art nouveau no brasil

Art Nouveau no Brasil: características, artistas e obras

O Art Nouveau é um estilo modernista que surgiu na Europa e se manteve entre os anos 1890 e 1910. Abrangendo vários campos, como a arquitetura, o design de interiores, cartazes, ilustrações e a arte em decoração, o Art Nouveau no Brasil também deixou sua marca.

Quer entender melhor o assunto, conhecer as características desse estilo e saber como aconteceu o movimento Art Nouveau no Brasil? É só ler este post até o fim!

O que é Art Nouveau?

Surgido no fim do século XIX, o Art Nouveau teve como conceito propor novas formas de “fazer artístico”. Logo, esse movimento também ficou conhecido como “arte nova”. Assim, com o intuito de promover a originalidade e de quebrar as tradições e o rigor formal da Arte Acadêmica e do Neoclassicismo, essa corrente conquistou adeptos em todo o mundo por seu caráter vanguardista.

O seu início também está conectado à Segunda Revolução Industrial, um período marcado pela evolução da indústria e pelo uso experimental de novos elementos. Assim, também reproduziu outras com suas características, como a inovação.

Logo, prestigiando o acesso a arte para maiores audiências, esse estilo também adotou a produção em massa, o que representou um paradoxo na época. Isso porque muitos críticos condenaram a interferência do capitalismo na produção artística. Afinal, a padronização em série entrava em choque com a originalidade, um aspecto muito importante desse estilo.

Para promover esse caráter de inovação, essa corrente fez uso de novos materiais, como o ferro e o vidro, e teve como pano de fundo a natureza. Dessa forma, com o intuito de imitá-la, várias produções baseadas em formas orgânicas que simulavam galhos, folhas e flores também foram experimentadas.

Características do Art Nouveau no Brasil e no mundo

As características que dominaram o Art Nouveau no Brasil e no mundo foram:

  • o forte caráter decorativo;
  • a inspiração nos elementos da natureza;
  • a valorização da assimetria e da sinuosidade;
  • a irrefutável preocupação com a estética;
  • o uso de elementos novos, como vidro, cerâmica e ferro;
  • a prevalência de mosaicos e vitrais;
  • o prestígio da elegância e da sofisticação;
  • a fusão entre estrutura e ornamento.

Você sabia que muita gente confunde Art Nouveau com Art Déco? Apesar de essas duas correntes se inspirarem na ornamentação, elas contam com características diferentes. Quer saber quais são elas? Então, leia: “O que foi e como surgiu o movimento Art Déco: arquitetura, design e artes plásticas”.

Art Nouveau no Brasil: contexto e construção precursora

O Art Nouveau no Brasil influenciou principalmente a arquitetura do país. Dessa forma, por contarem com originalidade e forte presença decorativa, muitas construções desse estilo chamam a atenção pela elegância e beleza.  Com formas sinuosas e decoração ornamental, o Art Nouveau no Brasil conquistou adeptos e foi empregado no país, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Elaborado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, em 1902, o edifício Vila Penteado, localizado em São Paulo, é considerado a primeira obra com características de Art Nouveau no Brasil.

o que é art nouveau

 Crédito: FAU

Leia também: “Inspire-se com os melhores 10 documentários sobre arquitetura”.

Art Nouveau no Brasil: obras e artistas

Confira agora outras obras que marcaram a história da arquitetura do país e que contam com características de Art Nouveau.

1. Viaduto Santa Ifigênia

Construído entre 1910 e 1913, o Viaduto Santa Ifigênia foi projetado pelo engenheiro italiano Giulio Micheli. Construído com toneladas de ferro, essa obra contou com elementos importados da Bélgica e é um dos exemplos mais importantes de Art Nouveau no Brasil.

art nouveau características

Crédito: São Paulo Antiga

2. Estação de Mayrink

Projetada pelo arquiteto francês Victor Dubugras, a Estação de Mayrink foi inaugurada em 1906 e, além de ser uma das pioneiras da arquitetura moderna no país é também uma das primeiras construções de concreto armado. Localizada no interior de São Paulo, essa construção também representa o estilo Art Nouveau no Brasil.

art nouveau obras

Crédito: Wikipédia

 3. Teatro Amazonas

Conhecido por sua imponência e beleza, o Teatro Amazonas teve sua construção finalizada em 1896 e seu projeto contou com a autoria do deputado Antônio José Fernandes Júnior.  Considerada o principal cartão postal de Manaus, essa obra apresenta estilo renascentista, mas também apresenta singularidades do Art Nouveau, como a sofisticação.

art nouveau artistas

Crédito: Wikipédia

4. Castelinho de Brigadeiro

Projetado pelo arquiteto italiano Giuseppe Sachetti e inaugurado em 1911, o Castelinho de Brigadeiro é uma das obras mais antigas de São Paulo e um dos mais belos retratos de Art Nouveau no Brasil. Contando com elemento ferro em sua seção frontal, essa obra foi tombada pela Secretaria de Estado da Cultura, o que comprova a sua importância histórica.

castelinho de brigadeiro art nouveau no brasil

Crédito: Wikipédia

 5. Confeitaria Colombo

Fundada em 1894 por Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, a Confeitaria Colombo encanta por sua beleza e, assim, representa um dos mais belos cafés do mundo.

Entre 1912 e 1918, seus salões foram reformados e, logo, contaram com espelhos de origem belga, apresentando toda a sofisticação e refinamento da Art Nouveau no Brasil.

confeitaria colombo art nouveau no brasil

Crédito: Wikipédia

A sua cidade também tem obras desse estilo? Conta para a gente, os seus comentários são muito valorizados pela Laart! A Laart também valoriza muito o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. Assim, especializada na venda de gravuras originais, é uma galeria de arte virtual que conta com mais de 15.000 peças.

Todas elas apresentam certificado de autenticidade, são assinadas e têm edições limitadas. Essas exclusivas gravuras chegam a sua casa com toda segurança e conforto. Afinal, a Laart não é o mais importante marketplace do mundo da arte à toa, não é mesmo? Clique aqui e descubra por que as gravuras da Laart são tão especiais!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.