O que é, o que faz e como ser um curador de arte
O curador de arte é a peça-chave de toda exposição. Do latim “tutor”, a palavra curador é definida como alguém que zela por algo. No entanto, no cenário artístico, essa expressão remete a um significado muito mais importante. Afinal, esse profissional faz com que as obras dos artistas apresentem relevância e consigam ser assimiladas por seu público.
O papel do curador de arte abrange mais atividades do que muita gente imagina. Isso porque, além de ser o responsável pela concepção das peças de uma mostra, ele também desenvolve e gerencia a exposição. Esse profissional também atua na produção e revisão do registro da mostra.
A figura do curador de arte evoluiu muito nos últimos anos. Uma prova disso é que muitos desses profissionais não apresentam vínculos com os lugares em que trabalham. Assim, atuam de forma mais independente.
Quer saber mais sobre o assunto e entender melhor o que é, o que faz e como se tornar um curador de arte? É só seguir com sua leitura!
O que é um curador de arte?
O curador de arte é alguém que cuida, seleciona, organiza e exibe uma mostra. Esse processo engloba tanto a concepção da exposição como a sua administração. Dessa forma, o papel do curador abrange muitas atividades e é ele que decide como o orçamento será orientado e quais trabalhos serão expostos.
O curador de arte também precisa saber interpretar as obras e conseguir transmitir a ideia do artista para seu público. Dessa forma, oferece diferentes possibilidades de leitura para seus espectadores. Porém, ao mesmo tempo, deve cuidar para que o contexto e a intenção do artista sejam preservados.
Além de proporcionar diferentes leituras, o curador também deve compreender e acompanhar o conceito do artista e, assim, oferecer a ele um olhar diferente e apurado sobre o seu trabalho.
Crédito: Agência Brasil
O que faz um curador de arte?
O curador de arte seleciona, organiza e exibe as obras de arte. Nesse cenário, ele administra, identifica e registra itens. No entanto, muito mais do que selecionar e exibir, esse profissional deve saber contextualizar a proposta da exposição, dialogando com o espaço que a exibirá, com o artista e o público.
Essa figura também atua na montagem da mostra, elencando suas peças e as preservando. Além disso, gerencia a apresentação e a divulgação das exposições.
Outras responsabilidades típicas dos curadores incluem:
- desenvolver e organizar novas coleções;
- pesquisar, negociar preços e adquirir itens;
- manter os catálogos atualizados e registrados;
- entrevistar, contratar e treinar funcionários;
- assegurar a preservação das obras;
- coletar doações.
Vale destacar que o papel do curador e suas atividades variam de acordo com a instituição que ele representa. Ou seja, se trabalhar em uma pequena galeria, ele pode ser o responsável pela maioria das tomadas de decisão. Porém, caso atue em um grande museu, é possível que existam vários outros curadores. Assim, sua função poderá ser determinada de acordo com sua especialização ou projeto específico.
Crédito: Jornal do Comércio
Confira:
- 9 livros de arte para quem ama ler sobre o assunto;
- Colecionadores de arte: seleção especial com os TOP 10;
- Documentário sobre arte: 8 obras imperdíveis de Michelangelo a Pixo.
Como se tornar um curador de arte
Para se tornar um curador de arte, é preciso:
1. Ter bagagem cultural
O amor pela arte e sua história é obrigatório para qualquer pessoa que deseje se tornar um curador de arte. Afinal, eles representam a instituição. Dessa forma, devem ter uma ótima bagagem cultural e bastante conhecimento em arte.
Além disso, deve ser capaz de analisar a autenticidade das obras de arte, além de saber como preservá-las e entender o seu valor cultural e financeiro.
Como os curadores de arte geralmente são os grandes responsáveis pela compra de peças de uma mostra, é preciso que eles também saibam negociar, tenham contatos e conheçam o mercado.
Um bom curso de graduação geralmente é essencial para a maioria das posições curatoriais. No entanto, devido à forte concorrência nessa área, é recomendável ampliar os estudos por meio de uma pós-graduação ou cursos de especialização.
Esta área de trabalho é aberta a graduados de todas as disciplinas, mas os assuntos que geralmente devem ser dominados são sobre:
- antropologia;
- arqueologia;
- arte;
- história da arte;
- administração de artes;
- gestão de eventos/exposições;
- história.
2. Ter diferentes competências
Além de competências específicas relacionadas à arte, para realizar uma boa curadoria de arte, é preciso contar com habilidades empresariais, analíticas, administrativas e tecnológicas.
Habilidades essenciais para exercer uma boa curadoria de arte incluem:
- negociar o melhor preço ou termos comerciais;
- trabalhar dentro de um orçamento;
- gerenciar funcionários;
- ter algum conhecimento de marketing e concessão de subsídios.
Qualquer galeria ou museu deve ter um público para ser bem-sucedido. Portanto, saber escolher exposições e coleções atraentes são uma parte vital do trabalho do curador de arte.
3. Ter experiência
Não espere até que a sua graduação esteja completa para ganhar a experiência que o diferenciará de outros candidatos a curador.
Para isso, você pode:
- se voluntariar para trabalhar em um museu;
- candidatar-se a estágios em galerias e outras instituições que trabalhem com arte;
- trabalhar meio-período em diferentes, mas importantes áreas, como a comercial;
- construir uma rede de contatos.
Se você também ama arte, conheça agora a galeria de obras da Laart direto do nosso site. Somos uma galeria de arte online especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e de série com tiragem limitada de importantes artistas brasileiros e latino- americanos.
Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo da arte. Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso acervo.
There are no comments