arte sacra

O que é arte sacra? Saiba tudo sobre o assunto!

A arte sacra é um tipo de manifestação artística que retrata a religiosidade e a devoção. Esse estilo conta com representações divinas e obras de arte impressionantes. Abrangendo vários campos, como a pintura, a escultura, os mosaicos e a arquitetura, a arte sacra envolve também outros gêneros de ornamentações sagradas, como artefatos e vestimentas.

Quer entender melhor o assunto, saber a diferença entre arte sacra e arte religiosa e conhecer surpreendentes obras sacras? Então, leia este artigo até o fim! 

O que é arte sacra?

A arte sacra é uma expressão artística que surgiu com o objetivo estimular a fé. Logo, é representada por obras que promovem a mensagem moral da religião. Nesse contexto, o significado de religião é amplo, pois envolve um conjunto de crenças humanas que podem remeter a significados sagrados, espirituais ou divinos.

Como esse movimento tem como proposta promover a qualidade religiosa, suas peças, além de aludirem a temas religiosos, devem também dignificar os assuntos relacionados à fé. Em outras palavras, uma pintura que exiba Jesus Cristo com atributos que manchem a sua imagem imaculada não é considerada uma obra sacra.

Qual a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Tanto a arte sacra como a arte religiosa retratam, por meio de imagens artísticas, representações da fé e do sagrado, e têm como objetivo enaltecer o divino.

A diferença entre essas duas manifestações é tênue, já que a arte sacra abraça os cultos, ou seja, promove os rituais relacionados à expressividade da fé. A arte religiosa, por sua vez, não conta com essa proposta de celebração ritualística.

Na arte religiosa, uma obra traz a inspiração divina, mas é uma forma artística mais introspectiva, já que a produção de uma escultura ou pintura dessa corrente não promove a sua celebração por meio de missas ou cerimônias. Assim, retrata a inspiração e a devoção particular do artista. Já o estilo sacro, por estimular esses rituais, prestigia a comunicação do artista com sua comunidade. Logo, provoca a percepção da religiosidade em seus admiradores.

Vale destacar que a ideia de culto varia bastante de acordo com o país e sua cultura. Nas religiões mais antigas, como a egípcia, os locais que celebravam rituais funcionavam como “lares das divindades”. Logo, apenas o alto escalão da sociedade tinha acesso a eles. Em contrapartida, a cultura cristã e a islâmica valorizavam a questão da comunidade em seus locais de culto.

Tipos de obras sacras

Desde os tempos mais remotos, as obras sacras são comumente representadas por pinturas e esculturas. No entanto, o tipo de obra sacra que gera mais impacto visual é, sem dúvida, a arquitetura. Afinal, desde que o mundo é mundo, autoridades religiosas recorrem à arquitetura para cultuar e influenciar seus membros.

Igrejas cristãs, mesquitas e centros budistas de todo o globo contam com decorações artísticas desse estilo. Conheça agora as principais:  

  • símbolos iconográficos; 
  • tapeçarias;
  • artesanato; 
  • mosaicos; 
  • vitrais; 
  • cerâmica; 
  • trabalhos em metal;
  • entalhes em madeira.

obras sacrasA “Mesquita Azul” exemplifica bem a presença da arte sacra na arquitetura. Crédito: Wikipédia

Gosta de decoração e de design de interiores?  Então, inspire-se lendo: “Top 20 perfis de Instagram de design de interiores”.

Propósito e custo da arte sacra

De um modo ou de outro, a arte sacra teve como proposta ganhar convertidos. É por isso que, nesse contexto, esse movimento fomentou a arquitetura como seu principal meio de expressão artística. Afinal, uma catedral, além de inspirar, também abriga uma comunidade.

No entanto, no decorrer da história, com a ideia de reviver o prestígio e a beleza de Roma, alguns papas, ao longo do século XVI, quase faliram a igreja. Isso porque o gasto excessivo em arte gerou impostos maiores e também contribuiu para o aumento da corrupção entre seus oficiais. Mesmo assim, durante séculos, a igreja de Roma ostentou obras e elementos desse estilo de modo sem igual.  

Você sabe quem é conhecido como “arquiteto de Deus”? Não? Então, clique aqui para descobrir e conhecer suas obras maravilhosas.

Obras sacras e seus artistas mais famosos

A arte sacra fez amplo uso de elementos religiosos para emocionar e despertar sensações espirituais em seus observadores. No ocidente, as pinturas sacras revelam, em sua maioria, a figura de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Entre  as obras sacras e artistas mais famosos, merecem posição de destaque:

1.     PIetà, de Michelangelo

o que é arte sacra

Crédito: Wikipédia 

2.     A Última Ceia, de Leonardo da Vinci

arte sacra pintura

Crédito: Wikipédia

3.     Escola de Atenas, de Rafael

arte sacra e arte religiosa

Crédito: Wikipédia 

4.     Cristo Crucificado, de Diego Velázquez

arte sacra

Crédito: Wikipédia

5.     As Lágrimas de São Pedro, de El Greco

el greco arte sacra

Crédito: Wikipédia

É um apaixonado por pinturas? Então, não deixe de ler: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?”.

Ao longo desse artigo, você conheceu diferentes tipos de arte sacra, descobriu a diferença entre esse estilo e a arte religiosa e também se inteirou sobre as principais obras desse movimento. O que você achou deste conteúdo? Conte sua opinião, ela vale muito para a gente! Se tiver gostado, não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais!

Você sabia que a Laart é uma galeria de arte virtual que nasceu com a proposta de valorizar os artistas latino-americanos? Assim, conta em seu acervo com mais de 15.000 gravuras que apresentam técnicas e movimentos variados. Com tiragem limitada, essas peças são assinadas e possuem certificado de autenticidade.

Quer mais? Pois a Laart tem também verdadeiras raridades em termos de arte. Isso mesmo, a galeria apresenta exemplares únicos, antigos e históricos. Além disso, para tornar a arte acessível para todos os seus admiradores, o acervo apresenta obras selecionadas com preços especiais. Como essas oportunidades têm tempo limitado, a dica é: não perca tempo, clique aqui e conheça agora essas gravuras!

  

 Crédito da foto de capa: Aleteia 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.