croqui de arquitetura

Croqui de arquitetura: o que é e como criá-lo? 

O croqui de arquitetura é o desenho que dá a luz a um projeto. Ou seja, é o primeiro esboço de um trabalho e não requer traços precisos, uma vez que funciona como um instrumento para o profissional expressar suas ideias de forma rápida. 

É por meio do croqui que o arquiteto se comunica com colegas e clientes, divide seus conceitos, resolve problemas iniciais ou aperfeiçoa detalhes. Sendo assim, ele configura uma poderosa e essencial ferramenta de criação. 

O mais comum é que um croqui seja criado primeiro à mão. Porém, ele também pode ser desenvolvido ou finalizado por meio de um aplicativo ou de um programa. Tudo depende do estilo e do propósito do arquiteto. 

Além disso, é importante enfatizar que, pelo fato de um desenho de croqui de arquitetura não demandar precisão técnica, muitos deles apresentam traços abstratos. Dessa forma, não é de se espantar que o resultado final de um projeto não se assemelhe ao seu esboço original. 

Qual a importância do croqui na arquitetura?

O croqui na arquitetura é importante, porque, por meio dele, o profissional, além de expressar suas ideias, também consegue compreender, do ponto de vista visual, a conexão entre elas.

Sem falar que um desenho de croqui de arquitetura também pode ser reconhecido por leigos. Basta pensarmos nos famosos croquis de Oscar Niemeyer, por exemplo! 

Ele também é fundamental para ajudar o arquiteto a organizar suas ideias e conceitos, sendo também crucial no processo de desenvolvimento e estrutura do projeto. Com o croqui, o profissional materializa seu pensamento. 

Confira também: Prêmio Pritzker de arquitetura: o que é e quais foram os seus grandes ganhadores?

Como criar um croqui de arquitetura?

Muito se engana quem pensa que precisa ser um exímio desenhista para criar um esboço desse tipo. Nesse sentido, é claro que para um croqui de arquitetura ser elaborado, é preciso ter conhecimento sobre algumas técnicas e macetes. Confira os principais a seguir. 

1. Tenha todo o material necessário

Para criar um croqui à mão alguns materiais são necessários. O primeiro deles, é claro, é o papel. Em linhas gerais, uma folha básica serve. Contudo, sua textura pode não ser a melhor, dessa forma, para que o papel não rasgue, vale investir em folhas de maior gramatura, como o opaline e o linho. 

Depois é preciso escolher entre lápis e caneta. O lápis proporciona mais leveza ao traço. No entanto, a caneta de nanquim é bastante apreciada pelos arquitetos, uma vez que ela consegue dar ao trabalho um efeito mais realista. 

Vale a pena também ter uma borracha limpa-tipo, pois ela consegue apagar traços sem comprometer o trabalho. Porém, ela só serve para alguns tipos de lápis. 

O vídeo abaixo mostra criação de um croqui feita a lápis e à caneta: 

2. Explore a luz e a sombra

É por meio do jogo de luz e sombras que se cria a noção de volume e profundidade de um projeto. Sem dúvida alguma, esses efeitos dão a um trabalho um caráter muito mais profissional, uma vez que transformam linhas em dimensões, produzindo um resultado tridimensional. 

3. Preste atenção na escala

Apesar de um croqui não precisar apresentar medidas exatas, é importante manter a proporção e a escala para dar maior realismo ao projeto. 

Pelo fato da escala representar a relação entre o projeto real e seu desenho, ela privilegia a proporcionalidade. 

Para o projeto de um edifício, por exemplo, é preciso aplicar uma escala de redução, que varia entre 1/10, 1/5, 1/75. 

4. Pegue leve nas cores 

Um croqui de arquitetura pode ser desenvolvido tanto em preto e branco como em cores. No entanto, ao usar cores, a probabilidade de exagerar e dificultar a visualização da sua ideia é grande. Dessa forma, o mais indicado é começar aplicando poucos tons para, só depois, com a experiência, ir testando outros. 

Nesse sentido, a máxima “menos é mais”, de Mies van der Rohe, mestre da arquitetura minimalista, cai como uma luva!

Apps para fazer croqui da arquitetura: 3 para você conhecer 

Hoje, muitos profissionais lançam mão de aplicativos e programas para incrementar seus projetos, como: 

1. Adobe Illustrator Draw

Esse programa é ideal para quem quer valorizar a perspectiva de seu croqui, uma vez que conta com gráficos e grades que facilitam a criação de esboços em duas e três dimensões. 

2. Paper by FiftyThree

É um aplicativo para IOS que simula na tela a folha de papel e que conta com recursos fáceis de serem aplicados e funcionalidades interessantes, como a de criar esboços e colorir. Além disso, apresenta recursos que espelham traços e texturas distintas. 

3. Morpholio Trace 

É um app que permite que o arquiteto desenhe em cima de imagens importadas como se elas estivessem em uma folha. Com ele, além de criar esboços, é possível adicionar camadas e inserir cores e diferentes proporções. 

5 croquis de arquitetos famosos

1. Catedral de Brasília – Croqui de Oscar Niemeyer

 

Crédito: Wikipédia 

2. Casa Gerassi – Croqui de Paulo Mendes da Rocha

croqui de arquitetura

 

Crédito: ArchDaily 

3. Phaeno Science Centre – Croqui de Zaha Hadid

croqui de arquitetura

 

Crédito: Zaha Hadid Architects 

 

4. Notre Dame du Haut- Croqui de Le Corbusier 

croqui de arquitetura

Crédito: Pinterest 

5. Pavilhão de Barcelona – Croqui de Mies van der Rohe

croqui de arquitetura

 

Crédito: Pinterest 

Gostou de conhecer esses croquis de arquitetura? Aliás, você desenha e utiliza algumas dessas técnicas? Prefere fazer totalmente à mão ou gosta de finalizar seu projeto por meio de um aplicativo? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aproveite também para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria online especializada em gravuras e que conta, em seu acervo, com mais de 15.000 obras. Todas elas vêm com certificado de autenticidade e podem ser entregues em sua casa ou ateliê. 

Todo arquiteto é um pouco artista, não? 

Então, que tal valorizar o seu ambiente com uma peça da Laart? Clique aqui e conheça todas elas!

Crédito da foto de capa: Unsplash

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.