documentários arquitetura

Inspire-se com os melhores 10 documentários sobre arquitetura

Assistir a documentários sobre arquitetura pode ser uma experiência única. Isso porque, além de didáticos, eles estimulam a criatividade e ampliam a visão de forma extraordinária. 

É um apaixonado por arquitetura e quer conhecer esse universo de modo íntimo e informativo? Então, pare tudo o que está fazendo agora e mergulhe nesse mundo incrível, pois preparamos para você uma lista com os documentários mais legais sobre arquitetura! 

Lista de documentários sobre arquitetura

1. My Architect

Baseado na vida de Louis Kahn, um gênio da arquitetura, My Architect narra a busca comovente de Nathaniel Kahn para entender seu pai, um homem que marcou a história da arquitetura e que viveu uma jornada pessoal caótica. 

Bastante sensível,  esse documentário foi indicado ao Oscar. Saiba mais assistindo ao trailer abaixo.

2. Big Time

Baseado na vida de Bjarke Ingels, o fundador do Bjarke Ingels Group (BIG), Big Time relata o processo criativo desse emblemático arquiteto dinamarquês, revelando seus anseios e inspirações. Além disso, o documentário promove uma profunda reflexão sobre a responsabilidade da profissão de construir o futuro. 

Se você se interessa pelo tema, esse é um dos documentários sobre arquitetura mais empolgantes que você pode assistir! Veja o trailer oficial a seguir. 

3. The Pruitt-Igoe Myth: an Urban History 

Por meio de um olhar diferente sobre o famoso conjunto habitacional Pruitt-Igoe, esse documentário conta a história da transformação da cidade americana nas décadas seguintes à II Guerra Mundial. 

Oferecendo uma visão ampla e comovente de Pruitt-Igoe, com suas falhas e triunfos, e o aprendizado relacionado a esse episódio, The Pruitt-Igoe Myth: an Urban History é um dos documentários de arquitetura que não poderiam ficar de fora dessa lista. Saiba um pouco mais assistindo ao emocionante trailer abaixo. 

É apaixonado mesmo por arquitetura? Então, leia também: “Biografia e obras do arquiteto Daniel Libeskind”

4. Concrete Love

Concrete Love retrata a vida de Gottfried Böhm, ganhador do Prêmio Pritzker, e um dos arquitetos mais importantes da Alemanha. 

Com uma abordagem delicada, esse documentário é uma bela fonte de inspiração para quem gosta de arquitetura, já que exibe, com sensibilidade e entrevistas, a trajetória de Gottfried Böhm e a sua relação com a mulher e filhos (também arquitetos). 

5. Urbanized

Urbanized mostra o estado atual e o futuro dos centros urbanos por meio de uma temática questionadora sobre o rápido crescimento demográfico e a concentração da população nas cidades. 

De forma contundente, o documentário analisa o design dos grandes centros urbanos, mostrando diversos projetos e conversas com profissionais de renome, incluindo nomes importantes da arquitetura, como Norman Foster e Oscar Niemeyer. O trailer abaixo mostra por que esse documentário sobre arquitetura deve ser assistido! 

6. Microtopia

De quanto espaço, materiais e conforto nós realmente precisamos? Esse é um dos questionamentos de Microtopia, que conta com propostas de arquitetos, construtores e designers para resolver questões de espaço. 

Por meio de soluções inovadoras, esse dinâmico documentário apresenta novas formas de criar comunidades sustentáveis e flexíveis. Uma ótima pedida para quem quer se inspirar com medidas criativas, não é mesmo? Saiba mais na preview abaixo:

7. Precise Poetry: Lina Bo Bardi’s Architecture 

“Criando poesia através da precisão arquitetônica”: essa é a ideia do documentário sobre  Lina Bo Bardi, uma mulher que marcou a história da arquitetura brasileira. 

Composto de uma série de entrevistas feitas com colegas e amigos, essa obra mostra a relação dos eventos sociopolíticos e pessoais de Lina Bo Bardi com a sua fabulosa trajetória profissional. 

8. Citizen Jane: Battle for the City

Lançado em 2016, o ano do centenário do nascimento da ativista americana Jane Jacobs, Citizen Jane: Battle for the City mostra a jornada dessa talentosa mulher que, apesar de não ter estudado formalmente arquitetura e urbanismo, deixou um lindo legado, propondo um novo olhar sobre a vida urbana. 

Trata-se de um dos documentários sobre arquitetura mais apaixonantes da lista. Você não vai perder, né?

9. Citizen Architect: Samuel Mockbee and the Spirit of the Rural Studio

Por meio de entrevistas com arquitetos como Michael Rotondi e Cameron Sinclair, Citizen Architect: Samuel Mockbee and the Spirit of the Rural Studio retrata a vida e o legado de Samuel Mockbee, o arquiteto pioneiro em projetos de interesses públicos. 

De forma realista e categórica, esse documentário é um must-see para todos aqueles que se interessam pelo universo da arquitetura. Confira o trailer: 

10. A vida é um sopro

Em uma lista que conta com tantos documentários legais sobre arquitetura, não poderia faltar A vida é um sopro. Afinal, o que seria da história da arquitetura moderna do Brasil se Oscar Niemeyer não fizesse parte dela?

Disponível no Youtube, o documentário mostra como esse gênio concebeu seus principais projetos e revela a importância de suas obras no cenário arquitetônico brasileiro. Veja mais no trailer abaixo.

Dicas bônus: documentário e séries de arquitetura na Netflix

1. Minimalism: A Documentary About the Important Things

Entre os documentários de arquitetura mais debatidos atualmente, Minimalism está entre os mais conhecidos. 

Ao questionar a vida consumista e suas consequências, essa obra aborda aspectos intrínsecos da sociedade moderna, incitando a reflexão sobre o papel da arquitetura e do design nesse cenário. 

Veja abaixo o trailer desse documentário que faz parte do catálogo da Netflix. 

2. Abstract: The Art of Design

A série Abstract: The Art of Design mostra a vida dos mais renomados e inovadores designers atuais de diferentes áreas, como fotografia e arquitetura.

Exibindo a rotina desses profissionais, essa série retrata os prazos apertados e os projetos que não saem do papel. Aposto que se identificou!

Leia também: “Maiores designers de interiores do mundo: conheça essa seleção de sucesso”.

3. As casas mais extraordinárias do mundo

Como o próprio nome indica, essa série mostra as casas mais extraordinárias do mundo.

De forma divertida, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin visitam residências incríveis construídas nos mais diferentes estilos de arquitetura. Assista ao trailer e saiba mais. 

4. Secrets of Great British Castles

Também em formato de série, Secrets of Great British Castles exibe fabulosas construções britânicas, incluindo os castelos Warwick, Dover, Caernarfon, Torre de Londres, Carrickfergus e Stirling.

Mostrando o dia a dia de seus moradores, essa série conta com duas temporadas. Saiba mais no trailer a seguir.  

Qual vai ser o primeiro dos melhores documentários sobre arquitetura que você vai assistir? Compartilhe sua opinião com a gente! Se você gosta de arquitetura, também deve gostar do mundo da arte. Aproveite para assinar a newsletter da Laart e mantenha-se sempre informado e inspirado!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.