Fotografia artística: o que é, qual sua história e características?
Todo tipo de arte conta com divisões que dão margem a diferentes interpretações. Com a fotografia artística não é diferente. Nesse sentido, por exemplo, a fotografia tradicional ou jornalística cumpre o papel de retratar a realidade e o figurativismo das imagens.
Já a artística é mais conceitual e abstrata, ou seja, busca representar a beleza de modo intuitivo, para, assim, despertar a sensibilidade e a emoção das pessoas.
Quer entender o que é fotografia artística, conhecer suas características, história e conhecer imagens produzidas por grandes fotógrafos desse segmento? Basta seguir lendo!
Afinal, o que é fotografia artística?
A fotografia artística é um gênero de foto que tem como objetivo expressar a emoção ou a ideia de um fotógrafo. Ela não tem a obrigação de retratar a realidade e logo conta com um forte caráter subjetivo.
Nesse contexto, é essencial destacar que o aspecto mais importante de uma fotografia desse estilo é o de expressar a arte. Isso porque, para muitos, a fotografia documental e jornalística, por exemplo, são técnicas. Já a artística, por explorar a percepção e apresentar um processo artístico pautado em emoções, ideias e criatividade, é realmente arte.
“A fotografia é a arte de pintar sem pincéis” – Damien Berrard
Quais são as características da fotografia artística?
As principais características da fotografia artística são:
- é criada pela mente de um fotógrafo, não de uma encomenda ou projeto;
- é tirada de diferentes ângulos;
- pode abraçar recursos digitais com filtros e efeitos diferentes para transformar a cena;
- não tem fins comerciais, um fato que não a impede de ser comerciável;
- dá margem a diferentes interpretações;
- tem forte senso estético;
- os fotógrafos desse estilo são considerados artistas.
“A fotografia é a literatura do olhar” – Remy Donnadieu
O que é fotografia fine art?
Muitos consideram a fotografia fine art um sinônimo de fotografia artística. No entanto, não são todos os estudiosos e profissionais da área que concordam com isso. As duas são similares e a linha de diferença é tênue. Tanto que, na opinião de alguns deles, a fotografia fine art é um subgênero da fotografia artística.
Já para a fotógrafa Danny Bittencourt, a fotografia artística demanda muito mais pesquisa, referências históricas e estudo conceitual do que a fotografia fine arte, que conta mais com a intuição.
A história da fotografia artística e sua evolução
As primeiras fotografias desse gênero foram criadas na era vitoriana, no início do século XIX. Porém, foi só do meio para o fim desse século que a fotografia artística começou a ser abraçada. Afinal, até então, a fotografia era considerada apenas como uma mera captura mecânica da realidade e não tinha nenhum resquício criativo.
Dessa forma, Charles Baudelaire, poeta e crítico de arte francês, é considerado um dos precursores desse conceito, o que pode ser comprovado por sua declaração:
Porém, o fotógrafo americano Alfred Stieglitz é considerado o pioneiro nesse estilo, pois levou essa arte para os museus de Nova York e a divulgou.
Ele ficou famoso também por fotografar sua esposa, Georgia O’Keeffe, também artista.
Crédito: The literate lens
Em suas obras, o fotógrafo explorou o tema da nudez na primeira metade do século XX. Assim, a fotografia artística ficou conhecida por abordar essa temática.
O fotógrafo e seus colaboradores continuaram a promover a fotografia artística em galerias e museus. Assim, influenciaram tanto o trabalho de outros profissionais, como estimularam a reflexão, uma vez que apresentaram imagens que não tinham vínculo com a realidade, mas que provocavam, uma característica fundamental da arte.
Logo, o tempo foi passando e esse estilo explodiu ao longo do século XX e, junto com ele, despontaram as fotos em cores e a adesão de novas técnicas.
Dessa forma, experimentando e adaptando esse estilo para diferentes cenas, outros fotógrafos de fotografia artística foram fazendo seu nome, como o americano Ansel Adams, que produziu um trabalho importante nesse formato, assim expresso por paisagens.
Crédito: Wikipédia
Em seguida, outros artistas brilhantes, como Andy Warhol, abordaram esse estilo em suas composições nas décadas de 1960 e 1970.
O pai da Pop Art, por exemplo, fez isso por meio de retratos, como o criado em 1972, que estampou a figura do político chinês Mao Tsé-Tung,
Crédito: MasterWorks Fine Art
A fotografia artística na atualidade
Hoje, a fotografia artística conta com um forte aspecto contemporâneo, que combina o conceitual com o lúdico e, em muitos momentos, apresenta características surreais.
Confira alguns exemplos:
1. Vincent Bourilhon- fotógrafo francês
Crédito: Fine Photo
2. Annie Leibovitz- fotógrafa americana
Crédito: Waldina
3. Sebastião Salgado- fotógrafo brasileiro
Crédito: Fhox
4. Uldus Bakhtiozina- fotógrafa russa
Crédito: deMilked
Neste post, você aprendeu o que é fotografia artística, descobriu suas características e conheceu seus grandes fotógrafos.
Segue uma provocação: você considera fotografia arte? Sim? Não? Compartilhe sua opinião com a gente!
Aproveite, também, para conhecer a Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. Apresentando um repertório de mais de 15.000 obras, a Laart possui peças de variados movimentos artísticos e técnicas.
Todas sao exclusivas, assinadas e contam com certificado de autenticidade.
Há gravuras para todos os estilos e gostos, além de raridades de cair o que queixo. Confira aqui, algumas dessas obras raras.
Crédito da foto de capa: Unsplash
Pingback:Saiba como fazer um panfleto bonito e que chama atenção do seu público
Pingback:Como fazer um panfleto online: etapas + dicas de ouro
Pingback:Status para Whatsapp: Templates gratuitos e passo a passo de como criar
Pingback:Imagem de status para WhatsApp: TUTORIAL para criar a sua! ?
Pingback:Como conseguir clientes de fotografia? 6 dicas essenciais
Pingback:ideias de trabalho freelancer para incrementar a renda 💡
Pingback:O que é digitalização de documentos, benefícios e como fazer?