Documentário sobre arte: 8 obras imperdíveis de Michelangelo ao Pixo
Há uma longa lista de filmes fantásticos feitos sobre artistas e o mundo da arte, mas vale a pena começar com essa seleção de documentários sobre arte, impressionantes e perspicazes, que todo colecionador ou admirador de arte deve assistir.
Documentário sobre arte: 8 títulos de diferentes momentos da história
1. Jean-Michel Basquiat – A Criança Radiante (The Radiant Child, 2010)
Jean-Michel Basquiat é o artista mais vendido no mundo da arte hoje em dia. Seus trabalhos são sem dúvida mais cobiçados do que a arte de qualquer outro artista.
O documentário sobre arte foi dirigido pela amiga de Basquiat, Tamra Davis, que entrevistou o artista, em 1986, quando trabalhava em uma galeria de arte de Los Angeles.
Basquiat tinha 25 anos na época e já havia se estabelecido como a nova voz brilhante e iconoclasta no mundo da arte.
Quando ele morreu, dois anos depois, de uma overdose de heroína, Davis ficou extremamente perturbada para fazer qualquer coisa com o material. Entretanto, em 2008, ela decidiu retornar ao conteúdo coletado e começou a criar este documentário sobre arte e vida de Basquiat.
Devido à sua amizade, o material filmado carrega uma certa sensibilidade sobre quem ele era e o que ele estava enfrentando no mundo da arte.
Como tal, o documentário biográfico oferece um retrato muito íntimo e honesto de Basquiat e também apresenta raras entrevistas e filmagens com amigos e artistas contemporâneos, na cidade de Nova York dos anos 80.
2. Salvador Dalí: Em busca da imortalidade (In Search of Immortality, 2018)
Produzido pela Fundação Gala-Salvador Dalí, este documentário de arte, sobre o implacável e excêntrico pintor espanhol, se beneficia do acesso abundante a arquivos e de um nível acadêmico de pesquisa bastante avançado.
Então, por um lado, temos algumas cenas extremamente bizarras de Dalí explicando como ele seduziu sua futura esposa Gala com uma pasta feita de excremento de cabra e cola de peixe, e do outro, um pequeno grupo de conhecedores e estudiosos de Dalí que discutem o artista, e nos permite ter uma ideia mais profunda da mecânica de seus métodos.
Abaixo, o trailer do documentário Salvador Dalí: Em busca da Imortalidade.
Salvador Dalí: In Search of Immortality | Official 4K Trailer from Versión Digital on Vimeo.
Quando falamos sobre documentário de Salvador Dalí, é válido lembrar de outro título: Salvador Dalí: A Master of the Modern Era.
3. Pablo Picasso: O legado de um gênio (The Legacy of a Genius, 2005)
Explorando a amplitude das realizações do artista através das percepções e especulações de colegas artistas, parentes próximos, historiadores e críticos, o filme centra-se em 13 obras-chave que representam vividamente os principais pontos de guinada na carreira de Picasso.
Robert Rosenblum, um historiador de arte e uma autoridade notável em Picasso, nos apresenta essas obras-chave. Dominique Bozo, fundador do Musée Picasso, visita os lugares em Paris e no sul da França onde o artista viveu e trabalhou e discute a relação entre seu meio e sua arte.
O crítico Clement Greenberg e o biógrafo de Picasso, Roland Penrose, apresentam seus pontos de vista sobre muitos assuntos importantes na carreira de Picasso.
Várias gerações de pintores e escultores tiveram que lidar com o escopo da visão de Picasso. Entre outros, Henry Moore, Matta, Anthony Caro, David Hockney, George Segal e Roy Lichtenstein, comentam as maneiras pelas quais a obra de Picasso afetou suas próprias sensibilidades artísticas.
“Pablo Picasso: O legado de um gênio” é, sobretudo, um documentário de arte moderna, criado por meio do olhar de terceiros para as criações do artista mais conhecido do século XX.
4. The Life and Times of Frida Kahlo (2005)
Frida Kahlo era mais que uma grande pintora: às vezes era socialista, comunista e revolucionária.
Este documentário sobre arte, apresenta a sua extraordinária vida como reflexo da sua história cultural, da sua arte e dos tempos em que viveu.
O filme combina o trabalho artístico de Kahlo com:
- fotografias;
- filmes de arquivo;
- entrevistas.
Este documentário biográfico narra a história íntima de uma mulher que equilibrou graciosamente uma vida privada de doença e dor, e uma pessoa pública que era extravagante, irreverente e de renome mundial.
Através do prisma de sua vida e arte, este documentário sobre Frida Kahlo explora temas como:
- a antiga cultura do México;
- a Revolução Mexicana;
- o fogo selvagem do comunismo que ardeu na América Latina nos anos 20 e 30;
- os artistas da pintura, fotografia, cinema, escrita e poesia que se reuniram na Cidade do México;
- o renascimento do interesse pela cultura popular pelo qual Kahlo se tornou um símbolo.
Outros bons documentários de Frida Kahlo são os títulos:
- Retrato de um artista Frida Kahlo (Portrait of an Artist Frida Kahlo, 1983)
- Grandes Artistas Mulheres Frida Kahlo (Great Women Artists Frida Kahlo, 2001)
- A vida e morte de Frida Kahlo (The Life and Death of Frida Kahlo, 1966)
- Frida – Naturaleza Viva (1984)
- La Cinta Que Envuelve Una Bomba (2003)
- Biografía de Frida Kahlo (2005)
- Frida (2003) – não é um documentário de arte, mas um filme internacionalmente famoso sobre a artista.
Leia também: 10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos
5. The Mystery of Van Gogh’s Ear (em tradução livre; O Mistério da Orelha de Van Gogh, 2016)
Ele cortou mesmo a orelha?
Foi no sul da França e depois deu para uma garota?
Sim, mas quem era ela?
Quanto da orelha Vincent cortou – apenas o lóbulo, ou a coisa toda?
O que o levou a isso?
Ele fez isso ou foi sensacionalismo de tabloide?
Jeremy Paxman une-se à dedicada amante da arte e autora de “Orelha de Van Gogh: A Verdadeira História”, Bernadette Murphy, para um documentário sobre arte que se torna o clímax de sua missão de 7 anos para resolver um dos mais desconcertantes mistérios da arte de nosso tempo: Van Gogh realmente pegou uma navalha e cortou seu próprio ouvido, e o que o levou a cometer tal ato?
Essa é a história apresentada no documentário sobre Van Gogh, criado em parceria com a BBC, em 2016.
Ficou curioso? Assista ao trailer de um dos maiores documentários de Van Gogh já produzidos:
6. Leonardo Da Vinci: O Homem que Queria Entender Tudo (The Man Who Wanted To Know Everything)
O documentário sobre Da Vinci, examina a primeira metade da vida do artista, desde o nascimento perto de Florença até as realizações famosas nas grandes cidades do Renascimento italiano.
Estudando seus cadernos e algumas de suas pinturas e invenções mais famosas, o documentário sobre arte apresenta que há muito mais sobre Da Vinci do que você possa imaginar.
Este é o episódio 1 de 3. A série da BBC Leonardo é a história da vida do famoso e misterioso gênio, Leonardo da Vinci.
Os documentários usam seus escritos originais, análise especializada e drama, para reconstituir sua história. Abaixo um trailer sobre a obra.
Leonardo DaVinci – The Man Who Wanted To Know Everything – Slo subtitles from Gospodarsko razstavišče on Vimeo.
7. O Divino Michelangelo (The Divine Michelangelo, 2004)
Produzir uma das maiores obras-primas do mundo é algo impressionante.
Criar 3 é realmente surpreendente – mas é exatamente isso que Michelangelo fez há 500 anos. Com as próprias mãos, ele projetou e criou:
- a escultura mais famosa do mundo – o David;
- a pintura mais inspiradora – o teto da capela Sistina;
- e um dos maiores edifícios do mundo – a cúpula de São Pedro, a joia da coroa do horizonte romano.
Por essas e outras razões, um documentário de Michelangelo se confunde com um documentário da história da arte em sí.
No ano em que o David celebrou seu 500º aniversário, um grande e profundo documentário de Michelangelo traz à vida a história de um dos artistas mais talentosos e tempestuosos da história.
De uma infância traumática, Michelangelo subiu às alturas inebriantes do gênio artístico como escultor, pintor, arquiteto e poeta.
Seu trabalho tem uma magnitude de poder impressionante e beleza de tirar o fôlego, que por séculos as pessoas não podiam acreditar que foi criado por um mortal.
A vida extraordinária de Michelangelo durou quase 90 anos, de 1475 a 1564, e é contada em um excelente documentário sobre arte. Ele era um personagem complexo: às vezes mal-humorado e paranoico, em outras, generoso e afetuoso.
A seguir, o documentário completo, disponibilizado gratuitamente:
8. PIXO (2009)
O último entre os documentários sobre arte, dessa lista, apresenta um tipo de arte e artistas, bem diferente dos até então indicados.
Pixo é um documentário criado a partir da cultura e da forma de expressão de arte brasileira, nascida em São Paulo, por meio da pixação.
O documentário Pixo, apresenta a Pixação além da análise superficial de vandalismo. Trata-se de visibilidade, particularmente o tipo que só pode ser alcançado através de ousados atos de coragem.
Um documentário sobre o impacto urbano e o movimento cultural da pixação, a pintura em spray que invade os muros e fachadas dos edifícios paulistas, transformando a aparência da cidade.
O documentário também está disponível na íntegra no Youtube e pode ser assistido a seguir.
Esperamos que com esses documentários sobre arte você possa ampliar seu conhecimento sobre grandes artistas e importantes movimentos realizados no mundo, por meio da cultura.
E se você quer continuar mergulhado no universo encantador e confrontante das artes, convidamos você a conhecer a Laart, uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da pintura e gravura do Brasil e do mundo.
Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade.
Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.
There are no comments