as 7 artes

As 7 artes: quais são e a história por trás de cada uma

As 7 artes englobam as correntes artísticas cujas linguagens se destacam pelo valor estético e apelo emocional que causam em seus observadores. Foi no século XVII e na Grécia que essa definição ganhou forma, sendo utilizada para designar a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura. 

Baseada no conceito de belas artes, em que se valoriza a representação do belo, uniu-se a essas seis disciplinas o cinema, no século XX, completando, assim, o conjunto das 7 artes.

Um dos trabalhos mais importantes sobre o assunto foi de Charles Batteux datado de 1746. Com “Les Beaux-Arts réduits à un même principe”, o francês tentou encontrar uma singularidade entre as teorias sobre beleza e o interesse por um único princípio. Assim, estabeleceu critérios para representar essas expressões.

Logo, guiados por essa definição, muitos autores e críticos começaram a utilizar o termo belas artes para as 7 artes clássicas.

Já o cinema foi inserido nesse contexto graças ao crítico de cinema italiano Ricciotto Canudo e a seu “Manifesto das sete artes”, publicado em 1914. O teatro, por sua vez, não faz parte dessa lista por não ser considerado um gênero independente, mas sim uma variação da literatura.

As 7 artes modernas são assim compreendidas por tentar elevar a experiência humana comunicando a verdade por meio do belo e do sublime.

Quais são as 7 artes: uma breve análise sobre cada uma

Você provavelmente já teve contato com os 7 tipos de arte e tem uma compreensão geral do que cada uma delas é.  Entretanto, a seguir, explicamos de maneira breve e direta a razões pelas quais cada uma faz parte desse seleto grupo.

as 7 artes Crédito: Pixabay

Arquitetura

A arquitetura é a primeira das 7 artes clássicas. É considerada arte devido à engenhosidade e ao uso da estética para criar edifícios que sejam harmônicos com o espaço e que perdurem no tempo.

Para os gregos antigos, com edifícios monumentais como o Parthenon e arquitetos como Parmenio, que foi encarregado de erguer Alexandria, a arquitetura foi um dos aspectos fundamentais para formar sua civilização e arte.

Segundo Le Corbusier:

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz”.

Gosta de arquitetura? Então, leia: “Arquitetura Moderna: conheça sua importância e características!”

Escultura

Escultura é outro entre os 7 tipos de arte. A capacidade de usar essa habilidade para criar formas e monumentos 3D foi reconhecida desde a antiguidade, e hoje essa ainda é considerada uma das formas primárias da arte.

Joseph Addison fez uma bela definição sobre o assunto:

“A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.”

Pintura

Entre as 7 artes, a pintura é talvez uma das mais reconhecidas. Afinal, desde a antiguidade, ela é usada como uma forma de expressão e como um modo de registrar a realidade.

Para Voltaire:

“A pintura é poesia sem palavras.”

Gosta de pintura? Então, encante-se com o assunto lendo: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?”.

Música

A capacidade de usar instrumentos para criar belos sons faz da música uma das 7 artes clássicas.

Essa manifestação artística acompanha a humanidade desde a sua existência, sendo uma forma de comunicação, mas também uma arte que, acima de tudo, gera prazer. Essa é uma das abordagens mais práticas da arte.

Nietzsche tem uma citação simples e sublime sobre a música:

 ”Sem música a vida seria um erro.”

Literatura

A literatura é uma forma de arte que se baseia no uso das palavras. Nesta forma de expressão também fazem parte a poesia e o teatro. Isso porque ambos, inegavelmente, oferecem contribuições importantes para a humanidade.

Segundo August Schlegel:

“Literatura é a imortalidade da fala.”

Dança

A dança faz parte das 7 artes por provocar movimentos do corpo que acompanham o ritmo da música. Logo, funciona como um meio estético de expressão. A dança é usada como:

  • forma de expressão;
  • interação espiritual;
  • conexão social;
  • comunicação não verbal.

Sobre o assunto, Martha Graham fez a interessante observação:

“A dança é a linguagem escondida da alma.”

Cinema

Por último, mas não menos importante é a sétima arte: cinema. Hoje é um dos meios mais populares de expressão artística no mundo, com peças audiovisuais de grande valor que são consideradas clássicas entre os estudiosos e cinéfilos.

Sobre o tema, Orson Welles afirmou:

  “O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.”

Você é cinéfilo? Então não deixe de ler: “10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos”.

os 7 tipos de arte cinemaCrédito: Pixabay

 As 7 artes: conclusão

Ao longo da história, a arte esteve intrinsecamente ligada à vida humana, servindo como meio de expressão e como linguagem universal em que a beleza e a estética prevalecem.

Seja por meio da dança, da música, do cinema, da arquitetura, da literatura, da pintura ou da escultura, a arte inspira por meio de peças únicas. Desenvolvidas como modo de expressão individual ou coletiva, elas emocionam e encantam todos os apreciadores de arte.

Gostou de saber quais são as 7 artes? Então, como fã do assunto, você deve visitar a galeria de arte da Laart. Sabe o motivo? Porque aqui você encontra gravuras originais dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos. Tenha essa experiência agora, navegue em nossa galeria e se deslumbre com as centenas de obras de nosso acervo.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.