paulo pasta

Paulo Pasta: conheça sua biografia e principais obras

O cenário artístico brasileiro é repleto de talentos que, por meio de suas obras, expressam diferentes estéticas e promovem a reflexão. Nesse contexto, alguns artistas se destacam. Esse é o caso de Paulo Pasta, um pintor, desenhista, ilustrador e professor brasileiro, cuja arte encanta e surpreende.

Ao longo desse post, você conhecerá a biografia e as obras de Paulo Pasta. Boa leitura! 

Paulo Pasta: biografia

Nascido em 1959 e natural de Ariranha, interior de São Paulo, Paulo Pasta tem contato com a arte desde sua mais tenra idade. Isso porque sua casa respira esse tema por meio das pinturas de seu pai e pela existência de uma coleção de peças dos mais variados gênios da arte. Assim, como um processo natural, ainda adolescente, inicia seus estudos artísticos em sua casa mesmo, em um ateliê despretensioso.

Logo, o artista empresta como referência traços dos mais célebres artistas, como Vincent van Gogh e Henri Matisse. Em seguida, termina seus estudos básicos.

Assim, em 1977, muda-se para São Paulo e começa a ser um frequentador assíduo da Pinacoteca e do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Logo, seu amor pela arte torna-se inegável. Dessa forma, ela dá início ao seu infinito mergulho nas artes plásticas ao ingressar, no ano seguinte, na Escola de Artes Plásticas da USP.

Você é apaixonado por arte como Paulo Pasta? Então, não deixe de ler: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos”.

Trajetória artística 

Em 1979, combinando a paixão pela pintura e pelo ensino, o artista começa a lecionar pintura e, no ano seguinte, a trabalhar na Pinacoteca. Lá conhece personalidades emblemáticas do Grupo Santa Helena e desenvolve uma relação especial com Alfredo Volpi.

Em 1983, ele se forma em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Lá, tem contato com ícones da arte, como:

Logo, o seu lado acadêmico aflora ainda mais e ele começa a lecionar em grandes instituições de ensino de São Paulo, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, o artista faz parte do corpo docente da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Os estudos, prêmios e reconhecimento de Paulo Pasta

Além do campo acadêmico, o artista desenvolve técnicas e se aprimora por meio de cursos livres nos mais variados institutos culturais da metrópole paulistana. Assim, com tanto estudo e talento, o artista tem seu trabalho reconhecido pelos mais célebres centros de arte. Logo, recebe prêmios do Museu de Arte de Brasileira e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre muitos outros.

Além de receber prêmios de prestígio, o artista participa de várias exposições importantes, lança o livro “Educação pela Pintura” e, em 2018, por meio da mostra “Lembranças do Futuro”, expõe seus últimos principais trabalhos na Galeria Millan.

Doutor em artes visuais pela USP, Paulo Pasta está sempre antenado em relação às tendências, estuda, leciona e produz obras valiosas que ficarão, para sempre, no imaginário de quem o admira. 

Paulo Pasta: obras

No livro “Artistas de USP – Paulo Pasta”, o crítico Rodrigo Naves descreve a essência da personalidade e do estilo do artista de forma sublime:

“Nada que se mostre imediatamente interessa à pintura de Paulo Pasta”.

Em outras palavras, o seu trabalho não é óbvio e nem superficial. Afinal, o artista dá vida a obras abstratas explorando tons sutis e repletos de significados.

 

Com tons que brincam entre si, as obras de Paulo Pasta contam com uma cor principal que contém as outras, mas que não deixa de se destacar. Além disso, suas pinceladas conversam de modo harmonioso e, assim, promovem o equilíbrio interno da obra.

A peça abaixo demonstra essa proposta e faz parte do acervo da Laart. Clique aqui e saiba mais sobre essa interessante gravura.

paulo pasta biografia

 Serigrafia I. Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Além de prestigiarem o equilíbrio interno de modo introspectivo e com bastante sensibilidade, suas obras estimulam um olhar mais reflexivo. Isso porque suas peças promovem uma visão diferenciada e intuitiva do espectador.

Por meio de estruturas mais ordenadas e de elementos que contrastam por meio de cores, as obras de Paulo Pasta são compostas com paixão e possuem elevada qualidade técnica.

paulo pasta obras

 Serigrafia IX. Crédito Laart. Foto de Joca Meirelles

Assim, com muito equilíbrio e singularidade, seus trabalhos se destacam entre tantos ao promoverem a luminosidade intensa e as diferenças entre tom e cor, superfície e profundidade e luz e sombra.

paulo pasta obras

 Serigrafia VIII. Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Quanta sutileza e verdade há nas obras de Paulo Pasta, não é mesmo? Você sabia que o acervo da Laart conta com gravuras originais deste artista?

Pois é!  Especializada na venda de gravuras autênticas, assinadas e com tiragem limitada, a Laart é uma galeria de arte virtual que promove o trabalho dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos. Com certificado de autenticidade, é possível receber essas incríveis gravuras com toda segurança e conforto. Afinal, a Laart não é o mais importante marketplace do mundo da arte à toa!

Você não vai perder a oportunidade de conhecer as mais memoráveis gravuras de Paulo Pasta, certo? Para isso, basta clicar aqui e se encantar!

Crédito da foto de capa: Folha S.Paulo

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.