fotógrafas brasileiras

7 fotógrafas brasileiras famosas: as + conhecidas da arte dos cliques 

Não só criativas, como talentosas e corajosas, as primeiras fotógrafas brasileiras da história tiveram que lutar para se destacar em um tempo em que a mulher ocupava um lugar secundário na sociedade. 

Essa luta se fez bastante presente na vida não só das pioneiras, mas também das profissionais contemporâneas. Afinal, apesar do trabalho feminino do setor ser aplaudido e valorizado hoje, ainda há diferenças que vão muito além do salário. 

Foi o que mostrou um estudo recente feito pela State of News Photography. Segundo ele, o campo traz muitos mais profissionais do sexo masculino do que do feminino. 

Além disso, as atuações em grandes corporações também contam com mais homens do que com mulheres. Porém, os salários menores ainda são das mulheres e apenas 2% delas ganham altas remunerações. 

Esses dados só comprovam as diferenças desse campo, mas não desqualificam, em hipótese alguma, nem os talentos nem a dedicação tanto dos fotógrafos como das fotógrafas. 

Para conhecer a arte e um pouco da história das grandes fotógrafas brasileiras, basta seguir com sua leitura!

Primeiras fotógrafas brasileiras da história: 3 mulheres maravilhosas 

Gioconda Rizzo 

Nascida em 1897, em São Paulo, Gioconda Rizzo foi a primeira fotógrafa brasileira.  

Ela começou nessa arte logo cedo, com apenas 14 anos de idade, um ato que fazia escondido de seu pai, que era fotógrafo e dono de um estúdio. 

No começo, ele não gostava que sua filha transitasse pelo espaço, mas depois, percebeu o seu talento e concordou que ela fotografasse mulheres e crianças. 

A paulistana agarrou a oportunidade e foi muito além disso, uma vez que inovou ao quebrar com o costume da época de fotografar o corpo inteiro, clicando apenas rostos e ombros. 

Assim, chamou a atenção da audiência feminina, que a procurava para fazer cliques inéditos e que também apresentavam adornos e peças femininas. 

Assim, ela abriu seu próprio estúdio em 1914. Porém, pelo fato de muitas cortesãs admirarem o trabalho da fotógrafa prodígio, o estúdio acabou fechando dois anos após, por pressão da sociedade tradicional e conservadora da época. 

Logo, Gioconda Rizzo voltou a trabalhar com seu pai, especializou-se em técnicas de fotografia e continua fotografando rostos femininos famosos da época.  as primeiras fotógrafas brasileiras

Crédito: iPhoto Channel 

Claudia Andujar

Nascida em 1931, a suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar chegou a terras tupiniquins em 1955. Assim, começou a viajar por elas para retratar a vida da população indígena.  

Logo, essa paixão se consolidou e seu trabalho impressionou pela técnica e sensibilidade. Assim, foi convidada a publicar suas imagens em importantes revistas e, nas décadas de 1970 e 1980, produziu uma série de trabalhos voltados para retratar a cultura dos indígenas Yanomami. 

grandes fotógrafas brasileiras

Crédito: G1

Vania Toledo 

De Porecatu, São Paulo, e nascida em 1945, Vania Toledo aparece nessa lista de fotografias brasileiras famosas por ter produzido um trabalho que rompeu barreiras e tabus. 

Ela iniciou sua carreira de forma mais tímida, clicando na noite paulistana. Porém, na década de 1980, sua vida e carreira deram uma reviravolta, uma vez que ela ficou famosa por tirar fotos de grandes ícones pop da música brasileira, como Caetano Veloso e Ney Matogrosso, que se despiram para que ela pudesse registrar a sua arte. 

fotógrafas brasileiras famosas

Crédito: Luste 

Leia também: 

4 fotógrafas brasileiras famosas contemporâneas para conhecer 

Cláudia Regina 

Autodidata, Cláudia Regina é especialista em clicar o universo feminino. Com foco em desconstruir conceitos que ditam padrões, o trabalho dessa profissional promove a simplicidade e também evita a utilização de qualquer tipo de edição que mude a essência de suas personagens. 

Além disso, seus retratos são, em sua maioria, em preto e branco, visto que, para a fotógrafa, a cor funciona como espécie de artimanha para distração. 

fotógrafas brasieiras

Crédito: Draw 

Rafa Eleutério

Publicitária e apaixonada por moda, Rafa Eleutério é uma fotógrafa nordestina que já clicou o cenário fashion e desfiles em exposições no Brasil e no mundo. 

Dona de um estilo inconfundível, os retratos da cearense encantam pela sensibilidade e delicadeza. Com um olhar mais conceitual sobre a arte e a moda, a fotógrafa é conhecida nacional e internacionalmente. 

fotógrafas brasileiras

 

Crédito: Cargo Collective 

Bruna Valença 

Também focada em valorizar a personalidade das mulheres em seus retratos, a pernambucana Bruna Valença tem um estilo criativo e bastante original. 

Em seus cliques, ela traz o mundo dos sonhos e todos os elementos do cenário onírico e suas subjetividades. Curte brincar com cores frias, com o preto branco, e também adora jogos diferentes de iluminação, que fazem destacar as sombras. 

Crédito: Bruna Valença 

Larissa Isis 

Especialista em retratos e uma grande contadora de histórias, esta é Larissa Isis. 

Essa fotógrafa paulistana registra casamentos ao ar livre como poucos. Porém, a grande motivação de seu trabalho é retratar a negritude.

A inegável beleza de seus cliques tem uma proposta muito mais profunda: dar voz a essa população que, apesar de representar grande parcela do Brasil, é pouco valorizada por meio de imagens.

fotógrafas brasileiras

Crédito: Papo de Homem  

Gostou de conhecer essa seleção de fotógrafas brasileiras famosas? Algum desses trabalhos você teria nas paredes de sua casa? Divida sua opinião com a gente nos comentários aqui embaixo!

Caso precise de uma ajuda para valorizar o ambiente de seu lar ou ateliê, você pode contar com a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual especializada em gravuras que apresenta mais de 15.000 peças. 

Todas as gravuras da Laart são originais, exclusivas e de tiragem limitada. Há peças dos mais variados estilos, como arte conceitual, arte abstrata, arte moderna e muitas outras. 

Uma delas, certamente, irá combinar com seu estilo e orçamento. Clique aqui e conheça o acervo!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.