niobe xandó

Niobe Xandó: biografia e obras da artista autodidata 

Niobe Xandó foi uma artista brasileira que transitou entre a pintura, o desenho e a autoria de livros. 

Autodidata e além de seu tempo, nunca se prendeu a um só tema, criando desde autorretratos e obras figurativas até telas que exploravam a estética abstracionista e o surrealismo. 

Para conhecer as obras e a biografia de Niobe Xandó, basta ler este post até o fim. Boa leitura! 

Biografia de Niobe Xandó: conheça a trajetória da emblemática artista 

Niobe Xandó nasceu em São Paulo, mais precisamente em Campos Novos Paulista, em 1915. E é no interior do estado que a paulista passa a infância e quase toda sua adolescência. 

Assim, em 1932, muda-se para a capital, onde, ainda muito nova, casa-se com João Baptista Ribeiro Costa, uma pessoa bastante atuante no Partido Comunista. Logo, também se envolve com o tema e começa frequentar reuniões do partido, o que é considerado uma audácia para a época e mostra a personalidade ousada da artista. 

A sua carreira na arte se inicia de forma tardia, mas contundente, o que acontece em 1947, quando já está com 32 anos e morando em Nova York. 

Esse período representa um divisor de águas na vida da artista. Afinal, é quando ela conhece e estreita relações com personalidades artísticas internacionalmente conhecidas, como o pintor brasileiro Geraldo de Barros e o artista japonês Yoshiya Takaoka. 

Pouco tempo depois, em 1953, acontece, em São Paulo, sua primeira conquista profissional, assim simbolizada pela realização de uma mostra. 

Nesse período, se separa de seu primeiro marido e se casa com o tcheco Alexandre Block e, assim, por seu intermédio, conhece e estabelece uma relação de amizade com o também tcheco Vilém Flusser, um crítico de arte que se envolve com o seu processo criativo e escreve artigos sobre o seu trabalho. 

É nessa época também que desenvolve suas obras figurativas, assim expressas por pinturas de autorretratados e de peças que abordam o universo infantil e temática de botecos, e que recebem forte influência de mestres da pintura, como do norueguês Edvard Munch e do pós-impressionista francês Paul Gauguin.

biografia de niobe xandó

As Meninas, 1951. Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Já em 1957, a artista se dedica a viajar por famosas cidades europeias, um fato que contribui bastante para aumentar o seu repertório cultural e artístico. 

O despertar surrealista de Niobe Xandó

É a partir de 1965 que a biografia de Niobe Xandó ganha um novo marco. Afinal, é nesse ano que ela realiza uma importante exposição em São Paulo. 

A partir de então, a artista abandona o tom figurativo de se trabalho e começa a se aproximar do universo surrealista, assim expresso por flores fantásticas e por obras que contam com uma certa dose de morbidez, como é o caso da peça Ave-Flor II, de 1968.

obras de niobe xandó

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Além de explorar flores e animais, também fazem parte da trajetória da artista, nessa fase, folhas, raízes e até temas considerado mais radicais, como crânios de macacos encontrados em florestas. 

Em seguida, morando na Bahia, a artista começa a experimentar diferentes abordagens e temas em seu trabalho, como as máscaras e os totens. Para essas composições, se inspira na cultura africana e, assim, percorrendo a estética abstrata, se torna conhecida por essas temáticas. 

obras de niobe xandó

Grande Máscara-Portal, 1974. Crédito Enciclopédia Itaú Cultural 

Em seguida e até a década de 1980, influenciada pelo dadaísmo, as obras de Niobe Xandó partem para a direção do letrismo, uma corrente de vanguarda europeia liderada pelo francês Maurice LeMaître que, ao conhecer as obras de Niobe Xandó, se encanta e a convida para  participar de uma mostra sobre o tema. No entanto, a artista recusa o convite.

 “Niobe não queria estar vinculada a nenhum movimento. Ela era livre demais para isso –  Antonio Carlos Abdalla, curador de arte. 

Principais obras de Niobe Xandó

Confira, agora, as principais obras de Niobe Xandó. 

1. Black Power 

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

2. Serigrafia I 

obras de niobe xandó

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

3. Geometria VII

 

niobe xandó
Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

A artista se despede da vida e da arte em 2010, aos 95 anos. Além da liberdade, seu trabalho e sua personalidade mesclavam emoção, sarcasmo e uma inegável qualidade técnica. 

Assim, as obras de Niobe Xandó não podem ser rotuladas em um movimento e estilo único. Contudo, podem ser descritas como peças singulares que encantavam seu público e que traduziam os seus sentimentos. 

Desde 1953 até seus últimos dias, a sua presença foi constante no cenário artístico nacional e internacional, assim como o seu trabalho é conhecido e reconhecido por diversas gerações. 

Uma prova disso é que seu legado faz parte de importantes acervos de museus do Brasil e do mundo, assim com da Laart!

Conheça as obras da artista que fazem parte da galeria e descubra por que o seu trabalho foi tão importante para a arte.  

Aproveite também para conhecer a proposta da Laart. A Laart é uma galeria de arte online que prestigia o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. Para isso, traz para todo fã de arte, gravuras de diferentes movimentos e artistas. Para ter acesso às mais de 15.000 obras do acervo, convidamos você a fazer um mergulho artístico aqui! 

Crédito da foto de capa: Bykamy

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.