Arte sacra no Brasil: uma combinação perfeita entre cultura e religião
A arte sacra no Brasil se caracteriza como a primeira manifestação artística do período colonial. Por meio de peças feitas com base na cultura popular e com forte inspiração religiosa, esse estilo conta com um legado impressionante. Entre os seus mais célebres representantes, Aleijadinho destaca-se com honra.
Quer entender melhor como aconteceu a arte sacra no Brasil colonial e conhecer suas mais sublimes peças? Então, continue lendo!
O que é arte sacra?
A arte sacra é um movimento que despontou com o intuito de promover a fé. Assim, retratando a devoção e os aspectos religiosos por meio de incríveis obras de arte, essa corrente conta com peças dos mais diversos gêneros, como esculturas, pinturas e vitrais, sendo também encontrada em esplendorosas obras de arquitetura.
Com o objetivo de retratar a devoção, esse movimento também promove, com bastante entusiasmo, a qualidade religiosa. Em outras palavras, a arte sacra prestigia a característica de divindade em suas peças. Logo, uma obra que apresente características mundanas ou que desonre, de alguma forma, uma figura divina, não é considerada uma peça de arte sacra.
Retratada em diversas religiões, a arte sacra engloba as mais variadas crenças, como a arte islâmica, a budista e a criança. No Brasil, pelas mãos de Aleijadinho, essa corrente encontrou sua forma na arte religiosa barroca.
Muitos acreditam que arte sacra e arte religiosa são o mesmo movimento. Apesar de bastante similares, eles contam com características distintas. Enquanto o primeiro estimula a celebração por meio de ritos e missas, o segundo conta com um aspecto mais introspectivo, relacionado ao criador e sua obra.
Quer saber quais são os principais artistas da arte sacra e conhecer suas obras impactantes? Então, leia: “O que é arte sacra: saiba tudo sobre o assunto!”
Características da arte sacra
A arte sacra conta com algumas características marcantes. São elas:
- o enaltecimento da fé e dos temas religiosos;
- o prestígio do jogo entre luz e sombra;
- a presença de feições dramáticas em suas figuras;
- a valorização das formas;
- a riqueza de detalhes;
- a exaltação da figura divina representada pelo contraste;
- o forte caráter ornamentativo;
- a presença de conteúdo iconográfico.
Você sabe quais são as diferenças entre arquitetura barroca e rococó? Não? Então, descubra, lendo: “A história e a delicadeza nos detalhes na arquitetura rococó na Europa e no Brasil”.
Arte sacra no Brasil: artistas e exemplos de obras
1. Mestre Ataíde
Manoel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde (1762 -1830), foi um dos mais importantes artistas de arte sacra no Brasil colonial. Nascido em Minas Gerais, o criativo e talentoso artista mesclava elementos culturais do país com referências religiosas.
De estilo barroco, “Assunção da Virgem” é uma de suas mais emblemáticas obras e representa muito bem a arte sacra no Brasil colonial.
Crédito: Wikipédia
2. José Joaquim da Rocha
Outro artista fundamental para a promoção da arte sacra no Brasil foi José Joaquim da Rocha (1737-1807). No entanto, as obras desse artista baiano se distanciam das características populares presentes nas peças de Mestre Ataíde, já que contavam com fortes elementos eruditos.
Entre as suas produções mais famosas, o teto da “Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Praia” se destaca e, assim, também é considerada um ícone da arte sacra no Brasil.
Crédito: Wikipédia
3. Aleijadinho
Não poderia deixar de fazer parte dessa lista o mais famoso representante do estilo barroco brasileiro e um dos mais importantes artistas do Brasil colonial: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730 ou 1738- 1814). Conhecido por produzir peças feitas com pedra-sabão, esse artista mineiro criou várias esculturas que representam muito bem a arte sacra no Brasil.
“O carregamento da cruz” é uma de suas peças mais conhecidas e impressiona por seu realismo.
Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural
Museus de arte sacra no Brasil
Os museus de arte sacra no Brasil mais emblemáticos são:
1. Museu de Arte Sacra (Universidade Federal da Bahia) – Bahia
Inaugurado em 1959, o Museu de arte sacra localizado em Salvador apresenta em seu acervo peças dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Contando com obras de José Joaquim da Rocha, esse museu de arte sacra no Brasil traz a história de seu estilo estampada.
Crédito: Wikipédia
2. Museu de Arte Sacra de Mariana – Minas Gerais
Fundado em 1962, o Museu de Arte Sacra de Mariana conta com um acervo de mais de 2000 peças. Entre elas, há vestimentas, esculturas, pinturas religiosas e elementos relacionados ao culto religioso.
Crédito: Wikipédia
3. Museu de Arte Sacra de São Paulo – SP
Fundado em 1970 e tombado como monumento arquitetônico, o Museu de Arte Sacra de São Paulo tem, em seu acervo, mais de 4000 peças. Contendo obras de arte sacra do Brasil colonial e outras peças estrangeiras, esse museu apresenta esculturas de Aleijadinho e também obras de Mestre Ataíde, entre outros importantes artistas.
Crédito: Wikipédia
Outros museus de arte sacra no Brasil que valem uma visita são:
- Museu de Arte Sacra Dom Epaminondas, em Taubaté (SP);
- Museu Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP);
- Museu de Arte Sacra de Paraty, em Paraty (RJ);
- Museu Aleijadinho, em Ouro Preto (Minas Gerais);
- Museu de Arte Sacra de Santos, em Santos (SP).
Gostou de saber um pouco mais sobre a arte sacra no Brasil? Se você ama obras de arte, que tal fazer uma visita ao acervo da Laart?
Contando com mais de 15.000 gravuras, a Laart é uma galeria de arte virtual que promove o trabalho dos mais diversos e talentosos artistas brasileiros e latino-americanos, como:
- Antonio Henrique Amaral;
- Carlos Cruz-Díez;
- Cildo Meireles;
- Ferreira Gullar;
- Leda Catunda;
- Regina Silveira e muitos outros!
Apresentando apenas peças exclusivas e de tiragem limitada, a Laart democratiza o acesso a arte, levando, até você, gravuras originais, com segurança e praticidade.
Faça uma visita ao acervo da Laart agora mesmo, você irá se apaixonar!
There are no comments