Quais são os patrimônios culturais do Brasil? Lista com os 14 principais
Um dos maiores orgulhos de quem vive em terras tupiniquins é o de poder conviver com paisagens exuberantes e visitar locais com arquiteturas diversas e repletas de história. As construções nacionais não só chamam a atenção pela beleza, mas também pela importância cultural e social. Aí entram em cena os principais patrimônios culturais do Brasil.
Neste texto, você conhecerá uma lista com os principais patrimônios culturais do Brasil que foram tombados pela UNESCO, saberá onde eles se localizam, e conhecerá suas histórias.
O que é patrimônio cultural?
Patrimônio cultural é um bem ou uma região que representa a história de um povo. Ele gera um senso de conexão entre os habitantes de uma nação e os caracteriza. Logo, preservar sua personalidade apresenta uma importância inigualável não só para proteger a sua identidade, mas também para disseminar sua cultura ao longo da história.
Quais são os principais patrimônios culturais do Brasil?
- Centro Histórico de Ouro Preto
- Centro Histórico de São Luís
- Ruínas de São Miguel das Missões
- Centro Histórico de Olinda
- Centro Histórico de Goiás
- Conjunto Arquitetônico da Pampulha
- Parque Nacional Serra da Capivara
- Paisagens do Rio de Janeiro
- Praça São Francisco
- Centro histórico de Diamantina
- Brasília
- Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
- Centro Histórico de Salvador
- Cais do Valongo
Quais são os patrimônios culturais do Brasil do Sudeste?
Centro Histórico de Ouro Preto
Localizado em Minas Gerais, o Centro Histórico de Ouro Preto foi o primeiro local a entrar na lista da UNESCO como patrimônio cultural nacional.
A cidade é povoada por igrejas e museus de arquitetura barroca, e também conta com esculturas e grandes obras de algumas das maiores personalidades artísticas do período colonial: o escultor e arquiteto Aleijadinho e o pintor Mestre Ataíde.
Crédito: Unsplash
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Também situado em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi desenvolvido por Oscar Niemeyer, teve como projetista o arquiteto Lúcio Costa e também trouxe importantes contribuições do paisagista Roberto Burle Max.
Esse patrimônio apresenta quatro construções e um lago artificial. A ideia do projeto foi concebida em 1940, por Juscelino Kubitschek, prefeito da cidade na época, que queria que o bairro de Pampulha fosse o mais bonito do Brasil.
Crédito: Revista Projeto
Paisagens do Rio de Janeiro
As paisagens cariocas, tão famosas internacionalmente e visitadas por milhões de pessoas todos os anos, compreendem os cenários formados entre o mar e as montanhas do Rio de Janeiro.
A vista do Corcovado, a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana, as montanhas que envolvem a Baía da Guanabara e o aterro do Flamengo são exemplos de patrimônio cultural do Brasil que compõem essa região.
Crédito: Unsplash
Centro Histórico de Diamantina
Presente em Minas Gerais, o Centro Histórico de Diamantina recebeu esse nome porque a região foi considerada o maior centro de extração de diamantes do século XVIII.
A busca por essa pedra preciosa por parte dos portugueses deu ao local fortes características lusitanas à sua arquitetura.
Crédito: G1
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
De Minas Gerais, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é pura poesia.
Esse patrimônio é uma igreja que traz em seu interior a delicadeza de detalhes da arquitetura rococó. Também fazem parte dessa construção sete capelas, que contam, ao longo delas, com esculturas de Aleijadinho.
Crédito: Globoplay
Cais do Valongo
Situado na área portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Porto traz um simbolismo histórico único. Foi por meio desse canal que chegaram mais de 900 mil escravos africanos.
A UNESCO o estabeleceu como um dos principais patrimônios culturais do Brasil por representar a sobrevivência e as dificuldades desse quase 1 milhão de pessoas.
Crédito: Iphan
5 principais patrimônios culturais do Brasil do Nordeste
Centro Histórico de São Luís
Com uma presença arquitetônica forte que mescla influências dos holandeses, portugueses e franceses, o Centro Histórico de São Luís, localizado no estado do Maranhão, é famoso por suas ruas de paralelepípedos e por trazer belíssimos casarões repletos de azulejos lusitanos, que dão um ar europeu à cidade nordestina.
Crédito: Viagem e Turismo
Centro Histórico de Olinda
Situado em Pernambuco, o Centro Histórico de Olinda traz à tona a história do Brasil colonial, visto que, por quase dois séculos, a região foi um ponto importante de exploração da cana de açúcar.
Sua arquitetura, além de trazer características do estilo colonial, também traz casas com fachadas coloridas e azulejos, além de também apresentar traços da arquitetura neoclássica do século XIX.
Crédito: iPatrimônio
Parque Nacional Serra da Capivara
Localizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos centros arqueológicos mais importantes e antigos da América do Sul. Ele é composto por uma série de cavernas que trazem, em seu interior, pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos.
Crédito: Wikipédia
Centro Histórico de Salvador
Repleto de história e de cultura, e combinando aspectos do estilo barroco e renascentista, o Centro Histórico de Salvador (Bahia), engloba áreas famosas como o Pelourinho e a Praça da Sé.
Esse patrimônio cultural brasileiro representa o maior conjunto arquitetônico preservado dos tempos em que o Brasil era colônia, logo, também traz características do urbanismo de Portugal.
Crédito: Unsplash
Praça São Francisco
Localizada no interior do estado do Sergipe, a Praça São Francisco traz uma série de casarões e o Museu de Arte Sacra.
Sua arquitetura religiosa reflete a influência dos franciscanos, uma ordem que contribuiu para o processo de colonização da região.
Crédito: Wikipédia
Exemplos de patrimônio cultural no Brasil presente no Centro-Oeste e Sul
Brasília
O plano piloto da capital do Brasil é considerado um divisor de águas para a história da arquitetura e urbanismo do país.
Idealizada pelas mentes brilhantes de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a capital federal foi reconhecida como patrimônio cultural pela UNESCO em 1987. Primeira e única cidade moderna a receber essa honraria, Brasília representa desenvolvimento e progresso em seus traços e curvas.
Crédito: Unsplash
Centro Histórico de Goiás
O Centro Histórico de Goiás também reflete as marcas da colonização da região, uma vez que o local foi um dos grandes pontos de exploração de ouro do Centro-Oeste brasileiro.
Apresentando traços do barroco em sua arquitetura, esse patrimônio é formado por um conjunto de igrejas delicadas e por casinhas que se complementam em suas ruas sinuosas.
Crédito: Imagens e Viagens
Ruínas de São Miguel das Missões
Fechando a lista de patrimônios culturais do Brasil, estão as ruínas de São Miguel das Missões, um sítio arqueológico situado no Rio Grande do Sul na fronteira com a Argentina.
Suas construções foram erguidas pelos jesuítas que, nos séculos XVIII e XIX, atuaram como polos para catequizar os índios. Sendo assim, as ruínas representam a memória das comunidades indígenas do local, que consideram a região sagrada.
Crédito: Wikipédia
Já visitou algum desses patrimônios culturais? Conte para a gente quais foram suas impressões nos comentários aqui abaixo!
A Laart valoriza muito a cultura, a arquitetura e arte de todos os povos. Uma prova disso é que essa galeria de arte online, traz, em seu acervo, mais de 15.000 gravuras dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos.
Que tal fazer uma visita e conferir?
There are no comments