O que é patrimônio cultural? Entenda o conceito e sua importância
Entender o que é patrimônio cultural é uma obrigação de todo o cidadão que quer preservar a cultura de seu povo. Esse conceito traz um viés antropológico e objetiva proteger o passado, respeitar o presente e transmitir para gerações futuras uma cultura compartilhada e que reflita um conjunto de valores inerentes daquela sociedade.
Para entender, de forma detalhada, o que é patrimônio cultural, conhecer suas diferenças, classificações e exemplos, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:
O que é patrimônio cultural?
Qual a importância do patrimônio cultural?
O que é patrimônio cultural material e imaterial?
Exemplos de patrimônio material
Exemplos de patrimônio imaterial
7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial
O que é patrimônio cultural?
Patrimônio cultural se refere a todos aos bens de importância cultural de uma nação. Ele é formado pelo conhecimento, saberes, tradições, objetos, museus, manifestações populares, obras de arte, paisagens, fotografias e livros que representam a história, preservam a memória e respeitam e identificam a cultura de um povo.
Pelo fato do patrimônio cultural ter uma função social, ele é protegido pelo Estado. Logo, aquele que danifica de alguma forma esses bens pode sofrer punições previstas por lei.
Para preservar a memória coletiva e garantir que ela seja transmitida para as gerações futuras, o patrimônio cultural tem como instrumento de ação administrativa e jurídica o tombamento, que é o ato que visa impedir que os bens da sociedade sejam violados, destruídos ou descaracterizados.
Qual a importância do patrimônio cultural?
O patrimônio cultural preserva a memória e a história de uma sociedade. Logo, ele gera uma conexão entre as pessoas, que identificam os valores sociais, de crenças e costumes, os reconhecem e se unem em torno deles.
Ou seja, esse conceito promove o senso de unidade aos indivíduos, que sentem que pertencem a um determinado lugar, se identificam com as mentalidades de outros membros, compartilham experiências e assim, transmitem esses pensamentos e tradições para outros, em um ciclo contínuo.
Essa identificação gera um senso de bem-estar e funciona como um gatilho poderoso para tomadas de decisões futuras. Embora as memórias culturais não sejam sempre positivas, elas são fundamentais para preservar a história e também para serem defendidas pelos membros da sociedade.
Isto é, um edifício que sofreu danos devido a conflitos e batalhas de guerra, por exemplo, ao ser tombado, simboliza a luta e os valores de um povo. O fato de sua arquitetura se manter presente e protegida ajuda a preservar a legitimidade, a tradição, os objetivos e a identidade de uma nação.
O que é patrimônio cultural material e imaterial?
Patrimônio cultural material se refere aos bens físicos, às posses e aos recursos que podem ser vistos e tocados. Em contrapartida, o patrimônio imaterial traz um valor mais simbólico, pois representa a criatividade e a cultura propriamente dita de um povo, que são retratadas por suas tradições e folclores e que são transmitidas no decorrer da história da sociedade.
Exemplos de patrimônio material
Entre os exemplos de patrimônio material, podemos citar:
- obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
- museus, edifícios, igrejas e catedrais;
- fotografias, documentos e livros;
- roupas e elementos de vestuário.
Exemplos de patrimônio imaterial
Os principais exemplos de patrimônio imaterial são:
- formas de expressão, como a linguagem, o sotaque e as gírias;
- manifestações culturais, como folclore, tradições, festas, lendas, rituais e danças;
- símbolos criativos, como culinária, arte, literatura e composições musicais.
7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial
Como forma de simbolizar e de proteger lugares da Terra que são considerados de “valor universal excepcional”, a UNESCO determinou que alguns locais pertencem a todos os povos do mundo e, assim, devem ser protegidos e valorizados por todas as nações. Confira, agora, os principais exemplos.
A Grande Muralha da China
Crédito: Wikipédia
A vista do Rio de Janeiro
Crédito: Culture Trip
Taj Mahal (Índia)
Crédito: Wikipédia
Ilha de Páscoa (Chile)
Crédito: Revista Galileu
Machu Picchu (Peru)
Crédito: Jornal de Brasília
Necrópole de Gizé (Egito)
Crédito: Wikipédia
Acrópole de Atenas (Grécia)
Crédito: Wikipédia
Esperamos que tenha entendido o que é patrimônio cultural! Você já visitou ou tem vontade de conhecer alguma dessas construções espetaculares? Divida sua opinião com a gente!
Aproveite também para conhecer a Laart!
A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos.
No acervo da Laart há mais de 15.000 obras, de estilos e correntes artísticas variadas.
Todas as peças são exclusivas, assinadas, de tiragem limitada, e podem ser entregues no conforto de sua casa, ateliê ou escritório, com todo o cuidado e conforto que você deseja e merece.
Todas elas trazem certificado de autenticidade. Além disso, a galeria tem como meta garantir a satisfação total de seus clientes. Logo, respeita e cumpre à risca o Código de Defesa do Consumidor.
Assim apresenta uma política de troca e devolução baseada nele, garantindo a devolução em caso de arrependimento e assegurando a troca caso o produto apresente algum defeito e o ressarcimento de valores.
Ou seja, adquirir uma gravura no Laart é sinônimo de ética e proteção!
Que tal conhecer agora tudo o que o acervo da galeria oferece? Para tanto, basta clicar aqui!
There are no comments