Colecionadores de arte: seleção especial com os top 10

Os principais colecionadores de arte atuais não são os mesmos de tempos atrás. Se antes essa seleta lista contava apenas com magnatas e famílias riquíssimas, hoje ela também apresenta executivos e investidores. Mais globais, ricos, antenados e politizados, eles representam o topo da economia mundial. 

Quer saber quem são os maiores colecionadores de obras de arte do mundo? Então, leia este artigo até o fim! 

TOP 10: maiores colecionadores de arte do mundo

1. Paul Allen 

Paul Allen, além de fundar a Microsoft ao lado de Bill Gates, é empresário e conhecido por seus trabalhos filantrópicos. 

Considerado um dos homens mais ricos do planeta, Allen é um dos maiores colecionadores de arte do mundo. 

Dono de uma fantástica coleção de obras, Allen não economizou para formá-la. Sendo assim, é dono de “Maternité (II)”, uma emblemática peça de Paul Gauguin. Para tê-la, pagou mais de 39 milhões de dólares. 

colecionadores de arte

Crédito: Wikipédia 

2. François Pinault 

Detentor de uma fortuna de quase 30 bilhões de dólares, o francês François Pinault é presidente da Holding Kering, um conglomerado que abriga empresas de artigos de luxo como Gucci e Alexander McQueen. 

Dono de boa parte das ações da casa de leilão britânica Christie’s, ele construiu uma das mais icônicas coleções de arte do mundo. Logo, é um dos maiores colecionadores de obras de arte do planeta. 

colecionadores de obras de arte

Crédito: Wikipédia 

3. Mukesh e Nita Ambani 

O casal mais rico da Índia controla uma fortuna de 20 bilhões de dólares. Com esse dinheiro, coleciona obras e promove a arte de seu país. 

Bastante conhecida, a Reliance Foundation, fundação de caridade de Nita Ambani, já patrocinou diversas exposições, como a de pinturas hindus no Instituto de Art Institute of Chicago.

Seu marido, Mukesh Ambani, é o maior acionista da maior empresa indiana do setor privado. Assim, bem-sucedido e admirador de arte, o casal não está na lista de maiores colecionadores de arte à toa, certo? 

maiores colecionadores de arte do mundo

Crédito: The Economic Times

4. Poju e Anita Zabludowicz 

Poju Zabludowicz é um famoso empresário e investidor da Inglaterra. Junto com sua mulher, Anita, promove trabalhos de filantropia. Os dois são amantes de arte e contam com uma coleção de mais de 5000 peças. Ou seja, faz sentido eles estarem na lista de maiores colecionadores de arte do mundo, não é mesmo? 

Entre os planos mais importantes do casal relacionado ao circuito de artes, está a abertura de um museu de arte contemporânea de capital privado. 

colecionadores de arte

Crédito: The Times 

5. Adrian Cheng 

Responsável pela Fundação K11, uma organização sem fins lucrativos que promove a arte e a educação de artistas contemporâneos, Adrian Cheng é um famoso empresário chinês que já solidificou sua presença artística no cenário internacional. 

Multimilionário e um dos maiores colecionadores de arte do mundo, Adrian Cheng ambiciona fazer parte de um importante processo: o de ajudar a construir uma cultura chinesa contemporânea. 

maiores colecionadores de arte do mundo

Crédito: Jing Daily

Leia também: “Arte Oriental: suas características, pinturas e história na China e no Japão”. 

6. Robbie Antonio 

Entre os maiores colecionadores de arte das Filipinas está Robbie Antonio, o fundador e CEO da Revolution Precrafted, uma empresa de sucesso que está revolucionando o mercado da arquitetura e design. 

Com bom gosto e estilo, Robbie Antonio não poupa para adquirir obras de arte. Assim, conta com aquisições estupendas, como obras de Andy Warhol, Francis Bacon e Takashi Murakami.

colecionadores de arte

Crédito: Vulcan Post

7. Charles Saatchi

Considerado uma das mais importantes personalidades da arte contemporânea, Charles Saatchi é um dos colecionadores de arte mais emblemáticos da atualidade.

Esse empresário iraquiano-britânico possui uma coleção de fazer inveja. Seu acervo conta com peças de artistas como Sol LeWitt, Andy Warhol e Julian Schnabel. 

colecionadores de obras de arte

 Crédito: European CEO

Gosta de Andy Warhol? Então, não deixe de ler: “Obras e artistas da Pop Art: humor, cotidiano e mix de referências”. 

8. Bernard Arnault

Presidente e diretor da LVMH, uma holding francesa especializada no mercado de luxo, Bernard Arnault é conhecido por sua grandiosa coleção de arte contemporânea. 

Entre as obras de arte mais emblemáticas de sua galeria estão peças de Yves Klein, Henry Moore e Pablo Picasso. Isto é, ele também é um dos colecionadores de arte do mundo mais conhecidos e poderosos. 

colecionadores de arte

Crédito: Wikipedia 

Se você ama arte, segue um must-read para você: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?”

9. Steve Cohen

Também conhecido por sua fortuna pessoal, o investidor e filantropo americano Steve Cohen fez história na Bolsa de Valores e no circuito artístico. 

Seu amor pela arte é de conhecimento geral. Dono de obras de artistas como Edvard Munch e Paul Gauguin, o valor de sua coleção de arte já passou da casa dos milhões de dólares. 

colecionadores de obras de arte

Crédito: Forbes

10. Philip Niarchos

Com um patrimônio líquido avaliado em mais de 2 bilhões de dólares, o grego Philip Niarchos herdou de seu pai, um magnata da navegação, uma coleção de arte de cair o queixo. 

Entre suas obras mais importantes estão peças de Pablo Picasso e o autorretrato de Van Gogh. Assim, ele é, sem dúvida alguma, um dos colecionadores de arte mais representativos da atualidade. 

maiores colecionadores de arte do mundo

Crédito: Forbes

E você, já pensou em colecionar arte também? Não? Então, que tal começar agora? Para isso, basta visitar a galeria da Laart e ter acesso a sensacionais gravuras originais. Todas têm certificado de autenticidade! Clique aqui e conheça nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.