o que é patrimônio cultural

O que é patrimônio cultural? Entenda o conceito e sua importância

Entender o que é patrimônio cultural é uma obrigação de todo o cidadão que quer preservar a cultura de seu povo. Esse conceito traz um viés antropológico e objetiva proteger o passado, respeitar o presente e transmitir para gerações futuras uma cultura compartilhada e que reflita um conjunto de valores inerentes daquela sociedade. 

Para entender, de forma detalhada, o que é patrimônio cultural, conhecer suas diferenças, classificações e exemplos, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:

O que é patrimônio cultural?

Qual a importância do patrimônio cultural?

O que é patrimônio cultural material e imaterial? 

Exemplos de patrimônio material 

Exemplos de patrimônio imaterial 

7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural se refere a todos aos bens de importância cultural de uma nação. Ele é formado pelo conhecimento, saberes, tradições, objetos, museus, manifestações populares, obras de arte, paisagens, fotografias e livros que representam a história, preservam a memória e respeitam e identificam a cultura de um povo. 

Pelo fato do patrimônio cultural ter uma função social, ele é protegido pelo Estado. Logo, aquele que danifica de alguma forma esses bens pode sofrer punições previstas por lei. 

Para preservar a memória coletiva e garantir que ela seja transmitida para as gerações futuras, o patrimônio cultural tem como instrumento de ação administrativa e jurídica o tombamento, que é o ato que visa impedir que os bens da sociedade sejam violados, destruídos ou descaracterizados. 

Qual a importância do patrimônio cultural?

O patrimônio cultural preserva a memória e a história de uma sociedade. Logo, ele gera uma conexão entre as pessoas, que identificam os valores sociais, de crenças e costumes, os reconhecem e se unem em torno deles. 

Ou seja, esse conceito promove o senso de unidade aos indivíduos, que sentem que pertencem a um determinado lugar, se identificam com as mentalidades de outros membros, compartilham experiências e assim, transmitem esses pensamentos e tradições para outros, em um ciclo contínuo. 

Essa identificação gera um senso de bem-estar e funciona como um gatilho poderoso para tomadas de decisões futuras. Embora as memórias culturais não sejam sempre positivas, elas são fundamentais para preservar a história e também para serem defendidas pelos membros da sociedade. 

Isto é, um edifício que sofreu danos devido a conflitos e batalhas de guerra, por exemplo, ao ser tombado, simboliza a luta e os valores de um povo. O fato de sua arquitetura se manter presente e protegida ajuda a preservar a legitimidade, a tradição, os objetivos e a identidade de uma nação. 

O que é patrimônio cultural material e imaterial? 

Patrimônio cultural material se refere aos bens físicos, às posses e aos recursos que podem ser vistos e tocados. Em contrapartida, o patrimônio imaterial traz um valor mais simbólico, pois representa a criatividade e a cultura propriamente dita de um povo, que são retratadas por suas tradições e folclores e que são transmitidas no decorrer da história da sociedade. 

Exemplos de patrimônio material

Entre os exemplos de patrimônio material, podemos citar:

  • obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
  • museus, edifícios, igrejas e catedrais;
  • fotografias, documentos e livros;
  • roupas e elementos de vestuário.

Exemplos de patrimônio imaterial

Os principais  exemplos de patrimônio imaterial são:

  • formas de expressão, como a linguagem, o sotaque e as gírias;
  • manifestações culturais, como folclore, tradições, festas, lendas, rituais e danças; 
  • símbolos criativos, como culinária, arte, literatura e composições musicais. 

7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial

Como forma de simbolizar e de proteger lugares da Terra que são considerados de “valor universal excepcional”, a UNESCO determinou que alguns locais pertencem a todos os povos do mundo e, assim, devem ser protegidos e valorizados por todas as nações.  Confira, agora, os principais exemplos. 

A Grande Muralha da China 

patrimônio cultural material

Crédito: Wikipédia 

A vista do Rio de Janeiro 

o que é patrimônio cultural material e imaterial

Crédito: Culture Trip 

Taj Mahal (Índia)

o que é patrimônio cultural

Crédito: Wikipédia 

Ilha de Páscoa (Chile)

o que é patrimônio cultural

Crédito: Revista Galileu 

Machu Picchu (Peru)

o que é patrimônio cultural

Crédito: Jornal de Brasília 

Necrópole de Gizé (Egito) o que é patrimônio cultural

Crédito: Wikipédia 

Acrópole de Atenas (Grécia)

o que é patrimônio cultural

Crédito: Wikipédia 

Esperamos que tenha entendido o que é patrimônio cultural! Você já visitou ou tem vontade de conhecer alguma dessas construções espetaculares? Divida sua opinião com a gente!

Aproveite também para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. 

No acervo da Laart há mais de 15.000 obras, de estilos e correntes artísticas variadas. 

Todas as peças  são exclusivas, assinadas, de tiragem limitada, e  podem ser entregues no conforto de sua casa, ateliê ou escritório, com todo o cuidado e conforto que você deseja e merece. 

Todas elas trazem certificado de autenticidade. Além disso, a galeria tem como meta garantir a satisfação total de seus clientes. Logo, respeita e cumpre à risca o Código de Defesa do Consumidor. 

Assim apresenta uma política de troca e devolução baseada nele, garantindo a devolução em caso de arrependimento e assegurando a troca caso o produto apresente algum defeito e o ressarcimento de valores. 

Ou seja, adquirir uma gravura no Laart é sinônimo de ética e proteção! 

Que tal conhecer agora tudo o que o acervo da galeria oferece? Para tanto, basta clicar aqui!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.