claudio tozzi

Claudio Tozzi: biografia e obras do pop artista brasileiro

Se quando falam em Pop Art você já logo pensa em Andy Warhol, vamos atualizar suas referências sobre os artistas desse movimento mundial apresentando o brasileiro Claudio Tozzi e sua trajetória na arte nacional.

Vamos mostrar um pouco da biografia, as obras e as influências que inspiraram Claudio Tozzi nas suas produções.

Claudio Tozzi: biografia

Tozzi é pintor e também mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

No início da sua carreira na década de 60, atuava como artista plástico e venceu o concurso de cartazes para o 11º Salão Paulista de Arte Moderna de 1962.

Durante o período de sua graduação em arquitetura, produziu inúmeras obras utilizando novas técnicas em seus trabalhos, como a serigrafia.

Com influência marcante da Pop Art abordava temas políticos, urbanos, símbolos da sociedade de consumo e da cultura de massa. Entre os elementos retratados podemos encontrar:

  • sinais de trânsito;
  • bandeiras;
  • letreiros;
  • peças publicitárias;
  • histórias em quadrinhos etc.

Claudio Tozzi os retira de seu contexto usual e atribui-lhes novos sentidos em seus quadros.

As influências mais marcantes para seu estilo criativo foram Sérgio Ferro (1938), Flávio Império (1935-1985) e Maurício Nogueira Lima (1930-1999).

Esses artistas traziam para a tela a união entre a linguagem dos cartazes soviéticos, as vertentes construtivas e o vocabulário pop com finalidade política.

Obras como Usa e Abusa (1966) e Paz (1963) são característicos dessa época.

claudio tozzi

Usa e Abusa (1966) | Registro Fotográfico Rubens Chiri.

Com sua viagem para a Europa em 1969, as obras de Claudio Tozzi ganharam novos contornos.

Tozzi revelou sua maior atenção pela elaboração formal e perdeu o caráter panfletário/político que o caracterizava.

Durante a década de 1970, trabalhou em pesquisas cromáticas e nos anos 80, os temas figurativos, a tendência à geometrização das formas assim como textura, volumetria e efeitos luminosos e cromáticos marcaram suas principais obras.

Principais obras de Claudio Tozzi

Apropriando da ideia de sequência das histórias em quadrinhos e sob a influência do artista norte-americano Roy Lichtenstein (1923-1997), Claudio Tozzi trabalhou o sentido crítico em telas como Até que Enfim (1967) e Bandido da Luz Vermelha (1967).

claudio tozzi

Até Que Enfim… (1967).

Outras obras que uniram a crítica à política – característica marcante da Pop Art no Brasil foram Guevara Vivo ou Morto (1967) e A Prisão (1968).

claudio tozzi

Guevara, Vivo ou Morto (1967) | Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

A virada de estilo na década de 70 muda da crítica social para o estudo de formas, com destaque para a disposição gráfica e impessoal das figuras. Desse trabalho, são criadas as séries Astronautas (1969), Presilhas (1971) e Parafusos (1971).

claudio tozzi

Astronauta – Mão de Astronauta e Subida de Foguete – trio de obras de 1969.

claudio tozzi

Astronauta – Claudio Tozzi (2018).

Obra acima foi editada em 2018, baseada no trabalho do artista do fim dos anos 60 e começo dos 70, para participar de exposição comemorativa da carreira de Tozzi.

Outra das principais obras de Claudio Tozzi é o painel Zebra (1972), na praça da República, em São Paulo.

claudio tozzi

Mural na Praça da República do artista Cláudio Tozzi. | Epitácio Pessoa/AE.

As obras Dissociação das Cores (1974) e Colors (1975) marcam alguns trabalhos feitos de maneira mais conceitual.

claudio tozzi

Dissociação das Cores (1974) e Colors (1975).

Outro mural famoso de Claudio Tozzi foi criado no metrô da estação da Sé, em São Paulo, em 1979. E marca o início da série ‘Colcha de Retalhos’, feitas com padrões diferentes de cor.

claudio tozzi

Estação de Metrô Sé. Acesso Norte, Catedral Sé. Foto por André Deak para o Arte Fora do Museu.

Continuando seu trabalho com as formas, nos anos 80, 90 e 2000, as abstrações geométricas continuaram marcando a maioria das suas obras.

claudio tozzi

Trama Urbana (1983).

Em 1991 seus trabalhos integraram a 21ª Bienal Internacional de São Paulo. E em 1993, expôs individualmente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).

claudio tozzi

Sem título (1996) | Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural.

claudio tozzi

Geometrias do Tempo (2000) | Reprodução fotográfica Sérgio Polignano.

É fascinante acompanhar a evolução dos artistas e de suas obras não é mesmo? Se você se encantou com os traços marcantes de Tozzi, conheça a curadoria de obras originais do artista Claudio Tozzi disponíveis no nosso site.

A Laart é uma galeria de arte online, especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e de série com tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino americanos.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo da arte. Conheça também outros artistas e obras disponíveis no nosso acervo.

*Foto de capa: Cecília Bastos/USP Imagens.

Share with

Comments

  • Adorei!!

    Syang Bastos
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.