tipos de instrumentos musicais

Tipos de instrumentos musicais: 9 para conhecer e se encantar

Conhecer quais são os diferentes tipos de instrumentos musicais é também entender a história, uma vez que muitos deles se originaram muitos anos antes de Cristo, uma prova de quão antiga e importante é a música. 

Além da relevância em momentos de lazer, a música é fundamental para o desenvolvimento cerebral, para o raciocínio e a cognição. Nos últimos anos, estudos científicos apontaram a relação da musicalidade com o aprendizado, assim como também mostraram os benefícios dessa arte para o tratamento de doenças, como depressão e Mal De Alzheimer.

Para os artistas, as melodias representam muito mais, uma vez que despertam emoções, inspiram e dá a eles a força necessária para criar e expor sua arte.

Interessante esse assunto, não é mesmo? Para conhecer os principais tipos de instrumentos musicais, basta seguir lendo!

“Sem a música, a vida seria um erro” Friedrich Nietzsche

Quais sãos os tipos de instrumentos musicais?

A classificação dos tipos de instrumentos musicais está ligada ao material de sua base e ao som que produz. A primeira delas aconteceu na China no século IV A.C. Ou seja, é bastante antiga e remete aos sons originados do papel, da seda e da pedra, entre outros elementos. 

Hoje, na cultura ocidental, a orquestra sinfônica divide os tipos de instrumentos musicais como: cordas, sopros e percussão. Porém, é válido ressaltar que essa classificação pode variar de acordo com a região. 

Sem falar nas suas variações mais específicas, como, por exemplos, os chamados eletrofones, que são instrumentos que funcionam com base na corrente elétrica e que, assim, têm seu som propagado por meio de alto-falantes.

Nesse contexto, há os instrumentos tradicionais, como, por exemplo, a guitarra que pode ter seu som potencializado eletricamente, como os teclados eletrônicos, que contam com sintetizadores para funcionar. 

Leia também:

Tipos de instrumentos musicais de percussão

Os instrumentos musicais de percussão são os mais antigos da história. O som deles acontece pela vibração de uma superfície ou membrana. 

Alguns dos tipos de instrumentos musicais de percussão mais conhecidos são:

Tambores

Os tambores surgiram na Pré-História e além de atuarem como instrumentos de música para festas, cerimônias e rituais, também funcionavam como um meio de comunicação, graças a sua poderosa ressonância sonora. 

Os tipos mais antigos eram feitos com galhos de árvores e peles de animais. Hoje, é possível encontrar tambores feitos com peles sintéticas e também com membranas elásticas.

Atualmente, os tambores servem como uma marcação para desfiles de marchas militares. Porém, é inegável a sua importância dentro de festas temáticas e em rituais místicos. 

Pandeiro

Bastante comum no cenário brasileiro, principalmente em rodas de samba, de pagode e no Carnaval, o pandeiro é um instrumento também bastante antigo e popular tanto na África, como na Europa como na Ásia. 

Apesar de apresentar diferentes tipos de tamanhos, esse instrumento tem a mesma base, assim composta por uma pele esticada em um aro. 

Ele foi introduzido no Brasil pelos portugueses na época da colonização e conquistou os escravos, que começaram utilizá-lo em festas e na prática da capoeira. 

Bateria 

A bateria é um instrumento de percussão que foi fortemente influenciado pelo som dos tambores., uma vez que é formada por diferentes tipos de tambores e pratos.

O primeiro pedal surgiu em 1910 e a expansão desse instrumento contou com recursos tecnológicos de grandes fabricantes na década de 1980, que deram ao instrumento a possibilidade de gravar sons e de repercuti-los sempre que a bateria fosse tocada.

Tipos de instrumentos musicais de corda

Os instrumentos de cordas produzem um som que é emitido quando acontece o atrito da corda esticada. Os primeiros indícios desses instrumentos remetem a 35 mil A.C, sendo os primeiros deles as harpas e as liras. 

Alguns dos tipos de instrumentos musicais de percussão mais fascinantes são:

Harpa

A harpa é um instrumento triangular que se assemelha a um arco de caça e que conta com cordas, pedais e uma caixa de ressonância. 

Tocar uma harpa não é tarefa fácil, tanto que ela é considerada, por muitos, como um dos instrumentos mais difíceis devido ao número de cordas. 

Violão

O violão é um instrumento que surgiu na Grécia em 2000 A.C e que teve como origem a lira e cordas formadas com tripas de carneiro. 

Hoje, bastante comum e apreciado em rodas de MPB, o violão é admirado por produzir sons poéticos, românticos e envolventes. 

No Brasil, esse instrumento ficou bastante popular na década de 1950, com a Bossa Nova. João Gilberto encantou multidões por sua habilidade especial em dedilhar o violão. 

Violino

O violino foi inventado por um italiano entre os séculos XVI e XVII. Ele possui quatro cordas que apresentam afinações correspondentes, partindo da mais aguda para a mais grave. 

O som desse instrumento é produzido pela fricção ou pelo dedilhar das cordas, assim como também pode acontecer pela batida dos dedos. 

Seu som pode variar do estridente até o mais aveludado, o que depende da destreza e da intenção do artista que o produz. 

Tipos de instrumentos musicais de sopro

O som dos instrumentos de sopro acontece pela emissão de ar dentro de um tubo, que produz a vibração e, logo, emite a melodia.

As notas musicais são propagadas quando o profissional abafa ou abre os orifícios presentes ao longo dele, o que pode ser feito com os dedos ou com botões. 

Alguns dos tipos de instrumentos musicais que mais encantam são:

Flauta

As primeiras flautas conhecidas remetem a 40.000 anos. Considerada como um dos mais versáteis instrumentos de sopro, a flauta já contou várias histórias em diferentes tempos e cenários, transitando em festas folclóricas medievais até chegar a shows de jazz e de rock. 

Saxofone

O saxofone, popularmente conhecido como sax, surgiu na França no século XIX. 

Considerado um dos instrumentos mais charmosos, o interessante do sax é que a nota da partitura não é a mesma que escutamos. 

Geralmente fabricado em metal, o saxofone apresenta um tubo e 26 orifícios. Conta também com uma boquilha, que é a peça que se encontra na extremidade do instrumento e com a paleta, que é a responsável pela propagação do som.

Gaita

A gaita é um instrumento de sopro bastante conhecido atualmente por ser utilizada por gênios da música, como Bob Dylan e Mick Jagger.

Apesar da aparente facilidade, tocar gaita requer técnicas e uma certa experiência. Ou seja, não basta apenas soprá-la, como muitos imaginam. 

E você, toca algum instrumento ou gostaria de aprender? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aproveite também o momento repleto de musicalidade para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras de diferentes estilos das mais importantes personalidades brasileiras e latino-americanas.

Todas as peças são originais, assinadas e contam com certificado de autenticidade. Para conhecê-las, segue um convite: visite o acervo da galeria, você pode se surpreender!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.