Não há produtos no carrinho.
museus de arte no brasil‎

[Guia] 13 museus de arte no Brasil: os mais completos acervos nacionais de Norte a Sul

Fazer as malas e viajar pelo seu próprio país visitando museus e vivendo a cultura de ca18da local, esse é o sonho de grande parte dos amantes de arte. Pensando em ajudar nessa realização, selecionamos 13 museus de arte no Brasil que reúnem importantes acervos com obras nacionais e internacionais. Um guia de Norte a Sul! 

Museus de arte no Brasil: 13 acervos para conhecer e se emocionar

1. MASP, São Paulo (SP)

O Museu de Arte de São Paulo, MASP, com o nome original de Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, é um verdadeiro marco da forte e consolidada veia artística da cidade e não poderia estar em outro lugar senão na primeira posição deste guia com os principais museus de arte no Brasil. 

Inaugurado em 1947, foi o primeiro museu de arte moderna no país e atualmente abriga mais de 10 mil obras, incluindo peças de Monet e Van Gogh, em um acervo eclético que inclui, além de pinturas e esculturas, também fotografias, vestuários e vídeos de diversos períodos e regiões do globo, como África, Europa, América e Ásia. 

Além das exposições permanentes, o museu recebe exposições temporárias, e você pode acompanhar a agenda do local pelo site do MASP.

Localizado em plena Avenida Paulista, o MASP abriga eventos culturais de música e performances, que reforçam sua vocação de casa de toda arte brasileira! 

museus de arte no brasil

Se você está visitando São Paulo ou mora na cidade, indicamos que também visite outros espaços dedicado à arte e cultura na cidade. Conheça alguns deles no artigo; “Principais museus em SP: 5 monumentos da cultura na cidade”.   

2. Inhotim, Brumadinho (MG)

Fundação, instituto, jardim botânico e museu, essas são algumas das formas pelas quais Inhotim é conhecido. Com o título de maior museu de arte ao ar livre da América Latina, também é um dos mais relevantes museus de arte contemporânea no Brasil

A idealização do local começou ainda na década de 1980, mas foi inaugurado oficialmente em 2002 e aberto à visitação do público em 2006.  

Com galerias e exposições permanentes como dos artistas brasileiros Cildo Meireles e Lygia Pape, o museu brasileiro de arte também recebe anualmente novas exposições e montagens de galerias variadas. 

Para saber mais sobre a agenda de eventos e exposições acesse o site do Instituto Inhotim.

museus brasileiros de arte

3. Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)

Localizado na revitalizada zona portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 e abriga exposições fixas e temporárias que abordam as oportunidades e desafios da humanidade, como os avanços tecnológicos e as mudanças climáticas. 

Um dos poucos museus de arte no brasil que se autodefine como um museu de ciências aplicadas com temas centrais voltados à sustentabilidade e convivência. 

museus brasileiros de arte

4. Museu Oscar Niemeyer – MON, Curitiba (PR) 

Com cerca de 7 mil obras em seu acervo, o Museu Oscar Niemeyer foi criado pelo arquiteto que dá nome ao espaço e é considerado o maior museu de arte da América Latina em extensão, com 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.

Inaugurado em 2002 abriga obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, e muitos outros artistas relevantes para a história da arte nacional e internacional. 

Além das obras de acervo fixo, o museu de arte no Brasil recebe exposições itinerantes e eventos culturais em suas salas e galerias. 

Em uma visita à Curitiba, a parada no MON é obrigatória!

5. Museu de arte da Pampulha, Belo Horizonte (MG)

Com mais de 70 anos de vida, o Museu de Arte da Pampulha é o antigo Cassino da Pampulha, criado por Oscar Niemeyer ao redor da Lagoa, seus jardins foram desenhados por Burle Marx. 

Um dos nomes importantes entre os museus de arte contemporânea no Brasil, possui uma coleção de 1.600 obras de artistas contemporâneos como Guignard, Antonio Dias, Iberê Camargo, Alfredo Volpi e modernistas como Di Cavalcanti e Ceschiatti. 

O museu também está de portas abertas para exposições e eventos temporários. Acompanhe tudo pela página oficial no Facebook. 

museus de arte contemporânea no brasil

6. Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)

O Instituto Ricardo Brennand é sem dúvida um dos museus de arte no Brasil mais belos a ser visitado. Além de estar localizado no território do antigo engenho São João com uma área de 77.603 m², cercada por uma reserva da Mata Atlântica, o complexo tem como centro de atração o Museu Castelo São João. E, quando falamos castelo, estamos nos referindo a realmente um castelo, que abriga parte da coleção de Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. 

Além do museu/castelo, o local ainda possui uma pinacoteca, biblioteca, auditório, um jardim de esculturas e uma galeria para exposições temporárias. 

Não é possível estar em Recife e não visitar o local. Além do acervos e exposições, o local ainda oferece cursos e oficinas. Confira a agenda no site do Instituto Ricardo Brennand

museus de arte moderna no brasil

7. Casa das Onze Janelas, Belém do Pará (PA)

A Casa das Onze Janelas é um museu de arte moderna e contemporânea, inaugurado como tal em 2002. A construção é datada do século XVIII, possuindo outras funções antes de fazer parte do circuito de museus de arte no Brasil. 

Seu acervo possui exemplares de obras de artistas como Tarsila do Amaral e Ismael Nery, bem como fotografias de artistas contemporâneos da cidade e de todo o país.

O espaço é sede de dezenas de exposições e eventos artísticos em Belém e um pólo de arte para quem mora ou visita a cidade. 

museus de arte moderna no brasil

8. Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, Salvador (BA)

Presente no Solar do Unhão em Salvador, o MAM-BA é um dos mais relevantes museus de arte contemporânea no Brasil e o espaço de maior representatividade em todo Nordeste. Com mais de 200 mil visitantes por ano, recebe exposições de artistas consagradas no mundo todo, além das obras fixas sempre expostas no local. 

Uma vista incrível, ainda conta com uma galeria ao ar livre, também chamada de Parque das Esculturas. 

Outros grandes marcos do local são a sala de cinema, a Sala Rubem Valentim e as oficinas  artísticas que formam e estimulam novos artistas a cada ano. 

9. Museu Nacional Honestino Guimarães, Brasília (DF)

Outro entre os museus de arte no Brasil criado por Oscar Niemeyer, o Museu Nacional Honestino Guimarães em Brasília faz parte do complexo que ainda inclui a Biblioteca Nacional de Brasília. 

Além das exposições temporárias de importantes artistas do mundo todo, o local ainda recebe e oferece seminários, mostras de filmes, festivais de teatro, bem como outras atrações que fomentam a cultura e a arte na região. 

museus de arte no brasil

10. Museu de Arte Contemporânea, Niterói (RJ)

Com um acervo com nomes como Antônio Dias, Antônio Manuel e Ivan Serpa, o MAC é um dos grandes museus de arte contemporânea no Brasil. E pensar que o local nasceu apenas para acolher a Coleção João Sattamini. 

Criado em 1996 por Niemeyer, o MAC se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e foi apontado como uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. 

Além do acervo fixo, o museu de arte também recebe exposições e eventos de artistas brasileiros e internacionais. Para acompanhar a agenda do local, acesse e acompanhe as novidades no site do MAC

museus de arte no brasil

11. Museu de Arte Contemporânea de Goiás – MAC, Goiânia (GO)

Inaugurado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, foi o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste e se destaca pelo amplo acervo com artistas locais e exposições temporárias que também destacam a produção artística desta região do Brasil. 

Também abriga nomes de artistas de todo o Brasil e exterior, bem como recebe eventos que celebram a arte e cultura. 

Se estiver na região, visite este museu brasileiro de arte e vá além do eixo Rio-São Paulo. 

museus de arte contemporânea no brasil

12. Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG)

Um dos museus históricos e artísticos mais aclamados do Brasil, o Museu da Inconfidência é um dos pontos altos de quem visita as históricas cidades de Minas Gerais. 

São mais de 4 mil peças pertencentes aos séculos XVIII e XIX, que formam o acervo desse museu de arte no Brasil. Além de peças como vestuário, objetos de uso diário e ornamentação da sociedade da época, parte dos objetos de arte que formam a exposição permanente do local, tem a assinatura de ninguém menos do que o principal nome do Barroco: Aleijadinho

O local também apresenta ao público produções de Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito e Manoel da Costa Athaide, entre outros. 

Neste museu a  arte se manifesta em pinturas, esculturas, partituras musicais e em toda a história narrada por meio de objetivos datados de séculos atrás. 

Se você é um apaixonado por arte e nunca visitou Ouro Preto é a hora de fazer as malas e ir pra Minas!

museus de arte no brasil

13. Museu da Amazônia, Manaus (AM)

Para encerrar nosso guia com museus de arte no Brasil, mais um local que não é exclusivamente voltado para a arte tal como estamos acostumados a vê-la: em pinturas, esculturas ou gravuras. 

Inaugurado em 2009, o MUSA ocupa parte do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, e reúne pesquisas, dados de análises de natureza e arte. Cultura e ciência no mesmo espaço. 

Com um novo galpão dedicado à exposições artísticas regionais ou de grandes artistas, que retrataram a região em seus traços, o MUSA começa a fazer parte do roteiro de museus de arte no Brasil. 

Cinema e debates sobre temas como mudanças climáticas também fazem parte desse museus multifacetado da região Norte. 

Para acompanhar a agenda do Museu da Amazônia, em Manaus, se mantenha atento ao site do MUSA

museus brasileiros de arte

Esperamos que você tenha gostado de conhecer 13 dos museus de arte do Brasil, que selecionamos para esse guia. 

Os acervos online também são ótimas opções para quem não pode viajar constantemente para ter contato direto com arte. A Laart é uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da gravura do Brasil e do mundo. Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *