documentários brasileiros

Melhores documentários brasileiros para assistir | LISTA

Os documentários brasileiros revelam verdadeiras joias da cultura nacional. Da política, passando por artistas e personagens anônimos, a produção cinematográfica nessa área já produziu e continua criando obras incríveis. 

Se você ainda está em busca dos melhores documentários brasileiros, continue lendo e confira nossas indicações abaixo.

Documentários brasileiros para apertar o ‘play’

1. Garrincha: a alegria do povo (1962)

Abrimos a lista de documentários brasileiros com um ídolo do futebol nacional: Garrincha. Afinal, as quatro linhas mais populares do país são uma fábrica de ícones que alimentam a paixão nacional pelo futebol.

No documentário ‘Garrincha: a alegria do povo’, conhecemos mais sobre a vida do gênio de pernas tortas com cenas da sua ação nos campos com a camisa Botafogo e também da Seleção Brasileira. 

Além disso, o filme mostra imagens raras de Garrincha em cenas do seu cotidiano. A direção do documentário é de Joaquim Pedro de Andrade.

melhores documentários brasileiros

2. ABC da Greve (1990)

Outro dos documentários brasileiros mais relevantes para assistir é ‘ABC da greve’ de Leon Hirszman. 

Produzido na década de 90, o documentário retrata a realidade dos operários das fábricas da região do ABC paulista e a primeira greve trabalhista nacional ocorrida em 1979.

Na liderança dos protestos estava o então jovem Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, que se tornou uma das figuras políticas mais influentes do país.

documentários brasileiros

3. Santo Forte (1999)

‘Santo Forte’ é um dos documentários brasileiros que retrata outro aspecto da cultura nacional bastante forte: a religião.

Eduardo Coutinho reúne histórias fascinantes no documentário de pessoas católicas, umbandistas e evangélicas de uma favela da capital carioca. 

As crenças e a relação com o sobrenatural de cada religião mostra a diversidade de pensamentos quando o assunto é fé e ligação com o divino.

O documentário traz cenas da missa campal celebrada pelo Papa João Paulo II, em 1997, no Aterro do Flamengo para 2 milhões de fiéis.

melhores documentários brasileiros

4. Janela da Alma (2001)

Como afirma Jean Baptiste Alphonse Karr, “os olhos são a janela da alma” e uma forma imediata de nossa interação com o mundo.

Os cineastas João Jardim e Walter Carvalho trazem para ‘Janela da Alma’ os depoimentos de dezenove pessoas diferentes e sua relação com a visão. 

Com deficiências visuais em variados graus, pessoas como o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders e o músico Hermeto Paschoal, entre outros personagens, revelam detalhes de suas experiências pessoais com esse sentido. 

Um dos documentários brasileiros mais sensíveis e reflexivos sobre um tema tão cotidiano, mas fundamental. 

melhores documentários brasileiros

5. Ônibus 174 (2002)

Um evento trágico virou um dos melhores documentários brasileiros pelas mãos de José Padilha. 

O documentário une cenas da televisão que registraram o sequestro de um ônibus na zona sul do Rio de Janeiro em 12 de junho de 2000 com registros da vida do sequestrador.

Um recorte da realidade usado para mostrar porque a violência é um traço tão marcante da sociedade brasileira. O documentário traz ainda entrevistas e documentos oficiais sobre o caso em uma reflexão profunda e ainda relevante e atual para nosso país. Vale o play!

melhores documentários brasileiros

6. Estamira (2006)

É de um dos maiores lixões do país que o cineasta Marcos Prado extrai a história de vida de Estamira Gomes de Sousa. 

Então com 63 anos e sofrendo de distúrbios mentais, Estamira é moradora do aterro sanitário Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. 

O documentário retrata de forma poética, as ideias de Estamira que reflete, nem sempre com precisão e sentido, questões de interesse global que fazem o espectador pensar e repensar a loucura presente em cada um de nós. 

melhores documentários brasileiros

7. Democracia em vertigem (2019)

Um dos documentários brasileiros mais atuais da nossa lista retrata desde a retomada da democracia brasileira com as ‘Diretas Já’, a Constituição de 1988, a ascensão da imagem do ex-presidente Lula, a queda de Dilma Rousseff e toda a crise política que se instalou no país.

A cineasta Petra Costa traz para ‘Democracia em vertigem’ sua reflexão pessoal destes eventos, inspirando uma reflexão dos acontecimentos do país e o que podemos esperar para o futuro.

O documentário está disponível na rede de streaming Netflix.

documentários brasileiros

Gostou da nossa lista de documentários brasileiros? Muitos deles é possível encontrar na íntegra no Youtube, mas por questões de direitos não incluímos os respectivos links aqui.

Se você curte cinema, confira também o post sobre ‘10 melhores filmes sobre arte e artistas de todos os tempos’.

A Laart é uma galeria de arte online, que reúne importantes nomes da gravura do Brasil e do mundo. Possuímos um acervo com obras originais, todas com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse e conheça nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.