francisco rebolo

Francisco Rebolo: biografia e obras do artista

Francisco Rebolo Gonsales, mais conhecido como Francisco Rebolo, foi um artista plural e versátil que brilhou tanto nas artes como em campos futebolísticos. Em sua jornada, atuou como pintor, gravador e jogador de futebol, exercendo suas atividades com maestria.

De origem humilde, o artista construiu um legado repleto de cores e retratou o cenário urbano e as paisagens que o cercavam como ninguém. Assim, ficou conhecido como “mestre do paisagismo brasileiro”.

Com simplicidade e sensibilidade, Francisco Rebolo foi um dos fundadores do famoso Grupo Santa Helena, mais um fator que comprova a sua importância para o circuito artístico nacional. Além disso, combinando o seu o amor pela arte e pelo esporte, criou o famoso escudo do Corinthians.

Quer conhecer a biografia e as obras de Francisco Rebolo? É só continuar lendo!

Francisco Rebolo: biografia

Filho de imigrantes espanhóis que escolheram o Brasil como lar no fim do século XIX, Francisco Rebolo nasce em São Paulo, em 1902. O seu amor pela arte tem início precoce, uma vez que ele inicia seus estudos em desenho já em 1915.

Nesse ano, realiza seu primeiro trabalho como decorador. Na função de aprendiz, tem seu primeiro contato com arte, e as tintas e pincéis começam a fazer parte de sua trajetória. Logo, é requisitado para decorar igrejas e casas, um fato emblemático que contribui muito para a sua evolução como artista.

No entanto, outra paixão o desperta nesse período: o futebol. Assim, ele dá início à sua jornada como jogador em 1917 e atua nessa profissão até 1932. Jogando em times como Corinthians e Ypiranga, Francisco Rebolo mostra o seu talento e sagacidade em campo e, no começo da década de 1930, desenha um ícone nacional representado pelo escudo do Corinthians. Nessa época, o seu interesse pela arte aumenta e, assim, ele abandona os campos para seguir seu chamado como pintor.

francisco rebolo biografia

“Futebol”. Crédito: Instituto Rebolo

É fã de biografias? Então, não deixe de conferir: “Arthur Luiz Piza: biografia e principais obras”.

Francisco Rebolo e o Grupo Santa Helena

A sua carreira como pintor começa, de fato, em 1934, quando transfere o seu ateliê para uma sala do Edifício Santa Helena. Logo não demora para convidar outros artistas para utilizarem outras salas desse mesmo local. Assim, figuras lendárias do cenário artístico, como Alfredo Volpi, Mário Zanini, entre outras, começam a atuar no famoso edifício. Logo, unindo o amor pela arte e afinidades artísticas e pessoais, o Grupo Santa Helena é fundado.

O talento desse grupo se torna prontamente conhecido, tanto que, em 1939, um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, o artista Mário de Andrade, nota o trabalho desses célebres artistas. Assim, devido à origem humilde e às similaridades artísticas de seus componentes, Mário de Andrade os nomeia “Artistas Proletários”, uma expressão que os insere na corrente modernista brasileira.

Francisco Rebolo: obras

Considerado por muitos críticos como “o mestre da paisagem brasileira”, por apresentar trabalhos em que a natureza-morta e as paisagens se faziam bastante presentes, Francisco Rebolo também retratou a vida urbana de sua época, explorando, com muita sensibilidade, casas simples e cenários suburbanos.

francisco rebolo obras

“Paisagem com Casa”. Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

praça clóvis francisco rebolo

“Praça Clóvis”. Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

No início, suas pinturas tiveram como foco a figuração. No entanto, com o passar do tempo, ele demonstrou sua versatilidade ao incorporar em suas peças temas que apresentavam estéticas abstratas.

Em seguida, inseriu em seu trabalho elementos geométricos, uma característica da arte construtivista. Nesse cenário, bastante influenciado por sua vivência na Europa, na década de 1950, o rigor geométrico dominou sua arte.

De 1959 a 1962, dedicou-se à arte da gravura, mergulhando no universo da xilogravura. Já na década de 1970, a tinta acrílica se tornou bastante presente em suas telas, o que deu às suas pinturas um caráter mais estilizado.  

A sua importância no cenário nacional se tornou tão evidente que, em 1975, um curta-metragem que conta a sua trajetória foi elaborado pelo crítico e cineasta Olívio Tavares de Araújo. Já na década seguinte, no ano de 1986, foi editado um livro composto com seus principais trabalhos.

igreja e figura francisco rebolo

“Igreja e Figura”. Crédito: Folha de S. Paulo

Carismático e autodidata, o artista encantava a todos com sua simplicidade. Assim, sua arte evoluiu no decorrer de sua trajetória, mesclando intuição e técnica. Apesar de ter experimentado diferentes abordagens, a figuração é o estilo mais presente em suas peças, bastante representada pela pintura de paisagem.

Legado de Francisco Rebolo

Francisco Rebolo faleceu em 1980, mas sua arte nunca será esquecida. Deixando um legado com mais de 3000 pinturas, gravuras e diversos desenhos, suas obras hoje podem ser encontradas nos principais museus do Brasil, em importantes acervos culturais e em galerias. A Laart é uma delas! A gravura abaixo está em nosso acervo. Clique aqui e saiba mais sobre ela.

paisagem francisco rebolo

“Paisagem”. Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

A Laart é uma galeria de arte virtual que nasceu com a proposta de valorizar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. Para tornar o acesso à arte mais democrático, a Laart promove as obras desses artistas por meio da venda de gravuras.

Todas as gravuras do acervo são assinadas, têm tiragem limitada e possuem certificado de autenticidade. São mais de 15.000 peças. Que tal dar ainda mais estilo ao seu escritório ou ateliê? Clique aqui e confira gravuras incríveis.

Crédito da foto de capa: Scoopnest

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.