caciporé torres

Caciporé Torres: biografia e obras do escultor de múltiplos significados

Autor de uma linguagem própria em que a arte abstrata se faz fortemente presente, Caciporé Torres mistura o delicado com o rude e, assim, compõe um trabalho emblemático. 

Considerado o maior escultor com obras expostas em espaços públicos ao longo do território brasileiro, com mais de 80 obras espalhadas em terras tupiniquins, e dono de uma personalidade forte e provocativa, o artista incita e estimula a reflexão. 

Para isso, usa e abusa de materiais brutos, do aço e, até mesmo, de sucatas, para promover a arte e chamar a atenção para temas como a sustentabilidade. 

Assim, defendendo a escultura como obra pública, ressaltando o conceito por trás da arte, e sustentando que a beleza da arte vem do feio, Caciporé Torres tem como marcos de sua trajetória a criatividade, a técnica e a ousadia.

“A escultura, a  pintura, arte em geral, não é só procurar a beleza estética, decorativa. Arte é você transmitir sua sensibilidade criativa, intuitivamente representar sua época” 

Curioso em conhecer a biografia e as obras de Caciporé Torres? É só ficar com a gente gente até o fim. Boa leitura!

Biografia de Caciporé Torres: a vida do artista premiado

Caciporé Torres nasce em 1935, em Araçatuba, uma cidade do interior de São Paulo. Assim, cresce em um ambiente em que a arte e a intelectualidade são fortemente valorizados, visto que sua família é composta por um jornalista, seu pai, e por uma mãe concertista. 

Com pouca idade, tem contato com figuras ilustres do cenário artístico, como Emiliano Di Cavalcanti, cuja casa que frequenta bastante em sua infância. 

Com tanto incentivo e com a arte em seu DNA, o resultado não poderia ser diferente, uma vez que, com apenas 15 anos, o paulista, sem pretensão, apenas com muita vontade de aprender e expressar sua arte, se inscreve em uma bienal e recebe um valioso prêmio: uma viagem internacional de dois anos para a Europa. 

O contato com uma cultura diferente aguça sua curiosidade e o leva a pesquisar sobre diferentes materiais. É aí que o adolescente aprende fundição e descobre diferentes estéticas em ateliê de importantes escultores, como do italiano Marino Marini e do americano Alexander Calder.

Poucos anos depois, em 1956, ele e sua família se mudam para a França, onde vivem por mais três anos. Lá, estuda História da Arte, trabalha em um ateliê e assim, começa a produzir intensamente, desenvolvendo obras de linguagem abstrata e utilizando materiais como ferro e aço. 

Já na década de 1960, retorna ao Brasil, cheio de ideias e conceitos na cabeça. Assim, com a mente fervilhando, mas com pouco dinheiro, percebe que para sobreviver, se destacar e também, é claro, defender seu pensamento artístico, descarta a ideia de que suas peças seriam restritas à elite. 

Bastante antenado e percebendo que o Brasil vive uma explosão e reconhecimento na arquitetura moderna pelas mãos de ícones como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, Caciporé Torres conversa com os mestres e, assim, propõe parcerias para desenvolver suas obras em locais abertos, onde a função social e a conscientização se tornam palavras de ordem. 

Dessa forma, o escultor chama atenção de público e crítica, ganha 4 importantes bienais e, inserindo tanto a arquitetura como o paisagismo em suas obras, ganha autonomia, voz, espaço e destaca a função social e a sustentabilidade em suas peças.

Vale destacar que a biografia de Caciporé Torres não acaba aí, uma vez que continua viva e ativa. Afinal, o escultor, ainda que com certa idade, trabalha mais de 8 horas por dias em seu ateliê.  

Confira também: Esculturas famosas: uma seleção especial com as top 9.

A linguagem e o processo criativo do artista 

As obras de Caciporé Torres chamam a atenção pela cor, acabamento, equilíbrio estético e elevada qualidade técnica. Isso sem falar na criatividade de sua linguagem e de seu processo artístico, dos que quais fazem parte a intuição, a imaginação, o rigor e a disciplina da racionalidade.

O resultado não poderia ser outro: esculturas que, ao mesmo tempo, dialogam com as pessoas, intrigam, fazem refletir e chocam. 

Não é à toa que suas peças são disputadas por grandes colecionadores de arte ao redor do globo. Conheça seus trabalhos mais famosos a seguir. 

Principais obras de Caciporé Torres

caciporé torres biografia

 

Crédito: Catraca Livre 

caciporé torres obras

Crédito: Wikipédia 

Crédito: Jovem Pan 

caciporé torres
Crédito: Cruzeiro do Sul 

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

 

Além de fazerem parte do cenário público brasileiro e das coleções de personalidades, as obras de Caciporé Torres podem ser encontradas em galerias, como a Laart.

A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras exclusivas, assinadas e de tiragem limitada de importantes artistas brasileiros e latino americanos. 

Idealizada por Luiz Felipe e Manoel, duas pessoas que amam arte e que querem democratizar e viabilizar o acesso à arte, a Laart apresenta em seu acervo mais de 15.000 gravuras e, hoje, é o marketplace mais importante do mundo da arte!

Todas as peças da galeria contam com certificado de autenticidade e são entregues em sua casa, com todo o segurança e conforto que você merece!

Clique aqui e conheça as obras de Caciporé Torres presentes no acervo. Quem sabe você não se empolgue e se torne também um grande colecionador do artista! 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.