Não há produtos no carrinho.
arquitetura rococó

A história e a delicadeza nos detalhes da arquitetura rococó na Europa e no Brasil

A arquitetura rococó surgiu em torno da década de 1700, em Paris, e foi usada, inicialmente, em decoração de interiores. Primeiramente, desenvolveu-se na França como um desdobramento do barroco, representando um estilo mais leve e intimista e, em seguida, difundiu-se por toda a Europa.

Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância. 

Quer saber mais sobre as características da arquitetura rococó e como ela aconteceu no Brasil e na Europa? Então, leia este artigo até o fim e descubra também as diferenças entre a arquitetura rococó e a barroca! 

Características da arquitetura rococó

As características da arquitetura rococó são várias, entre elas:  

  • leveza dos traços;
  • suavidade e luminosidade das cores;
  • linhas curvas;
  • ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);
  • busca pelo refinado e exótico;
  • design elegante;
  • paisagens e representações da natureza pintadas nos tetos;
  • formatos ovais;
  • portas e janelas maiores com arcos;
  • menores proporções;
  • uso do ferro forjado em grades para varandas, lagos, portas e jardins;
  • salão principal como centro das dependências;
  • utilização de materiais que imitam mármores;
  • paredes claras.

Arquitetura rococó na Europa

A arquitetura rococó na Europa foi marcada pela sensibilidade, percebida na distribuição dos ambientes interiores, destinados a valorizar um modo de vida individual e caprichoso. Essa manifestação adquiriu importância principalmente no sul da Alemanha e na França. 

O rococó nasceu em Paris e despontou como uma reação da aristocracia francesa contra o barroco suntuoso, palaciano e conservador praticado no período de Luís XIV. Em seguida, o estilo se propagou para outros lugares do mundo. 

A arquitetura rococó na Europa acompanhou a corrente artística e se manifestou principalmente na decoração dos espaços interiores. Feito de forma detalhada e contando com salões ovais, esse estilo arquitetônico apresentava paredes com pinturas luminosas e suaves. Na parte externa, os edifícios refletiam um barroco sem exageros ou o estilo clássico dos renascentistas italianos. 

Exemplos de obras rococó na Europa

Um belo exemplo desse estilo é o Hôtel de Soubise, construído por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Pineau, em Paris, entre 1736 e 1739. 

arquitetura rococó na europa

Crédito: Wikipédia

Já na Alemanha, a maioria dos edifícios foi construída no sul católico, entre 1710 e 1750, após a Guerra dos Trinta Anos. Nesse período, os construtores das igrejas do local foram especialmente influenciados pelo estilo rococó, expressando uma mistura entre as diversas artes. 

Os irmãos Zimmermann (Dominikus e Johann) foram bastante influenciados por esse estilo. Demonstraram isso ao projetaram abadias e igrejas de peregrinação características desse movimento, como a famosa Die Wies, na Bavária. Essa obra contou com a mistura das cores branca e rosas, e a sua delicadeza ficou tão evidente que a igreja foi comparada com uma caixa de jóias. 

estilo rococo europa

Crédito: Wikipédia

Na mesma região também se destacou o palácio episcopal de Würzburg. Projetado por Balthasar Neumann e construído entre 1719 e 1744, sua célebre sala imperial conta com pinturas afresco de Tiepolo. 

rococó na europa

Crédito: Wikipédia

De forma geral, essa corrente de arquitetura ficou conhecida por edifícios baixos, proporções menores, fachadas alinhadas e ângulos retos suavizados por curvas. Internamente, a decoração ficou caracterizada por seu caráter ornamental e rico em detalhes, com formatos ovais, pinturas suaves e luminosas, além de espelhos e o uso de flores nos detalhes.  

características arquitetura rococó

Crédito: Wikipédia

Leia também: “Maiores designers de interiores do mundo: conheça essa seleção de sucesso”. 

Arquitetura rococó no Brasil

A arquitetura rococó no Brasil foi bastante influenciada por temas religiosos, e isso pode ser notado pelo visual das igrejas do século XVIII. Com linhas arquitetônicas claras e estilo equilibrado, essas construções se destacaram pela leveza e originalidade. 

Nos Estados de Minas Gerais, Belém, Pernambuco e Bahia encontramos obras com a tendência religiosa assumida por esse estilo arquitetônico.  

A Igreja de São Francisco de Assis,  em Ouro Preto, Mina Gerais, é um dos exemplos mais conhecidos do estilo rococó no Brasil. 

arquitetura rococó no brasil

Crédito: Wikipédia

Outra obra que merece enfoque é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador, na Bahia. A fachada, construída pelo mestre-de-obras Caetano José da Costa em 1780, tem estilo rococó. O retábulo, por sua vez, data de 1871, aos moldes neoclássicos, do entalhador João Simões F. de Souza. 

rococó brasil

Crédito: Pé na Rota 

É arquiteto ou está estudando para se tornar um? Então, não deixe de ler: “Melhores livros de arquitetura que todo profissional deve ler”. 

Qual a diferença entre a arquitetura barroca e a rococó?

Há algumas diferenças entre a arquitetura barroca e a rococó. São elas:

  1. enquanto a arquitetura barroca representa a religião, a rococó reproduz a nobreza e os prazeres da vida;
  2. o estilo arquitetônico barroco é conhecido pelo exagero, já o rococó se caracteriza pela leveza;
  3. o estilo rococó se destaca por suas cores leves e vivas, já o barroca é famosa pelo uso de tons sombrios; 
  4. enquanto a barroca tem como foco o exterior e as fachadas, a rococó valoriza os interiores;
  5. o estilo arquitetônico barroco enfatiza os tetos e as cúpulas altas, enquanto o rococó favorece as curvas e as estruturas graciosas.

A arquitetura rococó valorizava a leveza nos interiores, cheios de obras de arte. Já pensou em usar essa inspiração na decoração? Então você precisa conhecer a galeria de obras da Laart! Clicando aqui, você tem acesso a diversas gravuras originais maravilhosas, dos mais variados artistas e estilos. Elas são assinadas e têm tiragem limitada, sendo um belo acréscimo ao ambiente!

 

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *