arquitetura neoclássica

Arquitetura neoclássica: conheça a história, as características e as principais obras

Na Europa do final do século XVIII e do início do século XIX, as construções cheias de detalhes do barroco e do rococó deram lugar a uma nova tendência. Era a arquitetura neoclássica, que, inspirada na estética greco-romana, chegou para expressar os valores da burguesia que assumiria a sociedade europeia depois da Revolução Francesa.

Neste post, saiba o que é arquitetura neoclássica, o contexto histórico em que surgiu, suas características e principais obras.

O que é arquitetura neoclássica?

A arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que promoveu, entre os séculos XVIII e XIX, um retorno às formas da cultura greco-romana da Antiguidade. O neoclassicismo, que englobou também a literatura, a escultura e a pintura, buscava fazer uma oposição ao barroco e ao rococó, movimentos que privilegiavam o rebuscamento e a complexidade.

Para os arquitetos da época, era o momento de trazer de volta as características das arquiteturas grega e romana, adequando-as à Idade Moderna.

Talvez você esteja se perguntando: e de onde surgiu esse desejo?

O neoclassicismo surge nos tempos da Revolução Francesa, ocorrida em 1789. Foi a mesma época também da Revolução Industrial. Foram mudanças que tiveram como pano de fundo o Iluminismo, movimento intelectual e filosófico que ficou conhecido como século das luzes. Com os pensadores iluministas, o interesse pelas obras do passado foi reacendido.

Um acontecimento da época que também contribuiu para esse interesse foram as escavações da cidade italiana de Pompeia. Destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C., a cidade foi redescoberta a partir do século XVIII com uma série de escavações que trouxeram à tona antigos painéis, murais e outros objetos.

Características da arquitetura neoclássica

  • Estilo uniforme: muitos arquitetos do neoclassicismo eram formados em universidades que ensinavam um estilo bastante similar
  • Retorno ao classicismo: os neoclássicos valorizavam elementos típicos da antiguidade clássica, como pórticos com colunas, cúpulas, fachadas retas e frontões
  • Simplicidade: a arquitetura neoclássica privilegiava a simplicidade composicional e espacial
  • Contraste com o barroco e rococó: elementos meramente ornamentais, comuns no barroco e no rococó, foram eliminados no classicismo, que preferia aqueles com funções práticas
  • Autoridade: as construções eram usadas como símbolo de autoridade e de poder
  • Materiais nobres: as construções usavam materiais nobres, como pedra, mármore e granito
  • Proporção e simetria
  • Uso das colunas gregas: três tipos de colunas eram comuns na arquitetura grega – dórica, jônica e coríntia. A primeira é pesada e robusta. Já a segunda é esbelta e delicada. A coluna coríntia, por sua vez, possui desenho requintado. Nas construções do neoclássico é possível observá-las.

arquitetura neoclássica

Fonte: Arquitetura em Passos

A arquitetura neoclássica no mundo

A arquitetura neoclássica surgiu na Europa e ditou uma tendência para outros países do mundo. Sua influência pode ser observada nos Estados Unidos, na Rússia e na América Latina, mantendo-se em alta durante todo o século XIX.

Confira algumas das principais construções em estilo neoclássico pelo mundo:

Arquitetura neoclássica na França

Berço da Revolução Francesa, a França é um dos países com obras grandiosas no estilo neoclássico.

Uma das mais conhecidas é o Panteão de Paris. decorado com um pórtico de colunas em estilo coríntio.

arquitetura neoclássica

O Grande Teatro de Bordeaux (Grand Théâtre) é outro exemplo. O pórtico é formado por 12 colunas coríntias, acima das quais estão estátuas de musas e deusas da mitologia romana.

arquitetura neoclássica

Já o palacete Petit Trianon conta com linhas simples, também típicas do neoclássico. 

arquitetura neoclássica

Arquitetura neoclássica na Itália

Foi na Itália que surgiu a arquitetura barroca, que antecedeu o estilo neoclássico. Por causa dessa tradição, a tendência neoclássica demorou a penetrar no país e, mesmo quando isso aconteceu, alguns elementos do barroco foram mantidos.

Um exemplo é a Basília de São Francisco de Paula, em Nápoles, que tem na fachada um pórtico com seis colunas e dois pilares jônicos.

arquitetura neoclássica

Da mesma forma a igreja San Simeone Piccolo, em Veneza, guarda características do neoclássico.

arquitetura neoclássica

Arquitetura neoclássica na Inglaterra

O estilo neoclássico também fez sucesso entre os ingleses. Na terra da rainha, essa arquitetura pode ser observada em obras como o Museu Britânico, em Londres.

arquitetura neoclássica

Características do neoclássico também podem ser vistas no St. Georges Hall, em Liverpool, faz parte do patrimônio arquitetônico da cidade.

Arquitetura neoclássica em Portugal

Em Portugal, o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, foi construído em 1793 e tem traços neoclássicos, assim como o Palácio Nacional da Ajuda.

arquitetura neoclássica

arquitetura neoclássica

Arquitetura neoclássica nos Estados Unidos

Um dos principais exemplos da influência neoclássica nos Estados Unidos é o Capitólio, em Washington D.C. A cúpula, em especial, é um elemento que chama a atenção. O prédio foi construído para seguir os ideais arquitetônicos europeus.

arquitetura neoclássica

Se você se interessa por arte, conheça a galeria online da Laart e nosso acervo exclusivo de obras. Todas as peças incluem certificado de autenticidade e você as recebe em casa, com toda a segurança de comprar na loja virtual mais importante do mundo de arte. 

Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.