teatro também é fundamental para desenvolver o lado lúdico e racional das crianças. Em outras palavras, é importante também no contexto da educação, já que faz despertar a imaginação e a vontade dos pequenos de conhecerem a sua própria cultura. 

Para conhecer a história do teatro, sua origem e saber como e onde surgiu o teatro, basta ler este post até o fim. Boa leitura! 

O que é teatro? Entenda!

O teatro é uma forma de expressão artística que tem como base a interpretação de um ou mais atores. Assim, esses artistas encenam uma determinada situação histórica ou uma atividade do cotidiano para despertar o sentimento de sua audiência. 

Esse termo também apresenta um forte caráter subjetivo, como mostram as palavras de Robson Camargo, diretor, ator e professor de artes cênicas: 

“O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço”

Confira também:

Origem do teatro: como surgiu o teatro?  

A história do teatro se confunde com a própria história da humanidade. Isso porque, segundo alguns antropólogos, o teatro surgiu como um modo de expressão do homem primitivo que encenava para representar suas necessidades. 

Assim, essa expressão foi evoluindo com o decorrer dos anos e o seu significado também se transformou. Em outras palavras, o teatro evoluiu da representação dos desejos do homem e de suas pinturas nas paredes para expressar rituais relacionados à morte e à celebração.  

Logo, conforme o tempo passou, a história do teatro acompanhou essa evolução temporal e, assim, sua expressão deu lugar à encenação de rituais sagrados que tinham como objetivo agradecer à natureza e se harmonizar com ela. 

Neste contexto, vale destacar que a origem do teatro não tem data ou local exato. Para muitos historiadores, essa arte teve seu início por volta de 80.000 AC, por meio dos rituais descritos acima. 

Já, para outros, o teatro surgiu no momento em que o homem aprendeu a contar histórias e, assim, essa expressão evoluiu para uma posição mais lúdica, representada por danças e jogos.

Para entender melhor a origem do teatro, não deixe de assistir a esse vídeo:

>

Afinal, como e onde surgiu o teatro? 

Responder como e onde surgiu o teatro não é uma tarefa fácil. Isso porque a origem do teatro conta com várias e diferentes versões. Porém, nenhuma delas, ao certo, pode ser comprovada. Isso porque o surgimento do teatro é mais baseado em especulações do que em indícios fiéis que provem a sua origem. 

Além das versões citadas acima, alguns estudiosos afirmam que a origem do teatro aconteceu quando a civilização egípcia propôs um novo significado para os rituais de celebração, assim os transformou em ritos de maior dimensão que tinham como base os mitos. 

Porém, o consenso histórico mais conhecido e fundamentado sobre como surgiu o teatro afirma que a sua origem remeta à Grécia Antiga, e seu início foi marcado por uma série de procissões informais que tinham como objetivo homenagear Dionísio.

origem do teatro

Culto à Dionísio: Crédito: 16 Teatro

Nessas procissões, os gregos cantavam e dançavam, assim como interpretavam cenas do Deus do Vinho. Em outras palavras, o início do teatro na Grécia Antiga apresentou uma conotação festiva e chegou a reunir mais de 20 mil participantes.  

O primeiro ator da história foi um homem grego chamado Téspis, que, em 534 AC, utilizou uma máscara em uma dessas procissões e interpretou Dionísio. Essa atitude chocou muitos espectadores, pois, até então, ninguém havia tido a coragem de encenar um símbolo divino. 

A história da tragédia grega e suas versões 

A versão exposta acima que argumenta que o teatro grego, logo, a tragédia grega nasceu para homenagear Dionísio é a mais aceita pelos estudiosos. No entanto, a sua origem apresenta outras versões. 

A segunda, que também é conhecida como “Mistérios de Elêusis”, conta com um aspecto mais dramático. Isso porque essa versão remete à encenação do ciclo da vida, assim representada desde a sua concepção até o seu fim, a morte. A tragédia, no caso, questionava e interpretava os mistérios da morte. 

A terceira versão, defendida por Aristóteles, afirma que o surgimento do teatro teve como base uma homenagem ao herói Adrausto. Em outras palavras apresenta um significado mais político, já que esse personagem permitiu o domínio dos dórios sobre outros habitantes que habitavam o local. 

Dessa forma, para o filósofo grego e seus adeptos, o teatro grego teve início com a dramatização pública desse momento histórico, assim finalizada com a morte do herói. 

Antigo teatro na Grécia – Crédito Wikipédia 

Como pôde observar ao longo deste texto, a história do teatro, além de importante, não é óbvia e conta com diferentes versões. Qual delas você achou mais interessante? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aliás, se você gosta de história e arte, precisa conhecer a da Laart! A Laart é uma galeria de arte virtual idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte. Ambos seguiram carreiras diferentes da artística, mas perceberem que era impossível viver sem arte. Assim, decidiram criar essa galeria online.

Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e de imortalizar obras feitas em gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos, a Laart tem em seu acervo gravuras dos mais variados estilos e técnicas, como de arte conceitual, arte moderna e arte surrealista

Quer conhecer todas elas? Então, faça uma visita ao site da Laart. Você irá se surpreender! 

Crédito da foto de capa: A Cidade On

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *