Fotógrafos brasileiros: lista com os mais famosos e aplaudidos
Felizmente, a arte nacional conta com uma série de fotógrafos brasileiros que marcaram a história e que inspiram gerações e diversos profissionais não só em território tupiniquim como ao redor do globo.
Afinal, eles não só registraram momentos históricos despertando emoções e sentimentos, como utilizaram suas câmeras como verdadeiras armas para denunciar situações sociais indignas e revelar tudo o que mundo precisa ver para crer.
Nesse contexto, não podemos nos esquecer de como muitos desses fotógrafos famosos brasileiros também utilizam suas câmeras não como instrumentos, mas como pincéis, visto que muitos retratos se assemelham a pinturas.
Sem falar que o olhar desses profissionais também atua como um livro, já que a fotografia brasileira traz representantes que contam histórias completas em apenas um clique.
Para saber quem são esses grandes fotógrafos brasileiros e conhecer suas obras mais importantes, basta ler este post até o fim.
Fotógrafos brasileiros: 6 mestres old school
Confira alguns nomes de fotógrafos brasileiros que são referência tanto no circuito nacional como internacional.
Sebastião Salgado
Abrindo com chave de ouro essa lista de fotógrafos famosos brasileiros, está Sebastião Salgado, um mestre ganhador de inúmeros prêmios e que retratou, como ninguém, os desafios e o sofrimento do ser humano em situações adversas, como fome, guerra e em cenários de exploração de trabalho.
Ele ficou conhecido internacionalmente em 1981, por ter sido um dos únicos a registrar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.
Com um olhar único, o mineiro de mais de 70 anos, capturou imagens de tirar o fôlego em sua trajetória e, assim, documentou fatos sociais que despertam as mais variadas emoções naqueles que observam seus retratos.
Foto da exposição “Perfume de Sonho – uma viagem ao mundo do café”. Crédito: Café Point
German Lorca
Com mais de 70 anos de fotografia, German Lorca vai além de retratar a realidade, uma vez que seus cliques apresentam uma estética tão inovadora que, em muitos momentos, causam estranheza nos mais desavisados.
De forma sensível e com muita poesia, esse fotógrafo paulistano retrata as cenas do cotidiano da Terra da Garoa, estimulando sentidos e fazendo com que seus espectadores pensem e reflitam sobre os prazeres e percalços do mundo contemporâneo urbano.
Homem com guarda-chuva. Crédito: MAM
Araquém de Alcântara
Essa citação de Araquém de Alcântara já mostra a intensidade do profissional, não é mesmo?
Em 2020, o fotógrafo catarinense de 69 anos comemorou 50 anos de carreira, os quais foram muito bem vividos e apresentaram cliques infinitos, principalmente sobre a natureza.
Aliás, foi exatamente registrando imagens estonteantes da fauna e da flora tupiniquins que ele se tornou um dos fotógrafos brasileiros de maior fama no exterior, e, hoje, é das maiores referências nacionais em cliques de fenômenos naturais.
Crédito: Documenta Pantanal
Gervásio Baptista
Falecido em 2019, Gervásio Baptista foi um fotógrafo baiano que clicou algumas das cenas mais emblemáticas da história da política brasileira.
Com cerca de 80 anos de carreira, ele não só fotografou cenas nacionais como também registrou momentos importantes da Revolução Cubana e da Revolução de Cravos de Portugal.
Com um histórico e repertório desse nível, é possível compreender por que Gervásio Baptista é um dos fotógrafos brasileiros old school mais importantes dessa lista, certo?
Chuva de papel picado no plenário do Congresso, durante a promulgação da Constituição de 1988. Crédito: Veja
Bob Wolfenson
Não se engane com o nome gringo, uma vez que Bob Wolfenson é genuinamente brasileiro, sim senhor!
Esse paulistano detalhista e perfeccionista completou, em 2020, 50 anos de carreira.
Começou a trabalhar ainda adolescente nessa arte, com 16 anos, depois, na década de 1980, partiu para Nova York e, na “Cidade que nunca dorme”, trabalhou como assistente de Bill King, um dos maiores fotógrafos do mundo.
No entanto, apesar de trabalhar e aprender muito com ele, desenvolveu um trabalho autoral e único, formado tanto por cliques documentais como por imagens mais publicitárias e artísticas, o que mostra a sua versatilidade.
Crédito: Correio Braziliense
Walter Firmo
“A fotografia me encanta, é a minha sedução de vida e a forma de comunicar que me faz feliz”.
Diante dessa citação de Walter Firmo, podemos entender o amor do profissional pela fotografia, certo?
E esse amor é refletido nas imagens desse fotógrafo carioca autodidata, que recebeu vários primeiros por retratar a cultura popular como poucos e que é internacionalmente conhecido por seu brilhantismo na composição e para harmonizar cores.
Hoje, com 83 anos, ele ministra cursos pelo mundo afora e profissionais de todo o mundo tiram o chapéu para ele. Afinal, no decorrer de sua carreira, ele brindou a todos com cliques belíssimos repletos de arte e que promoviam pensamentos profundos sobre a sociedade.
Crédito: Foto em Pauta
Confira também:
- Fotografia artística: o que é, qual sua história e características?;
- O que é fotografia abstrata: características de montagem, dicas para iniciantes e obras;
- História da fotografia: conheça esse universo encantador
Fotógrafos brasileiros: 2 grandes ganhadores de prêmios da atualidade
Fred Pompermayer
Especialista em surfe, Fred Pompermayer é o fotógrafo brasileiro que abocanhou mais prêmios internacionais clicando sobre o tema.
Dono de um espírito mais despojado, ele também é arquiteto, mas o seu negócio é capturar imagens de ondas de muitos metros e de manobras radicais e inusitadas de surfistas.
Ueslei Marcelino
Em 2019, o fotógrafo brasileiro Ueslei Marcelino ganhou a honraria mais importante de sua profissão: o Prêmio Pulitzer de jornalismo.
Esse feito, além de fruto de sua habilidade como fotógrafo, também representa sua dedicação, uma vez que para cobrir a trajetória de imigrantes que tentavam entrar nos Estados Unidos, se uniu ao grupo, vivenciado junto a essas pessoas todo o drama e a tensão desse processo.
Crédito: Correio Braziliense
Qual dessas fotos desses célebres fotógrafos brasileiros mais chamou a sua atenção? Conta para a gente!
Sabe o que também vai captar sua atenção e emoção?
As obras da Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras das mais emblemáticas personalidades brasileiras e latino-americanas do mundo da arte.
Gostaria de uma gravura de Tarsila do Amaral?
Pois a galeria tem!
Quer uma peça de Alfredo Volpi?
Pois a Laart tem também!
Prefere uma de Candido Portinari?
Adivinha? Tem também!
E muitas outras obras, visto que o acervo da Laart tem mais de 15.000 gravuras.
Detalhe: todas são assinadas e contam com certificado de autenticidade!
There are no comments