Arquitetura contemporânea no Brasil: características e principais arquitetos

A arquitetura contemporânea tem início no final da década de 1980, com o declínio da popularidade da arquitetura moderna, e permanece sendo o estilo vigente até os dias atuais. Neste artigo, vamos abordar a arquitetura contemporânea no Brasil e a importância desse movimento.

Por não ter uma linguagem única, sofrendo influência de várias tendências anteriores, as obras da arquitetura contemporânea são consideradas extremamente abrangentes e pluralistas.

Arquitetura moderna vs. arquitetura contemporânea

As confusões entre arquitetura moderna e contemporânea são frequentes. No entanto, tratam-se de períodos distintos: o modernismo se propunha a deixar de lado tudo o que era considerado tradicional por meio da simplificação das formas e da utilização de materiais em sua forma mais pura, sempre em linhas retas e simples.

Os arquitetos modernistas seguiam à risca a regra do “menos é mais“.

Os arquitetos contemporâneos brasileiros e internacionais surgem como resposta à rigidez do modernismo, que preza por formas muito retas e rigorosas, deixando pouco espaço para a abstração.

Posteriormente, as preocupações dos arquitetos contemporâneos tornam-se outras: a funcionalidade e a preservação do meio ambiente.

Na arquitetura contemporânea no Brasil não há mais a necessidade de desvencilhar-se do passado e começar a criar algo completamente novo. Pelo contrário: o contemporâneo é uma releitura de tendências do passado, principalmente do moderno e do pós-moderno, que busca assimilar estilos ou significações populares em outras épocas.

Esse equilíbrio entre respeito ao passado e desejo de futuro fez com que muitos se referissem à arquitetura contemporânea como a “arquitetura do caos controlado”.

Arquitetura contemporânea no Brasil e suas características

As principais características da arquitetura contemporânea brasileira não são diferentes das outras espalhadas pelo mundo. Entre seus destaques estão:

  • a busca por luz natural, por meio de claraboias ou janelas amplas;
  • o reaproveitamento de materiais ou uso de matéria proveniente da natureza;
  • a reciclagem e utilização de materiais que não agridam o meio ambiente.

É importante destacar também a busca por individualidade e personalidade, exprimidas nos projetos contemporâneos: os arquitetos buscam, cada vez mais, transpor os limites da tradição e inovar tanto em forma quanto em funcionalidade.

No âmbito da forma, destacam-se as construções irregulares, fragmentadas ou de aparência distorcida, com grandes janelas que convidam a luz natural a entrar e materiais reutilizados, como pallets industriais e madeira de demolição.

O material reciclado não se torna apenas uma forma de preservar o meio ambiente, mas também uma estética almejada, uma forma financeiramente mais acessível de decorar ambientes.

Já no que diz respeito à funcionalidade, as edificações contemporâneas buscam maneiras de trazer conforto através do design orgânico. Os edifícios verdes são uma solução que vem sendo cada vez mais explorada.

Além de aproveitarem melhor o espaço, com os telhados vivos que podem funcionar como hortas para os próprios moradores, essa área verde também ajuda a regular a temperatura. Em conjunto com a valorização da luz natural, os telhados vivos garantem também menos custos com energia.

A arquitetura contemporânea no Brasil é fortemente marcada pelo minimalismo.

Ainda influenciados pelas referências modernistas, os arquitetos ajustam os padrões estéticos vindos de tradições anteriores à demanda da atualidade: a convivência com a tecnologia e a demanda por soluções menos danosas ao meio ambiente.

Um dos pioneiros e talvez o nome mais importante da arquitetura contemporânea brasileira é Oscar Niemeyer, cujas edificações são cartão-postal de diversos destinos brasileiros e internacionais.

Um de seus mais famosos edifícios é o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. O projeto de construção de Brasília, capital brasileira, também foi elaborado por Niemeyer.

arquitetura contemporânea no brasil

Fonte: MAC – Museu de Arte Contemporânea de Oscar Niemeyer

Outro importante arquiteto contemporâneo brasileiro é Ruy Ohtake, que nasceu em 1938 em São Paulo e se formou em arquitetura pela Universidade de São Paulo aos vinte e dois anos.

Ohtake já executou mais de 300 projetos arquitetônicos, sendo o mais conhecido deles o imponente Hotel Unique, em São Paulo.

arquitetura contemporânea no brasil

Fonte: Hotel Unique, em São Paulo | Foto: Nelson Kon

Com mais liberdade criativa, esses e outros arquitetos contemporâneos seguem quebrando paradigmas e buscam por soluções inovadoras que conversem com o país e o mundo globalizado.

Se você, além de fã de arquitetura, também curte arte, te convidamos a conhecer a  Laart, uma galeria de arte online especializada no comércio de gravuras originais, assinadas e de série de tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino-americanos. Acesse nossa galeria e navegue pelas centenas de obras de nosso acervo.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.