arquitetura neoclássica no brasil

Arquitetura Neoclássica no Brasil: história, características e obras famosas

A Arquitetura Neoclássica no Brasil impressiona pelo equilíbrio, simetria e sobriedade de suas obras. A beleza, o uso de materiais nobres e a elevada qualidade técnica dessa expressão artística também justificam o seu destaque. Quer conhecer a história e as características da Arquitetura Neoclássica no Brasil? Então, leia este artigo até o fim!

Como surgiu a Arquitetura Neoclássica no Brasil?

A Arquitetura Neoclássica no Brasil surgiu em 1750, quando o Marquês do Pombal enviou para o país célebres arquitetos neoclássicos. Porém, foi em 1808, com a transferência da corte portuguesa para a colônia, e com a vinda da família real ao Brasil, que esse movimento começou a se expandir, atingindo o seu auge em 1816, com a chegada da Missão Francesa, um grupo de artistas europeus de renome.

Com a missão de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil, a Missão Francesa influenciou todo o cenário artístico brasileiro. Além disso, estabeleceu um ensino acadêmico inexistente até então. Faziam parte desse grupo importantes nomes, como: Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagem; Jean Baptiste Debret, pintor e desenhista francês, e Grandjean de Montigny, o arquiteto responsável pela implantação desse movimento no Brasil.

É essencial destacar que a arquitetura neoclássica brasileira ficou restrita à Corte, aos meios oficiais e às camadas mais abastadas. Isso porque os recursos para a sua produção dependiam de elementos importados da Europa. Assim, a parte menos favorecida da população contava com uma versão provinciana, feita por escravos, e que imitava a arquitetura dos grandes centros.

Em 1826, foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes (futura Academia Nacional), instituição responsável pela reorganização do sistema de artes visuais e arquitetura brasileira. Logo, avesso ao estilo barroco (considerado atrasado e de mau gosto), o estilo neoclássico começou a ser o padrão para as obras do país, e tinha como objetivo modernizar o seu cenário artístico. Assim, atraiu pintores estrangeiros e, com isso, suas construções se tornaram mais refinadas.

Características da Arquitetura Neoclássica no Brasil

A Arquitetura Neoclássica no Brasil ficou conhecida pelas seguintes características:

  • Clareza construtiva;
  • Forte inspiração na arquitetura clássica grega e romana;
  • Uso de formas geométricas, retangulares e simétricas;
  • Utilização de objetos sofisticados, como pedra, granito e mármore;
  • Elevação nas edificações com o uso de escadas;
  • Simplicidade formal e espacial;
  • Paredes revestidas e pintadas com cores suaves;
  • Valorização da decoração dos interiores com pinturas e revestimentos;
  • Frontões triangulares e colunas;
  • Uso de vidro simples ou colorido na parte mais alta das janelas e portas;
  • Presença de abóbadas e cúpulas;
  • Uniformidade de estilos;
  • Aplicação de técnicas avançadas.

Quer conhecer as obras mais famosas da Arquitetura Neoclássica brasileira? Então, continue lendo!

Obras famosas da Arquitetura Neoclássica brasileira

Existem obras famosas da Arquitetura Neoclássica ao longo de todo o Brasil. Conheça agora algumas dessas importantes construções.

Palácio dos Leões

Com localização privilegiada e 3000 metros quadrados de área construída, o Palácio dos Leões é o edifício-sede do governo do Maranhão. Situada no centro histórico de São Luís, essa obra é um dos principais símbolos da identidade cultural da região.

Com características neoclássicas de dois pavimentos, telhado ocultado por platibandas decoradas com balaustres, o Palácio dos Leões é um ótimo exemplo de Arquitetura Neoclássica brasileira.

arquitetura neoclássica no brasil palácio dos leõesCrédito: Wikipédia

Palácio do Itamaraty

Instalado no Rio de Janeiro e construído entre 1851 e 1855 por Francisco José da Rocha Leão, Conde de Itamaraty, o projeto do Palácio do Itamaraty foi atribuído ao arquiteto José Maria Jacinto Rebelo.

Apresentando um estilo neoclássico simétrico, nobres proporções e fachada sóbria e apurada, essa obra conta com sacadas corridas, e o seu interior revela mármores róseos e tetos revestidos com decoração ligada a esse estilo.

arquitetura neoclássica no brasil palácio do itamaratyCrédito: Wikipédia

Theatro da Paz

Localizado na cidade de Belém, no Pará, o Theatro da Paz é um teatro brasileiro que foi inaugurado em 1878. Construído no período áureo do Ciclo da Borracha, em 1869, pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, esse edifício reflete linhas neoclássicas em sua construção.

Com um hall de entrada composto por materiais decorativos importados da Europa, essa obra apresenta escadaria em mármore italiano, piso com pedras portuguesas e ferro fundido inglês nos arcos de suas portas.

arquitetura neoclássica no brasil theatro da pazCrédito: Wikipédia

Arquivo Nacional

Criado em 1838 e localizado no Rio de Janeiro, o edifício que hoje abriga o Arquivo Nacional é um dos mais importantes exemplos da arquitetura neoclássica da cidade.

A obra conta com detalhes no interior e na fachada do edifício principal, assim como com escadarias e colunas em granito e paredes revestidas em mármore. Tudo isso combinado com os vitrais coloridos do hall de entrada e o salão nobre com teto recoberto por pintura de Décio Pilares mostram como esse conjunto arquitetônico é suntuoso.

arquitetura neoclássica no brasil arquivo nacionalCrédito: Wikipédia

Pinacoteca

Fundada em 1905, em São Paulo, a Pinacoteca é o museu mais antigo da capital paulista. Projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo no fim do século XIX, ela foi construída com fortes elementos neoclássicos. Isso pode ser comprovado pelo uso de materiais nobres e pelo fato de suas formas serem compostas de modo geométrico e regular.

O museu passou por uma grande reforma em 1998, assinada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. No entanto, o profissional se preocupou com o caráter original da obra e, assim, manteve a linguagem neoclássica da construção.

arquitetura neoclássica no brasil pinacotecaCrédito: Wikipédia

Ao longo desse artigo, você ficou conhecendo a história e as características da arquitetura neoclássica no Brasil, além das suas mais famosas obras.

Se você, assim como a gente, adora arte e decoração, confira a galeria online da Laart que conta com gravuras importantes de artistas latino-americanos em seu acervo. Que tal conhecer, agora, nossa seleção? Clique aqui e confira.

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.