documentário sobre moda

6 documentários sobre moda: as dores e a delícias do mundo fashion

Desfiles, modelos lindíssimas, viagens, champagne, badalação e muito dinheiro. Não é só disso que vive o universo fashion, e essa realidade sem glamour já foi exposta em diversos documentários sobre moda. 

Natural, é isso que acontece em toda indústria que envolve poder, trabalho e mão de obra. Com uma tão poderosa como a da moda, isso não seria diferente. Afinal, só para você ter uma ideia, ela é um dos pilares da economia francesa, sendo responsável por quase 3% do PIB do país. 

Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Instituto Francês da Moda, que também mostrou que o segmento fatura cerca de 150 bilhões de euros anualmente, e gera mais de 1 milhão de trabalhos. 

Porém, nem todos esses postos de trabalho têm condições dignas, assim como esse setor tem sérios problemas com sustentabilidade. 

Para saber mais sobre esses temas, não desgrude do texto e, assim, conheça os melhores documentários sobre moda da atualidade. 

3 documentários sobre moda da Netflix 

Felizmente, o catálogo da Netflix traz bons documentários sobre moda. Confira, a seguir, os que valem a pena ver!

Franca: Chaos and Creation

Abrindo esta lista de documentários sobre moda da Netflix, não poderíamos jamais deixar de fora a história de Franca Sozzani, uma das personalidades mais visionárias do mundo fashion. 

Essa poderosa mulher, que foi editora-chefe da Vogue Itália por quase 30 anos, e cujas ideias brilhantes foram conhecidas e aplaudidas por muitos, também teve os holofotes voltados a ela pelo fato de que não tinha receio de abordar temas polêmicos, como a presença dos negros nos desfiles, drogas, cirurgias plásticas e violência doméstica. 

Dirigido por Francesco Carrozzini, seu filho,o  filme traz entrevistas com figuras famosas do circuito, como modelos e estilistas, assim como também revela momentos importantes da trajetória da editora. 

Maddman: The Steve Madden Story 

Esse documentário conta a história de Steve Madden, um dos mais famosos e conceituados designers de calçados do mundo. 

Porém, muito se engana que o filme tenha um apelo estritamente comercial, uma vez que não só aborda as maravilhas de sua trajetória, como também exibe seus reveses, a queda midiática, os escândalos e comenta sobre o seu retorno inesperado. 

Jeremy Scott: The People Designer

De origem humilde a chefe de criação da Moschino e colaborador criativo de várias marcas famosas como a Adidas, Jeremy Scott é um designer irreverente e provocador, que explora a imaginação ao máximo em suas criações, e que gosta de colocar elementos da cultura pop nelas. 

Para quem gosta de documentários sobre moda mais leves, esse filme pode ser uma bela pedida. 

Confira também: Melhores livros de moda: 9 para quem estuda ou é fã do tema.

3 documentários sobre a indústria da moda para ver e refletir

O que o tema  sustentabilidade tem a ver com moda? Muito! Uma vez que essa indústria polui mais que navios e aviões e a segunda que mais consome água no planeta. 

Logo, falar e refletir sobre essa questão e outras importantes do universo fashion é essencial. Confira, agora, três grandes documentários sobre a indústria da moda que abordam temáticas importantes como essas. 

The True Cost 

Com o objetivo de informar e provocar sobre a relação do universo fashion com a agricultura, agrotóxicos e da escravidão na moda, esse documentário expõe e desmistifica essa indústria. 

Para tanto, não hesita em  mostrar as condições de quem trabalha nela, dos baixos valores pagos, da exploração infantil, enfim, de todos aqueles que suam para deixar o setor em pé. 

The True Cost é um tapa na cara para quem acredita que o mundo fashion é glamouroso, justo e ecologicamente correto. Por isso, ele é um dos principais documentários sobre moda sustentável dessa lista. 

The Next Black

Esse filme fala sobre o fast fashion, mas não só expõe o consumo desenfreado de roupas e de sua relação com o meio ambiente, como também busca soluções e incentivos. Logo, propõe um consumo consciente e promove um novo olhar e jeito diferente de se vestir, focado no futuro e na sustentabilidade. 

Traceable

Traceable é outro documentário sobre moda sustentável que relata a importância de mostrar os bastidores da indústria têxtil. Assim, faz uma crítica contundente e reflexiva sobre o consumo de roupas, e mostra a miséria e as condições insalubres que as pessoas que trabalham no setor sofrem. 

Documentário sobre moda: + 1 extra

Para fechar com chave de ouro essa lista de documentários sobre moda, segue um título extra: McQueen. 

Dirigido por Ian Bonhôte, o filme fala sobre a vida de Alexander McQueen, um dos mais importantes estilistas da história. 

Com uma abordagem sensível e delicada, o diretor promove um mergulho profundo na vida do designer, mostrando seus principais momentos e desafios. 

O que você achou dessa lista? Já tinha assistido a alguns desses documentários? Tem algum a acrescentar? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Aproveite o momento para conhecer a Laart. 

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras, que tem como objetivo  democratizar o acesso à arte e valorizar o trabalho de personalidades brasileiras e latina-americanas. 

Para tanto, trabalha com preços especiais e com peças com certificado de autenticidade e de edição limitada. 

Conheça as gravuras do acervo!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.