françois morellet

François Morellet: biografia e obras famosas do artista francês 

François Morellet é considerado um dos principais representantes da arte geométrica abstrata. 

Suas pinturas ficaram conhecidas pela forte proposta conceitual e por apresentarem formas simples e cores limitadas. 

Já suas esculturas ficaram marcadas por contarem com características do cinetismo e da op art, uma vez que suas peças priorizaram a questão da luz e do movimento. 

Para isso, fez uso de vários elementos e materiais, principalmente de lâmpadas incandescentes e de tubos de néon. Assim, criava efeitos hipnóticos em seus espectadores. 

O universo do artista foi bastante matemático. Porém, jamais deixou de despertar emoção e interesse em seus observadores, o que comprova o brilhantismo de seu trabalho. 

Para conhecer a biografia de François Morellet, suas obras mais famosas e entender a importância do artista para a história, basta seguir com sua leitura. 

Biografia de François Morellet: conheça o início de sua trajetória 

Nascido em Cholet, cidade da França, em 1926, François Morellet desperta para a arte na adolescência, mostrando interesse pela pintura. Assim, aprende técnicas e macetes de forma autodidata. 

Nessa fase, se muda para Paris, onde frequenta um curso de literatura russa e lá completa seus estudos. Em seguida, retorna à sua terra natal, em 1948, aos 22 anos, e assume a direção da empresa de sua família. 

Contudo, o amor pela arte se intensifica e ele dá vazão a esse sentimento criando pinturas de estilo figurativo, compostas por imagens dominadas pelo tema de  natureza-morta. 

O abstracionismo e a arte conceitual de François Morellet

O período de produzir peças mais representativas é curto, uma vez que, em 1950, parte para a abstração e adota uma linguagem composta por formas geométricas simples, assim expressas, principalmente,  por símbolos de quadrados e triângulos em composições bidimensionais. 

Crédito: WikiArt 

Logo, com  a atenção voltada para um trabalho mais experimental, acontece a sua primeira exposição em uma galeria de Paris. 

Nesse momento, o francês se denomina como um  “pintor abstrato”. Assim, a arte conceitual toma conta de seu trabalho uma vez que ele decide extrapolar os limites da arte, criando peças em que o conceito é mais importante do que a própria obra. 

A op art e o cinetismo como fontes de inspiração 

Uma década depois,  se une a outros artistas , como Julio Le Parc e Francisco Sobrino, e funda o Groupe de Recherche d’Art Visuel (GRAV). Esse grupo de artistas cinéticos tem como objetivo explorar a arte visual de forma científiica e experimental. 

Assim, trabalham de forma ativa na criação de esculturas e se focam em dar movimentos a elas. 

Para isso, experimentam materiais diversos. No caso de François Morellet, o elemento mais apreciado é o tubo de néon, uma vez que o material apresenta a luminosidade necessária e que conta com características específicas para gerar o efeito de “ligar e desligar”. 

Para entender melhor a sua ideia, sugerimos que assista ao vídeo a seguir. 

Porém, muito se engana quem pensa que o intuito do artista era o de embriagar os seus observadores pela estética desse material, o que pode ser comprovado pelas  suas palavras em entrevista:

“Os néons eram uma provocação, eram vulgares e impossíveis de vender (tive de esperar 20 anos antes de vender o primeiro!). Hoje são chiques, caros, e muito procurados”.

Leia também: 

A ascensão e a despedida do artista 

Da década de 1960 em diante, o francês produz intensamente e seu trabalho se torna conhecido internacionalmente.

Além do interesse pela arte, o multifacetado artista abstrato também se foca em questões de arquitetura e aproveitamento de espaço. 

Assim, recebe convites para criar obras para coleções públicas e privadas . Logo, seu trabalho ganha novas dimensões e é aplaudido na Holanda, Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra e Itália. 

O seu brilhantismo também é reconhecido em terras tupiniquins, uma vez que o artista ganha um prêmio internacional de pintura em 1975. Nesse sentido, é interessante observar que o francês fez amizade e criou laços fortes com emblemáticos representantes da arte brasileira, como Ivan Serpa, Abraham Palatnik e Lygia Clark.

O mestre da arte abstrata geométrica e do néon se despede da vida e da arte em 2016, poucos dias depois de completar 90 anos. 

Principais obras de François Morellet

Confira os efeitos ópticos e hipnóticos das obras de François Morellet.

1. Fançois Morellet 32 Rectangles  (1953)

biografia-de-françois-morellet

Crédito: Pinterest

2. Fançois Morellet Sphere Matte (1962)

Fançois Morellet Sphere Matte

Crédito: WikiArt 

3. François Morellet Reflections in Water deformed by the Spectator (1964)

Crédito: WikiArt 

4. François Morellet 10 Lignes au Hasard (1975)

François Morellet 10 Lignes au Hasard

Crédito: Pinterest 

5. Optical (sem data)

 obras de françois morellet

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

O que você achou da trajetória e das obras de François Morellet? Iria a uma exposição dele? Compartilhe sua opinião com a gente!

A equipe da Laart admira o trabalho desse icônico artista, tanto que conta em seu acervo com gravuras desse mestre!

A Laart também valoriza o acesso à arte e está ciente do momento difícil que a humanidade está enfrentando, uma fase que vem mudando olhares.

Para ajudar esses olhares, a galeria está oferecendo obras de arte a preços especiais para decorar e valorizar as paredes de sua casa. 

Além de ter uma gravura exclusiva e de tiragem da limitada, ao comprar uma peça, você também ajuda uma entidade filantrópica.

Ficou interessado em ajudar brasileiros em necessidade e ter uma gravura única? Então, confira essas obras especiais

Crédito da foto de capa: Folha

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.