Emmanuel Nassar

Emmanuel Nassar: biografia e principais obras do artista paraense

Emmanuel Nassar é um artista plástico paraense que, sem medo, ousa experimentar estilos, diferentes materiais e pontos de vista. 

Fugindo do óbvio e do retrato meramente figurativo do folclore de sua região, o seu modo de expressar não nega suas origens, uma vez que suas obras transmitem as paisagens e tradição de sua terra. 

Porém, muito se engana quem pensa que sua visão sobre o tema seja infantil ou ingênua. Nesse sentido, o artista se desconecta da inocência da estética da arte naïf, visto que conversa e analisa de maneira crítica e consciente esta narrativa. 

Sua trajetória não traz uma linearidade comum. Afinal, o paraense brinca e dialoga com bom humor e sofisticação com o popular e o erudito, assim como não se prende a um só movimento. 

Isso porque em suas peças podemos notar tanto a influência da pop art como do construtivismo. Sem falar no destaque que o ex-arquiteto dá aos objetos, tornando-os, em muitos momentos, protagonistas de suas pinturas. 

Curioso em conhecer a biografia de Emmanuel Nassar e suas obras? Então, não desgrude desse texto!

Biografia de Emmanuel Nassar: início e a transição da arquitetura para a arte 

Nascido em 1949, em Capanema, um município do Pará, a realidade de seu tempo e de seu local nascimento tenta ditar o destino de Emmanuel Nassar, visto que o conservadorismo da região norte do país e a tradição da primeira metade do século XX não apresentam muitas escolhas de profissões. Nesse período, apenas três delas parecem existir: a engenharia, o direito e a medicina. 

Assim, aos 18 anos, ele opta por engenharia. Porém, essa escolha não dura muito. Isso porque em suas primeiras férias decide expandir seus horizontes e viaja para a Europa. 

A viagem para o velho continente representa um divisor de águas em sua vida. Nasce dentro dele uma forte necessidade de mudança. Assim, retorna para o Brasil e, seguindo sua intuição, muda de curso e começa a estudar arquitetura.

Nessas aulas acontece o seu despertar para a arte, uma vez que os traços desenhados em croquis o fascinam. 

Em seguida, já graduado, trabalha em alguns projetos. Porém, a vida estabelece um novo rumo, visto que ele inicia um trabalho diferente, atuando como redator e diretor de arte em uma agência de publicidade. 

Leia também:

A combinação perfeita de repertórios e histórias 

A partir de então, não consegue mais fugir da sua realidade criativa e, da década de 1980 em diante, se entrega à pintura. 

Em suas obras, podemos encontrar e a tradição de seu região, assim expressa por telas pintadas com temas que enaltecem a coragem do povo do Pará, denunciam a miséria, evocam o imaginário popular com cores vibrantes e fogem do figurativo, apresentando uma composição que revela altas doses de arte abstrata. 

Além disso, muitas de suas peças apresentam o detalhamento, a precisão, a geometria e a técnica dos cursos de engenharia e arquitetura. 

Sem falar na criatividade e na ousadia que a experiência na agência de publicidade trazem a ele, assim simbolizadas pelo uso de materiais diferentes e pela original mescla de signos. 

Nesse sentido ele se apropria dos códigos da cultura, utilizando objetos como lâmpadas, garrafas e embalagens, e os ressignifica de modo intuitivo e peculiar. 

Isso acontece a partir de 1988, um ano em que o paraense deixa de pintar somente sobre tela e passa  a incorporar esses materiais em suas obras, enaltecendo em alguns momentos a pintura e em outros o uso de objetos. 

Já na década seguinte, o artista descobre e é seduzido pelas bandeiras. Assim, em seu trabalho “Brasileiros e Brasileiras”, explora ao máximo o aspecto geométrico desse tema, mesclando a estética construtivista com elementos e símbolos da pop art. 

Em 2000, o interesse pela fotografia toma conta do artista plástico, que encontra nessa forma de arte a poesia necessária para prosseguir a sua carreira tão bem sucedida. 

Hoje, Emmanuel Nassar está com mais de 70 anos e é sempre lembrado por seus fãs e críticos de arte pela criatividade, ousadia, imaginação fertil e genialidade técnica. 

5 grandes obras de Emmanuel Nassar 

Recepcôr – 1982

emmanuel nassar biografia
Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Arrail – 1984

emmanuel nassar biografia

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Sonoros Brasil – 1985

emmanuel nassar obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Serra – 1990 emmanuel nassar obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Alto Falante – sem data

emmanuel nassar

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

As obras de Emmanuel Nassar podem ser admiradas  em acervos de museus brasileiros e internacionais.

Elas também fazem parte de galerias virtuais, inclusive da Laart!

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras, que enaltece o trabalho de personalidades artísticas brasileiras e latino-americanas. 

Todas as obras presentes no acervo são originais, de tiragem limitada, assinadas e contam com certificado de autenticidade. 

A Laart nasceu com a proposta de democratizar o acesso à arte. Além disso, os idealizadores da galeria acreditam que é impossível sem arte!

Você também? Então, confira, agora mesmo, as gravuras de Emmanuel Nassar presentes no acervo da Laart e dê um toque especial à decoração de seu escritório ou ateliê!

Crédito da foto de capa: Folha de S.Paulo

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.