livros de moda

Melhores livros de moda: 9 para quem estuda ou é fã do tema

Importante tanto para quem estuda sobre o cenário fashion e quer entrar no mercado com o pé direito, como para aqueles que desejam expandir seu conhecimento, os livros de moda não só contam histórias como também revelam tendências e curiosidades sobre esse universo. 

Afinal, o conceito antigo de que moda é algo supérfluo e fútil e que apenas existe para incentivar o consumo é ultrapassado, uma vez que ela é uma arte essencial para todos aqueles que desejam expressar sua identidade, além de configurar o ganha pão de muitos. 

Quer saber quais são os melhores livros sobre moda? Então, fique com a gente até o fim!

5 livros sobre moda aclamados pela mídia e pelo público 

Explore o circuito fashion por meio de histórias e narrativas fantásticas conferindo, a seguir, quais são os livros de moda mais famosos de todos os tempos. 

100 anos de moda 

Com centenas de imagens, “100 anos de moda”  representa um dos grandes livros para estudar moda, uma vez que narra os principais eventos e curiosidades do cenário fashion do século XX. 

Nessa obra icônica, a escritora Cally Blackman relata tudo o que aconteceu e marcou a indústria, transitando entre as influências da arte no vestiário e mostrando como os comportamentos mudaram e se transformaram durante o período.

A moda Imita a Vida

Considerado um dos maiores best-sellers dos últimos tempos, “A moda Imita a vida” é um dos livros para quem gosta de moda mais lidos da atualidade.

Nele, o autor André Carvalhal, diretor criativo e conhecido escritor e indicado ao Prêmio Jabuti, promove um debate instigante e inteligente sobre a construção de uma marca por meio do autoconhecimento. 

A obra traz entrevistas com célebres profissionais da área, que relatam suas experiências e opiniões sobre a identidade de uma marca.

Crédito: Saraiva 

O livro Negro do Estilo

De Nina Garcia, editora de moda da Marie Claire americana e uma das juradas mais polêmicas do programa Project Runway, “O livro Negro do Estilo” bombou nas livrarias nacionais e internacionais.

Nele, a autora dá dicas indispensáveis sobre como uma mulher pode construir sua própria identidade de acordo com sua personalidade, assim como reúne frases dos mais famosos estilistas do mundo, como Carolina Herrera e Ralph Lauren. 

A Vingança veste Prada

Nesta lista de melhores livros de moda não poderia deixar de aparecer “A Vingança veste Prada”, uma obra que dá continuidade  a “O Diabo Veste Prada”, um dos melhores livros sobre o tema, que deu origem ao fantástico filme de mesmo nome interpretado por Meryl Streep. 

Nele, a autora conta a trajetória da personagem Andrea Sachs que, oito anos após trabalhar com a malvada Miranda Priestly, vive uma vida confortável e feliz como editora de uma grande revista. No entanto, como nem tudo são flores, ela é surpreendida por sua ex-chefe, que entra em cena para atrapalhar seus planos. 

Glamour

Considerado um clássico da literatura fashion, “ Glamour”, de Diana Vreeland, uma das editoras de moda mais conhecidas e aplaudidas do mundo, conta com referências e dicas sobre o tema, e explora o conceito de glamour apresentando relatos e retratos de personalidades para lá de inspiradoras, como Audrey Hepburn e Maria Callas. 

melhores livros sobre moda

Crédito: Saraiva

Confira também: O que é ópera? Saiba tudo sobre este espetáculo maravilhoso!

4 livros de moda para se encantar  e se inspirar

Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen 

É uma obra deliciosa que conta a história do circuito fashion desde o século XVII até os tempos atuais. 

Fácil de ler e apresentando mais de mil ilustrações, este livro de NJ Stevenson traz croquis, cenas de filmes, figurinos, assim como fala de grifes, designers, estilistas e modelos. 

Desenho de moda – Técnica de ilustração para estilistas

Fundamental para quem estuda moda e quer aprimorar suas técnicas de desenho, essa obra de Michele Wesen Bryant ressalta a importância do conceito e da ideia por trás do desenho, assim como revela técnicas poderosas e detalhadas sobre como criar uma cabeça feminina e elaborar um desenho perfeito de uma figura humana. 

Moda e Revolução nos anos 1960

Essa obra de Maria do Carmo Teixeira Rainha utiliza a moda como ferramenta de análise para debater sobre o comportamento da sociedade e o contexto histórico da época. 

Nele, a autora explora questões essenciais atuais, como a sexualidade e as relações de gênero.

livros para quem gosta de moda

Crédito: Saraiva 

Dicionário Ilustrado – Moda de A A Z

De Alex Newman e Zakee Shariff, “Dicionário Ilustrado – Moda de A A Z”  conta com verbetes e explica os termos mais importantes do mundo das roupas. 

Em seu decorrer, os autores mostram quais peças e tecidos fizeram sucesso dentro de seu contexto histórico, assim como abordam os temas sociais, políticos e comportamentais que as originaram. 

Crédito: Saraiva 

O que você achou dessa lista sobre livros de moda? Já leu algum deles? Tem outro que gostaria de indicar? Compartilhe suas ideias!

Você, como fã de moda, provavelmente, já viu como um livro desse tema pode fazer toda a diferença em um ambiente, não é mesmo?

Sabe o que também pode valorizar, e muito, as paredes de seu escritório ou ateliê? Uma gravura de Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual que só trabalha com peças originais e assinadas. Em seu acervo, há mais de 15.000 gravuras que contemplam os mais variados gostos e estilos. 

Certamente, uma delas, combinará perfeitamente com seu ambiente.

Duvida? Então, clique aqui e confira!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.