história da fotografia no brasil

História da fotografia no Brasil: surgimento + primeira foto + primeiros fotógrafos

A história da fotografia no Brasil começou no século XIX e, de lá para cá, evoluiu em diversos contextos. O seu início foi marcado por retratos de família, depois o fator documental ganhou importância, então o abstracionismo entrou em cena e, hoje, ela engloba tudo isso. 

Para saber como e quando surgiu a fotografia no Brasil, conhecer os primeiros fotógrafos e compreender a evolução da história da fotografia no Brasil, basta ler este artigo até o fim. Boa leitura!

Como foi a chegada da fotografia no Brasil?

A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena. 

Para tanto, utilizou uma câmera escura e inseriu no equipamento uma chapa de vidro. Para imprimir o retrato, fez uso de um papel sensibilizado. 

Nesse contexto, é fundamental ressaltarmos uma importante descoberta sobre a história da fotografia no Brasil registrada em matéria do G1. 

De acordo com a reportagem, em 1832, a primeira ideia para surgir a fotografia brasileira foi registrada em um documento pelo próprio francês, que revelou o seu método para clicar uma cena, que consistia em fixar as imagens na câmera escura e assim utilizar a ação da luz. 

Esse fato é muito relevante pois os livros e a própria Internet informam que o nascimento da fotografia aconteceu apenas após o surgimento do daguerreótipo. E não foi no Brasil, mas sim na França, sendo fruto da invenção de Louis Daguerre em 1837, ou seja, cinco anos depois da descoberta de Hercule Florence. 

Dois anos depois, em 1839, a descoberta de Louis Daguerre foi divulgada publicamente na Academia Francesa de Ciências, mesmo ano em que o aparelho chegou ao Brasil. 

como e quando surgiu a fotografia no brasil

Crédito: Wikipédia 

Essa forma de reprodução fotográfica surgiu no Rio de Janeiro e, para formar a imagem, contou com um processo um pouco diferente do de Hercule Florence.  

Nesse método, a imagem era formada sobre uma camada de prata polida e, em seguida, acontecia a inserção em uma placa de cobre e, por fim, a sensibilização da imagem em vapor de iodo. 

Nesse período, foi feita a primeira fotografia do Brasil, oficialmente falando, que foi clicada pelo Louis Daguerre e que você pode observar logo abaixo. 

primeira fotografia do brasil

Crédito: Rank Brasil 

Quem foram os primeiros fotógrafos brasileiros?

Os primeiros fotógrafos brasileiros foram Hercule Florence e Dom Pedro II. O primeiro, apesar de não ser brasileiro, recebeu o título por residir há muito tempo no Brasil e por exercer um papel fundamental na história da fotografia no Brasil. No entanto, o pioneiro nascido em território nacional foi Dom Pedro II. 

Dom Pedro II foi um grande apaixonado por essa arte. Além de gostar de fotografar, ele foi o primeiro brasileiro a ter um daguerreótipo. O seu interesse era tão grande pelo tema que ele incentivava que outras pessoas começassem a fotografar e as patrocinava. 

Sendo assim, além de ser um dos primeiros fotógrafos brasileiros, Dom Pedro II teve uma importância essencial para desenvolver a fotografia nacional. 

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos que assista ao vídeo a seguir. 

Outros nomes importantes são considerados os primeiros fotógrafos do Brasil. São eles: Marc Ferrez, José Christiano Júnior, Augusto Malta e Victor Frond. 

Aqui, devemos destacar que além de retratos de família, os fotógrafos também registravam cenas como forma de documento. Esse foi o caso de José Christiano Júnior, que produziu uma série de imagens mostrando a vida e as condições dos escravos, como você pode notar no retrato raro. 

fotografia brasileira

Crédito: Lili Leiloeira 

História da fotografia no Brasil: a evolução do século XX até hoje

Até o fim do século XIX, a fotografia tinha como principal função documentar. Já no começo do século XX a sua função como arte começou a ser discutida e ganhou intensidade na década de 1940. 

A partir de então, a fotografia artística conquistou um novo status e, assim, fotógrafos como Geraldo de Barros, elevaram essa nova proposta da fotografia e seus trabalhos foram além do figurativos, uma vez que, muitas vezes, suas produções apresentam um alto nível de abstracionismo. 

história da fotografia no brasil

Crédito: Arte Ref 

Já nos anos 1950 , a foto começou a ser atrelada ao mercado editorial e assim, revistas especializadas sobre o tema foram criadas. 

Em seguida, as fotos começaram a ser expostas em museus, o que aconteceu na década de 1960 e, na posterior, o trabalho em foto ganhou um ar mais plural, visto que as produções mesclavam tanto a fotografia como documento como também como arte e experimentação. 

Nesse contexto, devemos destacar a evolução também dos equipamentos (como a máquina digital) e de técnicas, como a granulação, ângulos inéditos, sem falar nos softwares de edições. 

De lá para cá, surgiram grande nomes, como Sebastião Salgado,  Araquém de Alcântara e German Lorca e, hoje, a história da fotografia no Brasil não é mais a mesma, pois apresenta grandes profissionais que, com muito talento, enaltecem a fotografia como uma das formas mais expressivas de arte. 

Gostou de saber como e quando surgiu a fotografia no Brasil? Conta para a gente!

Aliás, se você gosta de arte e curte o trabalho de artistas brasileiros, você precisa conhecer a Laart

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras e que conta em seu acervo com obras das figuras mais importantes da arte brasileira e latino-americana. 

Para conhecer as obras da Laart, basta clicar aqui. 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.