Não há produtos no carrinho.

Arquitetura barroca no Brasil: conheça o contexto histórico e as características desse movimento

A arquitetura barroca no Brasil foi um movimento que começou tardiamente. Afinal, o estilo chegou em terras tupiniquins cem anos depois de seu surgimento na Europa, apenas no século XVIII. Assim, ele se propagou e continuou até o começo do século seguinte.

Essa corrente foi a mais importante do período colonial e chegou ao país junto com os jesuítas. Logo, a arquitetura barroca brasileira foi bastante influenciada pela religião. Dessa forma, muitas de suas construções apresentam motivos relacionados à exaltação da fé católica. Sendo assim, esse estilo conta com várias obras que apresentam características de arte sacra.

Além da influência religiosa, a arquitetura barroca no Brasil teve como fonte de inspiração a arquitetura europeia, principalmente a de Portugal. No entanto, inseriu elementos próprios de sua cultura com o decorrer do tempo.

O seu auge aconteceu a partir de XVIII, conhecido como “Século do Ouro”, uma época marcada pela exploração de recursos em Minas Gerais. Esse fato contribuiu muito para a propagação do estilo na região. Logo, o movimento passou a apresentar uma estética similar a do estilo rococó, e teve como principal representante Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho

Quer saber mais sobre arquitetura barroca no Brasil, conhecer a sua importância e suas principais características? Então, siga com a leitura!

A importância da arquitetura barroca no Brasil

No início do século XX, diversos intelectuais modernistas iniciaram um processo de resgate e valorização da arquitetura barroca brasileira. Como consequência, um grande número de edifícios com esse estilo foi protegido pelo governo, sendo muitos deles tombados e considerados patrimônios históricos.

Em outras palavras, nossa história é marcada por um grande reconhecimento do barroco. Isso demonstra como a arquitetura barroca brasileira está totalmente ligada à cultura de nosso país. Além disso, esse estilo é muito bem representado e conta com um legado único, principalmente em Minas Gerais, o estado que apresenta a maior concentração de obras dessa corrente no Brasil.

No entanto, apesar de sua importância óbvia, boa parte das construções que apresenta características barrocas está em péssimo estado de conservação. Desse modo, é fundamental que esses monumentos não sejam alvos apenas de preocupações teóricas. Isto é, é essencial que haja medidas práticas para que eles sejam preservados. Afinal, a arquitetura barroca no Brasil atrai turistas e representa um marco inegável em nossa cultura e história.

Leia também: “Arte sacra no Brasil: uma combinação perfeita entre cultura e religião”.

Características da arquitetura barroca no Brasil

A arquitetura barroca no Brasil conta com algumas características. São elas:

  • forte caráter religioso;
  • uso de materiais mais simples, como a pedra-sabão e a madeira, mas também de elementos ricos, como o ouro;
  • originalidade;
  • riqueza de detalhes;
  • exagero;
  • formas em relevo e curvilíneas.

Gosta de arquitetura e acha interessante a influência religiosa em construções? Então, não deixe de ler: “Quem foi Antoni Gaudí: biografia, construções e legado do arquiteto”.

Obras da arquitetura barroca no Brasil

Considerado um dos mais emblemáticos exemplos de arquitetura barroca brasileira, o Convento e Igreja de Santo Antônio (Cairu), na Bahia, é a obra precursora desse estilo.

Criada pelo Frei Daniel de São Francisco, a fachada dessa construção é considerada uma obra-prima e contou com a inserção de elementos inovadores. Logo, ficou famosa e seu modelo foi imitado em muitas construções seguintes.

arquitetura barroca brasileira

Crédito: Wikipédia

Vale destacar que as construções sacras são consideradas símbolos da arquitetura barroca no Brasil. Suas primeiras obras aconteceram no século XVI e contaram com técnicas bastante simples, por meio da utilização de elementos como o pau a pique e o bambu.

Com o passar do tempo, outros elementos, como alvenaria e taipa foram agregados à arquitetura barroca no Brasil.

Arquitetura Barroca mineira

A arquitetura barroca mineira foi, sem dúvida, a mais emblemática representante desse estilo no Brasil. Sua importância teve início em uma fase específica de nossa história, quando Minas Gerais chamou a atenção por apresentar grandes depósitos de ouro e diamantes.

Assim, o estado contou com uma forte movimentação comercial que, como consequência, promoveu a cultura do local. Além disso, a arquitetura barroca mineira sofreu forte influência do catolicismo por meio de irmandades religiosas, um grupo formado por artistas, escravos e profissionais liberais.

Essas irmandades influenciaram muito o estilo da região, que apresentou características do estilo rococó, marcado pela valorização dos espaços interiores. Um dos exemplos mais icônicos é o teto da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto), pintado por Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.  

arquitetura barroca mineira

Crédito: Wikipédia

No entanto, em 1750, depois de ser muito explorado, o ouro começou a se tornar escasso na região. Dessa forma, toda a movimentação social e cultural também entrou em declínio. Porém, como um aparente paradoxo, foi exatamente nesse momento que Aleijadinho e Mestre Ataíde, por meio de suas obras, conquistaram o sucesso. Logo, ambos acabaram se tornando os mais conhecidos representantes do estilo barroco, sendo Aleijadinho considerado um dos arquitetos mais importantes da época.

Presente em Ouro Preto, a Igreja de são Francisco de Assis é uma das mais belas obras de arquitetura de Minas Gerais. Apesar de não haver provas concretas, alguns estudiosos afirmam que a obra foi construída por Aleijadinho.

arquitetura barroca características

Crédito: Wikipédia

Vale ressaltar que é Minas Gerais o estado que apresenta o maior repertório de obras de estilo barroco no Brasil. Muitas delas apresentam riqueza de detalhes, rebuscamento e o ouro como recurso decorativo.

As obras de arte também marcaram os interiores barrocos no Brasil. Se você, assim como a gente, adora lugares bem decorados, que tal usar arte na decoração da sua casa ou escritório? Para isso, você tem a Laart, uma galeria de arte virtual que conta com mais de 15.000 gravuras dos mais variados estilos e técnicas. Todas são originais, assinadas e vêm com certificado de autenticidade. Você não vai perder a oportunidade de conhecer essas incríveis peças, não é mesmo? Para isso, basta clicar aqui

 

 

Compartilhar com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *