art deco

O que foi e como surgiu o movimento Art Déco: arquitetura, design e artes plásticas

Muita gente confunde o Art Déco com outras escolas, como a Arte Moderna e a Art Nouveau. No entanto, esse movimento conta com características particulares, que são expressas de variadas formas, englobando as artes visuais, o design e a arquitetura.

Definindo o estilo Art Déco

A característica mais forte do Art Déco é o seu caráter decorativo. Bastante presente na primeira metade do século XX, esse estilo surgiu na França, na década de 1920. Seu auge aconteceu em Paris, em 1925, com a Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes.

Após sua estreia em Paris, o estilo se expandiu para os Estados Unidos e para outras partes do globo na década seguinte. Não se atendo só à decoração, ele influenciou o design de interiores, as artes visuais, o design de produtos e a arquitetura.

Apesar de ter ganhando fama no período entre as duas guerras mundiais, o estilo foi reconhecido como um movimento apenas na década de 1960. Até hoje esse assunto gera polêmica entre os estudiosos, pois muitos deles acreditam que o Art Déco deveria ser identificada como um estilo distinto.

Embora o movimento tenha se inspirado nas correntes artísticas do passado, o estilo se caracteriza por sua marca vanguardista voltada para o futuro e por celebrar a modernidade e o progresso.

Diálogo com os movimentos de arte do passado

O movimento apresenta referências bastante ecléticas. Afinal, foi influenciado por movimentos distintos, como o cubismo, representado pela geometrização e suas formas abstratas. Também foi inspirado em de outras correntes, como o futurismo, o fauvismo e o construtivismo.

Dessa forma, podemos perceber que o Art Déco conta com influências de movimentos que a precederam, mas também possui um caráter vanguardista, focado na contemporaneidade e no futuro.

É interessante observar também que os designers desse estilo incorporavam em seus trabalhos elementos culturais exóticos. Assim, inseriam em suas peças componentes repletos de motivos culturais, como do antigo Egito, da Mesopotâmia e da África.

Características do Estilo Art Déco

Além do geometrismo e da simetria, o movimento combinou as artes plásticas e o artesanato. É por isso que esse estilo é muitas vezes comparado com o da estética de Bauhaus. Porém, vale destacar que os dois movimentos representavam oposições importantes. Afinal, enquanto o Art Déco contava com luxo e ornamentação extravagante, a Bauhaus trazia as formas geométricas puristas, o funcionalismo e a simplicidade.

O estilo também é muitas vezes comparado com o do Art Nouveau, sendo apontado por alguns como um movimento sucessor. Entretanto, apesar das duas correntes se inspirarem nas artes plásticas e na ornamentação, há muitas diferenças entre elas.

A diferença maior pode ser relacionada ao tratamento de formas e linhas. Isso porque o Art Déco recebeu forte influência do progresso e da industrialização. Assim, fez uso de padrões geométricos arrojados, que apresentavam:

  • linhas estilizadas;
  • cores fortes;
  • simetria;
  • uso de materiais modernos, como aço, alumínio e plástico.

Já os artistas do Art Nouveau trabalhavam para harmonizar itens modernos com formas orgânicas relacionadas à natureza. Logo, usavam materiais como madeira e metal, inspirando-se em desenhos com flores, folhas e penas.

Artes Visuais e Arquitetura

Combinando artes e artesanato, esse estilo foi amplamente empregada na arquitetura, design de interiores, setor têxtil, mobiliário e no design de moda. Em menor grau, pode ser vista nas artes visuais, principalmente na pintura.

Alguns dos artistas famosos que se destacaram ao utilizar a estética Art Déco foram:

  • Erich Heckel – pintor e ilustrador;
  • Ernst Ludwig Kirchner – pintor;
  • Jean Dupas – pintor;
  • René Lalique – designer e escultor;
  • Paul Manship – escultor, entre outros.

Em relação à arquitetura, o Art Déco foi um estilo amplamente usado no período entre guerras, principalmente nos Estados Unidos. Assim, tornou-se um dos estilos arquitetônicos mais populares do país durante a primeira metade do século XX.

A representatividade do estilo arquitetônico Art Déco é bastante vasta e conhecida nos Estados Unidos. Afinal, alguns dos edifícios mais famosos de Nova York, como o Chrysler Building e o Rockfeller Center apresentam essa estética.

art déco

Rockefeller Center. Crédito: Accor Hotels

Já no Brasil, alguns exemplos de obras arquitetônicas inspiradas no estilo do Art Déco são:

  • Viaduto do Chá em São Paulo;
  • Monumento às Bandeiras, em São Paulo;
  • Edifício Garcez, em Curitiba;
  • Estádio do Pacaembu em São Paulo;
  • Biblioteca Félix de Araújo, na Paraíba;
  • Central do Brasil no Rio de Janeiro, entre outros.

movimento art déco

Estádio do Pacaembu. Crédito: Folha de S.Paulo

 

art déco

Viaduto do Chá. Crédito: Infoescola

art déco artistas

Edifício Garcez. Crédito: Gazeta do Povo

Importantes artistas do Art Déco

As obras de arte abaixo são algumas das mais emblemáticas do Art Déco e representam as principais características do movimento por meio das conquistas de seus artistas mais famosos.

1. Emile-Jacques Ruhlmann

Émile-Jacques Ruhlmann nasceu em Paris em uma família que trabalhava com decoração. Logo, tornou-se famoso por expressar sua criatividade por meio de artigos de luxo que valorizavam o estilo Art Déco.

Produzindo peças únicas e elegantes, Ruhlmann utilizava madeiras exóticas e elementos primitivos para a composição delas. Assim, suas obras misturavam o Art Déco e o Art Nouveau. representando luxo e suntuosidade.

O gabinete abaixo feito em madeira com contraste em marfim, elementos e características do Art Déco, também apresenta um design floral, o que remete ao estilo Art Nouveau.

art déco

Gabinete État (1922). Crédito: MET Museum 

2. A. M. Cassandre

A. M. Cassandre foi um dos artistas mais influentes do Art Déco. Bastante conhecido por seus cartazes publicitários diferentes, elegantes e minimalistas, ele também é considerado um dos precursores do design gráfico moderno.

O cartaz abaixo apresenta um pássaro estilizado e conta com uma paleta restrita ao preto, cinza e cores frias contrastadas com quentes. O caráter minimalista de sua tipografia desempenha um papel fundamental nessa imagem. Afinal, ele conseguiu combinar formas geométricas para formar as letras.

art déco

Pivolo Aperitivo Aux Vins De France (1924). Crédito: Amazon

Movimento Art Déco hoje

O movimento Art Déco perdeu sua popularidade após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, voltou a ganhar forças na década de 1960, período caracterizado pela cultura consumista.

Por contar com uma linguagem visual global e com uma natureza que atende às exigências da produção em massa, esse estilo decorativo se faz presente até hoje, principalmente na moda, no setor de produtos e na área de design industrial.

Cada vez mais populares no mercado da arte, as obras de Art Déco são admiradas ao redor do globo. A prova disso é a existência de muitas fundações que se dedicam a restaurar e a perseverar monumentos e pinturas desse estilo.

Você também é um admirador de arte? Então, que tal conhecer a galeria online da Laart e mergulhar em um universo repleto de obras dos mais variados estilos e épocas? Nós levamos a arte a sério! Logo, todas nossas peças vêm com certificado de autenticidade. Conheça agora os artistas e as gravuras disponíveis em nosso site.

 

 

Share with

Comments

  • Olá, boa noite.
    Primeiramente, ótima matéria. Entretanto, há um erro na parte dos exemplos de obras arquitetônicas aqui no Brasil. Goiânia possui um grande acervo de construções inspiradas na Art Déco, mas a Biblioteca Félix de Araújo não fica em Goiânia e sim em Campina Grande, na Paraíba.

    João Victor de Sousa Lima
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.