patrimônios culturais do brasil

Quais são os patrimônios culturais do Brasil? Lista com os 14 principais

Um dos maiores orgulhos de quem vive em terras tupiniquins é o de poder conviver com paisagens exuberantes e visitar locais com arquiteturas diversas e repletas de história. As construções nacionais não só chamam a atenção pela beleza, mas também  pela importância cultural e social. Aí entram em cena os principais patrimônios culturais do Brasil. 

Neste texto, você conhecerá uma lista com os principais patrimônios culturais do Brasil que foram tombados pela UNESCO, saberá onde eles se localizam, e conhecerá suas histórias. 

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é um bem ou uma região que representa a história de um povo. Ele gera um senso de conexão entre os habitantes de uma nação e os caracteriza. Logo, preservar sua personalidade apresenta uma importância inigualável não só para proteger a sua identidade, mas também para disseminar sua cultura ao longo da história. 

Quais são os principais patrimônios culturais do Brasil?

  • Centro Histórico de Ouro Preto 
  • Centro Histórico de São Luís 
  • Ruínas de São Miguel das Missões 
  • Centro Histórico de Olinda 
  • Centro Histórico de Goiás 
  • Conjunto Arquitetônico da Pampulha 
  • Parque Nacional Serra da Capivara
  • Paisagens do Rio de Janeiro 
  • Praça São Francisco 
  • Centro histórico de Diamantina
  • Brasília 
  • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos 
  • Centro Histórico de Salvador 
  • Cais do Valongo 

Quais são os patrimônios culturais do Brasil do Sudeste?

Centro Histórico de Ouro Preto 

Localizado em Minas Gerais, o Centro Histórico de Ouro Preto foi o primeiro local a entrar na lista da UNESCO como patrimônio cultural nacional. 

A cidade é povoada por igrejas e museus de arquitetura barroca, e também conta com esculturas e grandes obras de algumas das maiores personalidades artísticas do período colonial: o escultor e arquiteto Aleijadinho e o pintor Mestre Ataíde. 

quais são os patrimônios culturais do brasil

Crédito: Unsplash 

Conjunto Arquitetônico da Pampulha 

Também situado em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi desenvolvido por Oscar Niemeyer, teve como projetista o arquiteto Lúcio Costa e também trouxe importantes contribuições do paisagista Roberto Burle Max. 

Esse patrimônio apresenta quatro construções e um lago artificial. A ideia do projeto foi concebida em 1940, por Juscelino Kubitschek, prefeito da cidade na época, que queria que o bairro de Pampulha fosse o mais bonito do Brasil. 

quais são os patrimônios culturais do brasil

Crédito: Revista Projeto 

Paisagens do Rio de Janeiro 

As paisagens cariocas, tão famosas internacionalmente e visitadas por milhões de pessoas todos os anos, compreendem os cenários formados entre o mar e as montanhas do Rio de Janeiro. 

A vista do Corcovado, a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana, as montanhas que envolvem a Baía da Guanabara e o aterro do Flamengo são exemplos de patrimônio cultural do Brasil que compõem essa região. 

quais são os patrimônios culturais do brasil

Crédito: Unsplash

Centro Histórico de Diamantina 

Presente em Minas Gerais, o Centro Histórico de Diamantina recebeu esse nome porque a região foi considerada o maior centro de extração de diamantes do século XVIII. 

A busca por essa pedra preciosa por parte dos portugueses deu ao local fortes características lusitanas à sua arquitetura.

os principais patrimônios culturais do brasil

Crédito: G1

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos 

De Minas Gerais, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é pura poesia. 

Esse patrimônio é uma igreja que traz em seu interior a delicadeza de detalhes da arquitetura rococó. Também fazem parte dessa construção sete capelas, que contam, ao longo delas, com esculturas de Aleijadinho. 

os principais patrimônios culturais do brasil

Crédito: Globoplay 

Cais do Valongo 

Situado na área portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Porto traz um simbolismo histórico único. Foi por meio desse canal que chegaram mais de 900 mil escravos africanos. 

A UNESCO o estabeleceu como um dos principais patrimônios culturais do Brasil por representar a sobrevivência e as dificuldades desse quase 1 milhão de pessoas. 

os principais patrimônios culturais do brasil

Crédito: Iphan

5 principais patrimônios culturais do Brasil do Nordeste

Centro Histórico de São Luís 

Com uma presença arquitetônica forte que mescla influências dos holandeses, portugueses e franceses, o Centro Histórico de São Luís, localizado no estado do Maranhão, é famoso por suas ruas de paralelepípedos e por trazer belíssimos casarões repletos de azulejos lusitanos, que dão um ar europeu à cidade nordestina. 

exemplos de patrimônio cultural do brasil

Crédito: Viagem e Turismo 

Centro Histórico de Olinda 

Situado em Pernambuco, o Centro Histórico de Olinda traz à tona a história do Brasil colonial, visto que, por quase dois séculos, a região foi um ponto importante de exploração da cana de açúcar. 

Sua arquitetura, além de trazer características do estilo colonial, também traz casas com fachadas coloridas e azulejos, além de também apresentar traços da arquitetura neoclássica do século XIX. 

exemplos de patrimônio histórico no brasil

Crédito: iPatrimônio

Parque Nacional Serra da Capivara 

Localizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos centros arqueológicos mais importantes e antigos da América do Sul. Ele é composto por uma série de cavernas que trazem, em seu interior, pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos. 

exemplos de patrimônio histórico no brasil

Crédito: Wikipédia 

Centro Histórico de Salvador 

Repleto de história e de cultura, e combinando aspectos do estilo barroco e renascentista, o Centro Histórico de Salvador (Bahia), engloba áreas famosas como o Pelourinho e a Praça da Sé. 

Esse patrimônio cultural brasileiro representa o maior conjunto arquitetônico preservado dos tempos em que o Brasil era colônia, logo, também traz características do urbanismo de Portugal. 

exemplos de patrimônio histórico no brasil

Crédito: Unsplash 

Praça São Francisco

Localizada no interior do estado do Sergipe, a Praça São Francisco traz uma série de casarões e o Museu de Arte Sacra. 

Sua arquitetura religiosa reflete a influência dos franciscanos, uma ordem que contribuiu para o processo de colonização da região. 

exemplos de patrimônio histórico no brasil

Crédito: Wikipédia 

Exemplos de patrimônio cultural no Brasil presente no Centro-Oeste e Sul 

Brasília 

O plano piloto da capital do Brasil é considerado um divisor de águas para a história da arquitetura e urbanismo do país. 

Idealizada pelas mentes brilhantes de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a capital federal foi reconhecida como patrimônio cultural pela UNESCO em 1987. Primeira e única cidade moderna a receber essa honraria, Brasília representa desenvolvimento e progresso em seus traços e curvas. 

patrimônios culturais do brasil

Crédito: Unsplash 

Centro Histórico de Goiás 

O Centro Histórico de Goiás também reflete as marcas da colonização da região, uma vez que o local foi um dos grandes pontos de exploração de ouro do Centro-Oeste brasileiro. 

Apresentando  traços do barroco em sua arquitetura, esse patrimônio é  formado por um conjunto de igrejas delicadas e por casinhas que se complementam em suas ruas sinuosas. 

patrimônios culturais do brasil

Crédito: Imagens e Viagens 

Ruínas de São Miguel das Missões

Fechando a lista de patrimônios culturais do Brasil, estão as ruínas de São Miguel das Missões, um sítio arqueológico situado no Rio Grande do Sul na fronteira com a Argentina. 

Suas construções foram erguidas pelos jesuítas que, nos séculos XVIII e XIX, atuaram como polos para catequizar os índios. Sendo assim, as ruínas representam a memória das comunidades indígenas do local, que consideram a região sagrada. 

patrimônios culturais do brasil

Crédito: Wikipédia 

Já visitou algum desses patrimônios culturais? Conte para a gente quais foram suas impressões nos comentários aqui abaixo!

A Laart valoriza muito a cultura, a arquitetura e arte de todos os povos. Uma prova disso é que essa galeria de arte online, traz, em seu acervo, mais de 15.000 gravuras dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos. 

Que tal fazer uma visita e conferir? 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.