fotografia contemporânea

Fotografia contemporânea: o que é e qual é o seu papel na arte? 

A história da fotografia contemporânea se mescla e se confunde com a própria história da arte. Inventada no século XVII, no período da Revolução Industrial, a fotografia, assim como quase todos os gêneros artísticos, passou por um processo evolutivo em relação à técnica e ao uso de diferentes equipamentos e meios para ser propagada. 

No entanto, a essência da fotografia sempre foi a mesma. Ou seja, tanto a fotografia contemporânea como os primeiros registros feitos em caixas de madeira apresentam a mesma base, apenas com diferentes nuances e interpretações. 

Isto é, a arte fotográfica desde o seu início consegue capturar o movimento, registrar fatos importantes e documentar, em uma fração de segundos, a memória, a história e a identidade de uma família, de um povo e de uma nação.

Nesse contexto, é fundamental enfatizar que  o contexto sociopolítico, assim como a evolução tecnológica e o brilhantismo e a visão vanguardista dos profissionais que utilizam essa arte para se expressar, influenciaram muito a evolução da fotografia.

Basta pensarmos que, até a Segunda Guerra Mundial, o fotojornalismo tinha como base apenas os registros feitos em preto e branco. 

No entanto, na década de 1950, essa perspectiva mudou quando Ernest Hass criou um ensaio de fotos coloridas na revista Life, um fato que mudou o curso do fotojornalismo que, a partir de então, além das fotos usuais em P&B também contou com cores.  

Nesse cenário, é crucial destacar que tão importante quanto a ousadia e a criatividade daquele que opera por trás da câmera e que, logo, tenta mudar o status quos do preestabelecido, é o olhar treinado, aguçado e sensível que não apenas registra, mas que também emociona e provoca.

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.” – Sebastião Salgado

Para entender  qual é o papel da fotografia na arte contemporânea, compreender melhor o seu conceito e conhecer artistas que trabalham com fotografia contemporânea, basta seguir com sua leitura!

O que é fotografia contemporânea? 

A fotografia contemporânea nada mais é do que imagens capturadas a partir da década de 1980 que refletem os valores, o comportamento, a tecnologia, e a realidade  sociopolítica desses últimos anos do século XX até os tempos atuais. 

Uma forte característica da fotografia como arte contemporânea é que ela conta com um aspecto autoral intenso. Ou seja, geralmente é o olhar do fotógrafo e sua intenção que conduzem o seu trabalho. 

Nesse sentido, é interessante saber que apesar do ponto de vista do artista ser essencial para o processo fotográfico, ele pode se inspirar no trabalho de outros profissionais e assim ressignificá-lo de uma maneira original e particular. 

Também é imprescindível saber que a fotografia como arte contemporânea chegou junto com as novas mídias nas décadas de 1980 e 1990, como a performance na arte e os vídeos. Assim, a fotografia contemporânea ganhou um novo significado e muitos artistas conseguiram quebrar as barreiras impostas por muitos entre foto e arte. 

Em outras palavras, a fotografia como arte contemporânea ganhou um novo status, mesclando arte conceitual em um contexto repleto de críticas sociais conscientes, assim como também abordou temas mais polêmicos, como os relativos à sexualidade. 

Outro fato de extrema importância é que a fotografia começou a de fato, ser reconhecida como um gênero artístico a partir da década de 1980. Nesse contexto, é essencial entender que a partir de então começou uma ruptura entre o fotógrafo e o artista que utiliza imagens como meio de expressão:

“Fotografia é fotojornalismo, o resto é pintura” – Christian Boltanski

Características de fotografia contemporânea

Por cobrir um longo período de tempo e contar com diferentes tecnologias, visões e experiências dos fotógrafos, a fotografia contemporânea é diversa, e pode contar com várias características distintas – e às vezes conflitantes entre si, sendo algumas delas:

  • fotos mais naturais e expressivas;
  • presença do preto e branco para dar destaque ou remeter a uma cena histórica;
  • uso de cores para dar vivacidade às imagens;
  • a aplicação de efeitos, como a distorção;
  • retratos de pessoas em ângulos abertos;
  • a valorização do close;
  • uso de novos materiais e de novas técnicas;
  • o uso da tecnologia e de programas, como o Photoshop, mas não em excesso, apenas para aprimorar a qualidade das fotos;
  • busca contar histórias e criar conexões;
  • procura refletir sentimentos do fotografado.

Confira também: 

Artistas mais famosos da fotografia contemporânea e suas imagens icônicas

Confira, agora, alguns artistas que utilizam a fotografia contemporânea de modo sublime em seus trabalhos.

1. Christian Boltanski – escultor, pintor e fotógrafo francês

a fotografia como arte contemporânea

Crédito: Tate 

2. Alain Fleischer – fotógrafo, cineasta e artista plástico francês

o que é fotografia contemporânea

Crédito: Art Base 

3. Sandro Miller – fotógrafo americano

Crédito: Plain Magazine

4. Steve Mccurry – fotógrafo americano

fotografia contemporânea

Crédito: emania

5. Sebastião Salgado – fotógrafo brasileiro

fotografia contemporânea

Crédito: Public Delivery 

Neste texto, você pôde perceber que a arte pode ser expressa intensamente de formas variadas, como é o caso da fotografia contemporânea, que pode contar com imagens realistas ou abstratas

Independentemente de nossas preferências, valorizar o trabalho desses talentosos profissionais é um dever de todos, ainda mais em tempos em que a arte não recebe o seu prestígio tão merecido, não é mesmo?

A Laart apoia essa ideia. Para isso, traz, em seu acervo, gravuras dos mais variados e renomados artistas brasileiros e latino-americanos como:

Todas as gravuras são originais, assinadas e contam com certificado de autenticidade. Acesse a nossa galeria e confira as obras em nosso acervo

Crédito da foto de capa: The Getty

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.