artistas plásticas negras

7 artistas plásticas negras e suas narrativas marcantes 

A história é composta por artistas plásticas negras que revolucionaram a arte por expressarem suas ideias e visão do mundo de modo intuitivo, genial, criativo e contundente. 

Para conhecer a trajetória e a arte dessas incríveis mulheres, preparamos um post especial que engloba as mais conhecidas pintoras negras brasileiras e de outras partes do mundo. Boa leitura!

Artistas plásticas negras: 4 gringas icônicas e suas peças 

Confira, agora, quatro das mais aclamadas artistas plásticas negras internacionais. 

1. Laura Wheeler Waring (1887–1948)

Foi uma artista americana que teve sua história marcada pelo preconceito e o racismo. De origem humilde, demonstrou interesse pela arte ainda na infância. 

Assim, com muito esforço, conseguiu viajar para a Europa para concretizar seu sonho de estudar sobre o tema, demonstrando forte interesse por grandes mestres da pintura, principalmente pelo impressionista Claude Monet.  

No entanto, devido à Primeira Guerra Mundial, teve que retornar aos Estados Unidos, onde lecionou e dirigiu departamentos de arte e música. 

Sua carreira foi marcada pelo constante ativismo e sua arte ficou famosa por seus retratos. 

A artista se inspirou na história  e na força de personalidades negras americanas. Tanto que  sua série mais aplaudida foi  “Retratos de Cidadãos Americanos Destacados de Origem Negra”, de 1944, que englobou retratos de ícones de seu tempo, como Marian Anderson, a primeira estrela da ópera americana. 

pintoras negras

Crédito: Portrait Gallery 

2. Loïs Mailou Jones (1905–1998)

Foi uma pintora americana sensível e determinada que nunca baixou a cabeça mesmo tenho sido alvo constante de segregação durante sua vida.

Com inspirações ecléticas, o seu trabalho foi composto por paisagens africanas e pinturas com influências impressionistas. 

Porém, ela ficou famosa por explorar em suas peças a cultura e o ativismo da vida negra. Fez isso de forma magistral, tanto que ganhou diversos prêmios. Um deles, segundo The New York Times, foi negado quando descobriram a cor de sua pele. 

Diante desses fatos, é possível entender por que Loïs Mailou Jones é considerada uma das artistas plásticas negras mais importantes do últimos tempos, não é mesmo? 

Crédito: International Arts and Artists 

3. Barbara Chase-Riboud (1939)

Outro nome que não poderia deixar de aparecer nessa seleção de artistas plásticas negras é o de Barbara Chase-Riboud. Afinal, durante sua jornada, ela compôs esculturas modernas abstratas que chamaram a atenção pelo acabamento e qualidade. 

Focada, essa artista americana se dedicou aos estudos de forma intensa, tendo estudado gravura, restauração e pintura. 

O seu ecletismo e talento são tão fortes que ela ficou internacionalmente conhecida e premiada por seu trabalho como poeta. 

artistas plásticas negras

Crédito: USA Today 

4. Mickalene Thomas (1971)

É uma artista americana que mescla conceitos históricos e a cultura popular contemporânea em suas peças. Para isso, tem como fonte de inspiração pintores famosos, como o fauvista Henri Matisse. Porém, o seu trabalho é conhecido por retratar personalidades afro-americanas por meio de mix de estampas, colagens e elementos como esmalte e glitter. 

Nesse sentido, são as mulheres que ganham destaque em suas peças. Afinal, ela consegue dialogar com o universo feminino como ninguém, explorando a sensualidade da mulher afro em cenas provocativas da década de 1970. 

artistas plásticas negras

Crédito: W Art 

Leia também: 8 pintores negros que marcaram a história da arte.

3 artistas plásticas negras brasileiras famosas e seus trabalhos 

Conheça, agora, três artistas plásticas negras brasileiras e suas obras maravilhosas. 

1. Maria Auxiliadora (1935-1974)

Maria Auxiliadora foi uma pintora brasileira autodidata que explorou temas da cultura brasileira como festas populares e paisagens urbanas e do campo. Além disso, compôs um trabalho importante de autorretratos. 

Suas peças ficaram conhecidas pela sutileza e pelo ar de ingenuidade e, assim, ela conquistou fama tanto em terras tupiniquins como ao redor do globo. 

No fim de sua carreira, essa pintora negra brasileira mudou o seu foco  após descobrir que estava com câncer. Durante essa fase, Maria Auxiliadora passou a retratar a morte, assim expressa por meio de ambulâncias e figuras de anjos. 

pintoras negras brasileiras

Crédito: Pinterest 

2. Rosana Paulino (1967)

Especialista em gravura e Doutora em Artes Visuais, Rosana Paulista é artista plástica, curadora, educadora e pesquisadora. 

Dona de uma narrativa que percorre diferentes linguagens, o trabalho dessa, que é uma das grandes artistas plásticas negras brasileiras, é composto pela investigação e análise de temas típicos mas pouco debatidos dentro do circuito artístico nacional, como a representatividade afro e os estereótipos da mulher negra. 

artistas plásticas negras

Crédito: Mendes Wood DM 

3. Renata Felinto (1978)

Renata Felinto é uma artista plástica brasileira contemporânea que utiliza a arte como arma para expressar seu posicionamento e ideias. Para tanto, indaga e promove a reflexão por meio de peças que exploram a identidade negra feminina e seu papel na sociedade. 

Além de suas obras serem famosas por espelharem a cultura africana, a artista também é conhecida por utilizar o autorretrato como manifestação ideológica contra a saturação das figuras brancas na arte. Nesse sentido, Renata Felino, por meio da estética da pop art, criou versões negras de personalidades como Marilyn Monroe. 

pintoras negras brasileiras

Crédito: Pinterest

O que você achou dessa lista de artistas plásticas negras? Você incluiria mais algum nome a ela? Acredita que a sociedade e a mídia valorizam o trabalho das pintoras negras brasileiras? Compartilhe sua opinião com a gente!

A Laart prestigia o trabalho de todos os artistas, independentemente do gênero e da cor da pele, tanto que conta em seu acervo com gravuras das mais variadas personalidades brasileiras e latino-americanas. 

Que tal conhecer as peças da galeria? São tantos estilos diferentes que, certamente, um deles, fará a sua cabeça!

Crédito da foto de capa: IStockPhoto

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.