antônio poteiro

Antônio Poteiro: obras e biografia do dramaturgo da argila e da pintura

Avesso a rótulos e valorizando a simplicidade e a verdade da cultura popular, Antônio Poteiro foi um artista plástico português que desenvolveu uma trajetória única na arte brasileira. 

Considerado um dos grandes mestres da arte naif do Brasil, o português produziu um trabalho emblemático nessa corrente, uma vez que explorou, com brilhantismo, elementos aparentemente divergentes entre si, como a simplicidade e a sofisticação, como mostram as palavras do escritor Brasigóis Felício

“A impressão que nos transmitem as pinturas e a cerâmica de Antônio Poteiro é a de que foram extraídas do cerne da vida, transfiguradas em arte por um impulso criador ao mesmo tempo ingênuo e requintado… “

Neste contexto, é importante observar que a arte naif é conhecida pela ingenuidade e por trazer uma estética figurativa. Foi aí que Antônio Poteiro se diferenciou, uma vez que não se focou em reproduzir paisagens e cenas, mas sim em se inspirar nelas e criar suas próprias imagens.  

Em outras palavras, explorou sua imaginação até o último limite e, assim, inventou personagens, fábulas e narrativas. 

O poeta, crítico e gravurista Ferreira Gullar também enalteceu o trabalho do artista:

“Tudo (na obra do Poteiro) tem um sentido ligado à história do povo, suas aflições e seus sonhos de felicidade“. 

Diante dessas citações, é impossível não ficar curioso para conhecer a biografia e as obras de Antônio Poteiro, não é mesmo? Siga lendo e descubra tudo isso!

Antônio Poteiro: biografia do grande artista plástico

Em 1925, nasce Antônio Batista de Sousa em Portugal, na então chamada Província do Minho. Porém, lá pouco vive, uma vez que se muda para o Brasil, mais precisamente para São Paulo, com apenas 1 ano de idade, onde fica por pouco tempo, uma vez que, em seguida, parte para Goiânia, onde se fixa.

Filho de um ceramista, ele imita a trajetória do pai como artista criando peças em argila, como máscaras, bonecos e potes. É desse último que se origina o  apelido “Poteiro”, nome que abraça em 1957 e que passa a fazer parte duas assinaturas.

Nessa fase, também desenvolve esculturas, as quais trazem motivos regionais, folclóricos e assuntos sacros. Assim, mistura fantasia, arte e fábulas. 

No vídeo abaixo, é possível entender a linguagem e personalidade do artista:

O desenvolvimento da pintura de Antônio Poteiro

Já na década de 1970, incentivado pelo pintor modernista Siron Franco e por Cleber Gouvêa, parte para a pintura, se aperfeiçoa no uso das cores e, dessa forma, torna-se um hábil colorista. 

Assim, com originalidade e muita criatividade, explora as paisagens e os cenários da fauna e, de maneira natural e gradual, seu estilo inconfundível começa a ser propagado e admirado. 

Vale destacar que a visão pessoal encontrada em seus trabalhos é expressa até o fim de sua carreira. Também é importante enfatizar que as obras de Antônio Poteiro contam com elevada acuidade técnica, técnica essa que foi aprendida de forma autodidata, o que comprova o talento inato do artista.

As exposições e prêmios do artista plástico Antônio Poteiro 

Antônio Poteiro é então convidado a lecionar e a realizar mostras em vários lugares do Brasil e ao redor do globo. No exterior, as suas exposições de maior destaque acontecem na Itália, França, Cuba, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

A participação do escultor e pintor em território tupiniquim também é extremamente relevante, uma vez que ele participa de diversas bienais em São Paulo. 

O reconhecimento do talento do mestre da arte naif ocorre de várias maneiras. Uma delas via documentário, o qual é produzido em 1983 e que tem como título “Antônio Poteiro: o Profeta do Barro e das Cores”.

Além disso, é agraciado com diversos prêmios. Um dos principais é o concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), que o homenageia, em 1985, com o prêmio de melhor escultura

O artista se despede das artes visuais e da vida aos 84 anos, em 2010, após uma luta contra o câncer, deixando um legado sem igual.

Principais obras de Antônio Poteiro

As obras de Antônio Poteiro exploraram as fábulas e os elementos da cultura popular de forma inigualável. Duvida? Então, confira agora suas grandes peças.

1. A Ecologia 

antônio poteiro biografia

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

2. Deus Amor

artista plástico antônio poteiro

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

3. Lavagem da Igreja 

lavagem da igreja antônio poteiro

Crédito: Instituto A Poteiro

4. Casamento no Céu

casamento no céu antônio poteiro

Crédito: Instituto A Poteiro 

5. São Paulo

antônio poteiro obras

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

6. Papagaios

antônio poteiro comprar

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Gostou de conhecer a biografia e as obras do artista plástico Antônio Poteiro? Compartilhe sua opinião com a gente!

Para a Laart, esse português representou a alma e o regionalismo brasileiros como poucos. Tanto que conta em seu acervo com obras desse renomado artista. 

A Laart é uma galeria de arte online que foi idealizada por duas pessoas que amam o assunto: Luis Felipe e Manoel.

Assim, com a ideia de democratizar a arte e de valorizar o trabalho de artistas que marcaram a história do Brasil e da América Latina, a Laart trabalha com gravuras de diversos estilos e expressões artísticas, como as da arte figurativa e da arte naif

Todas elas são originais e vêm com certificado de autenticidade. 

Além disso, conta, é claro, com peças desse grande ícone da arte naif. Quer comprar uma obra de Antônio Poteiro e conhecer o seu valor? Então, clique aqui! 

Crédito da foto de capa: Curta Mais 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.