grafiteiros brasileiros

14 famosos grafiteiros brasileiros que ganharam as ruas do mundo

O Brasil é conhecido por apresentar mix de culturas, diversidade e criatividade. Nesse contexto, também apresenta grafiteiros brasileiros que esbanjam talento, sagacidade e técnica.

O grafite no Brasil teve seu início na década de 1970 na cidade de São Paulo. Nessa época, o país vivia um momento delicado, em que a censura da ditadura militar dominava a cena. Assim, como um grito de liberdade, o grafite no Brasil despontou como uma manifestação de expressão, denúncia e crítica.

Nesse cenário, alguns artistas se destacaram e, logo, se tornaram grafiteiros famosos por utilizarem diferentes técnicas e por se expressarem nos mais variados estilos, como o figurativo, o abstrato e o surrealismo, entre outros.

Curioso em saber quem são os top 14 grafiteiros brasileiros? Então, siga com a leitura!

Grafiteiros brasileiros: lista da fama

Confira agora quem são os grafiteiros brasileiros mais famosos e suas artes sensacionais.

1. Alex Senna

Abrindo a lista de grafiteiros brasileiros famosos está Alex Senna, que além de atuar na arte do grafite também é ilustrador. Nascido em São Paulo, Alex Senna mostrou que tinha talento ainda criança, expressando-se por meio do desenho.

No entanto, foi na adolescência que teve contato com o grafite, tendo como fonte de inspiração cartunistas icônicos como Maurício de Sousa e Ziraldo. No geral, assuntos do cotidiano e relacionamentos são os mais abordados pelo grafiteiro.

grafite no brasil

Crédito: Veja SP

2. Alexandre Orion

Nascido em São Paulo, Alexandre Orion é um artista multimídia que exerce sua arte por meio do grafite, da fotografia e dos murais.

Abordando temáticas importantes da cultura brasileira, como a consciência social, a curiosidade e a comédia, Orion retrata o cotidiano da cidade de modo único. Em suas próprias palavras: “a cidade é carregada de significados”. 

Crédito: Hypeness

3. Carolyna Barbara Maciel (Mag Magrela)

A paulista Carolyna Barbara Maciel, mais conhecida como Mag Magrela, é pintora, cantora, escultora e, claro, grafiteira.

Apresentando obras compostas por figuras femininas repletas de melancolia e com toques de morbidez, sua arte apresenta forte criatividade e intuição.

Crédito: Jornal Mulier

4. Derlon Almeida de Lima

Nascido em Recife, Derlon Almeida é um grafiteiro famoso, cujo trabalho conta com elementos da cultura popular e suas mais variadas formas de expressão.

Com obras com poucas cores, Derlon Almeida inspira-se muito na xilogravura popular para construir suas temáticas. Assim, por apresentar uma estética singular, é considerado um dos grafiteiros brasileiros mais famosos da atualidade.

Crédito: Canal Londres

5. Eduardo Kobra

Nascido em São Paulo, Eduardo Kobra, além de grafiteiro, é um dos maiores representantes do muralismo atual. Com um trabalho exposto em cinco continentes, Kobra tem como inspiração a street art dos centros urbanos.

Autodidata e estudioso, o artista trabalha com diferentes técnicas, utilizando, em muitos momentos, a tridimensionalidade e a realidade aumentada em suas obras.

Crédito: G1

6. Fabio Luiz Santos Ribeiro ( Binho Ribeiro)

Binho Ribeiro é conhecido por seu pioneirismo. Afinal, ele foi o primeiro representante do grafite no Brasil. Bastante influenciado pela street art de Nova York, o seu trabalho é caracterizado por um estilo arrojado e está presente em diversos estados do país e em muitos lugares do globo.

Crédito: Binho Ribeiro

7. Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gêmeos)

Dois dos mais famosos grafiteiros do Brasil são paulistas. Eles são os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos no resto do mundo como “Os Gêmeos”.

Contando com um legado incrível da arte do grafite, o trabalho dessa dupla mistura referências de movimentos diversos, sem deixar de apresentar uma identidade particular, que é referência no grafite do Brasil.

grafiteiros brasileiros

Crédito: Simplesmente Artes

8. José Augusto Amaro Handa (Zezão)

O paulistano José Augusto Amaro Handa, mais conhecido no circuito artístico como Zezão, começou a sua trajetória em lugares inóspitos, como em canais de esgoto.

Assim, inspirado pela genialidade de Jean-Michel Basquiat, o grafiteiro nunca fez um trabalho óbvio. Afinal, além de paisagens insólitas, Zezão teve como referência a novidade, assim, produziu sua arte utilizando sucata e lixo, reinventando esses elementos e dando a eles um novo significado.  

grafite no brasil

Crédito: Hypeness

9. Marcelo Eco

Nascido no Rio de Janeiro, Marcelo Eco, além de ser um dos grafiteiros brasileiros mais famosos da atualidade, também é ilustrador.

O artista foi o precursor da arte urbana carioca, o que demonstra o seu espírito criativo e de vanguarda. Com trabalhos repletos de cores vibrantes, Marcelo Eco é conhecido por representar caveiras e personagens emblemáticos do dia a dia.

Crédito: Passeios baratos em SP

 10.  Nina Pandolfo

Nascida no interior de São Paulo, Nina Pandolfo sempre demonstrou interesse pela arte. Conhecida por suas obras lúdicas e expressivas, a grafiteira, no começo, utilizava técnicas mais simples.

No entanto, com o passar do tempo, seu trabalho atingiu níveis complexos, mas sua delicadeza sempre foi preservada. Logo, conquistou o Brasil e o mundo.

Crédito: Nina Pandolfo

Leia também: “Documentário sobre arte: 8 obras imperdíveis de Michelangelo ao Pixo”.

Grafiteiros brasileiros: + 4 famosos

Confira agora a segunda parte da seleção especial de grafiteiros brasileiros famosos.

1. Panmela Castro (Anarkia Boladona)

Nascida no Rio de Janeiro. Panmela Castro, mais conhecida como Anarkia Boladona, já espalhou a sua marca, assinatura e desenhos por diversos muros de sua terra natal.

Com um trabalho que conta com o universo feminino como principal tema, a grafiteira aborda assuntos importantes da sociedade, como a igualdade de condições e, principalmente, a violência doméstica.

grafiteiros famosos

Crédito: Revista Trip

2. Paulo Cesar Silva (Speto)

Paulo Cesar Silva, mais conhecido como Speto, é um dos mais célebres representantes do grafite no Brasil. Bastante influenciado pelo movimento hip hop da década de 1980, seu trabalho conta com a prevalência de figuras humanas em preto e branco.

Com técnica e talento, as obras de Speto podem ser visualizadas em diversos museus, galerias e também em campanhas publicitárias. 

grafite no brasil

Crédito: Rolling Stone

3.  Rodrigo Branco

Rodrigo Branco é um dos grafiteiros brasileiros mais importantes do cenário artístico. Compondo um trabalho único, por meio de traços complexos, a arte de Rodrigo Branco reflete a cena urbana de modo diferenciado.

Com obras expostas em vários lugares brasileiros, sua arte cruzou fronteiras, fazendo parte do dia a dia de outros países, como nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.  

grafiteiros famosos

Crédito: Dionisio Arte

4. Rui Amaral

O paulistano Rui Amaral é considerado um dos pioneiros do grafite no Brasil. Com trabalhos icônicos presentes principalmente na Avenida Paulista e no Beco do Batman, Rui Amaral já expôs em diversos lugares importantes da cena artística, como na Pinacoteca e no MAC.

grafiteiros brasileiros

Crédito: Yahoo

Graças a esses icônicos grafiteiros brasileiros, a arte de nosso país está espalhada por todo o mundo, com obras expostas em muros, prédios, museus e galerias de arte. Para continuar a vasculhar o grafite, convidamos você a ler o artigo: “Grafiteiros famosos: [LISTA] inédita com os top 14 mais conhecidos”.

Com você viu, a arte não está apenas em museus, mas também a céu aberto, nas ruas da cidade e também em galerias de arte online, como a Laart, que apresenta um acervo exclusivo de obras composto por gravuras originais e de tiragem limitada. Todas elas contam com certificado de autenticidade e você as recebe, em casa, com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

Crédito da foto de capa: Hypeness

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.