aldo bonadei

Aldo Bonadei: biografia de um dos precursores da arte abstrata no Brasil

Aldo Bonadei foi um pintor, gravador, designer, poeta e professor brasileiro que, com muita criatividade e inovação, produziu um trabalho icônico no decorrer de sua carreira. 

Assim, atraiu olhares do público e da crítica, fazendo seu nome no circuito tupiniquim de arte. 

Para conhecer a biografia de Aldo Bonadei e suas principais obras, basta ficar com a gente até o fim deste post. Boa leitura!

Biografia de Aldo Bonadei: dos primeiros passos à consolidação 

Nascido em São Paulo, em 1906, Aldo Bonadei é filho de uma família de classe média que tem como ascendentes imigrantes italianos. 

Seu interesse pela arte se revela logo cedo quando, ainda criança, esboça e pinta diversos tipos de desenhos. 

Assim, a sua genialidade e habilidade são percebidas antes mesmo do paulistano completar 10 anos de idade, uma vez que, com que apenas 9, produz seu primeiro trabalho a óleo. 

Esse fato impulsiona sua vocação e faz que ele produza uma série de trabalhos de forma autodidata. 

Porém, sua curiosidade e seu amor por conhecimento o levam além. Afinal, o futuro artista, na busca de experimentar novos tipos de arte e de testar suas habilidades em diversos contextos, entra em contato com profissionais já estabelecidos em seu tempo.  

Logo, na década de 1920, mais precisamente entre 1923 e 1928, quando está na faixa de seus 20 anos, estuda desenho com o pintor e desenhista Pedro Alexandrino. Nessa mesma época, frequenta o estúdio de Antonio Rocco, também pintor. 

Nesse contexto, é válido ressaltar que ambos os professores são conhecidos por produzirem trabalhos realistas, com pinturas em óleo em que as paisagens e a natureza-morta são os cenários mais destacados. Dessa forma, é de se imaginar que esses elementos tenham influenciado  as pinturas do artista paulistano. 

Nesse período, além de formar uma sólida conexão com esses pintores, também estuda no Liceu de Artes e Ofícios para aprofundar ainda mais sua capacidade inata. 

Assim sendo, como um processo natural de quem deseja aprender mais e mais, estabelece laços com Amadeo Scavone e se torna seu aluno e amigo. 

Com ele, aprende teorias importantes sobre arte, como composição de formas, linhas e a harmonia das cores, entre outros fundamentos essenciais. 

Aldo Bonadei: vida e obra do integrante do Grupo Santa Helena

Em 1930, decide viajar para a Itália, onde permanece durante dois anos e, em Florença, frequenta aulas da Academia de Belas Artes. 

Lá conhece e tem aulas com Felice Carena, pintor, e seu assistente Ennio Pozzi, dois artistas bastante ligados ao Movimento do Realismo Italiano, também conhecido como Novecento, que apresenta forte influência do futurismo e que, assim, valoriza a inovação e a identidade nacional italiana. 

Após essa experiência estrangeira, retorna para o Brasil, onde busca aperfeiçoar seus estudos em arte moderna

Pouco tempo depois, mais especificamente em 1935, se une a outros integrantes do Grupo Santa Helena, uma associação que conta com artistas sem grandes pretensões ou aprendizado formal, uma vez que é formada por pintores, cenógrafos e desenhistas humildes, mas extremamente talentosos. 

Nesse grupo, Aldo Bonadei se destaca por ter mais conhecimentos específicos e técnicos, formação mais erudita, e por apresentar uma condição social um pouco superior a de seus colegas. 

Nessa década, as obras de Aldo Bonadei têm como principais temáticas as paisagens urbanas de São Paulo, cujas influências também remontam e espelham o impressionismo de Paul Cézanne, assim como flertam com o cubismo

Pouco tempo depois, já nos anos 1940, ele resolve transmitir seu conhecimento para artistas mais inexperientes. Assim, leciona pintura e se torna um dos grandes representantes de sua época. 

Logo, se interessa por outras formas de arte e, assim, trabalha como figurinista, desenvolvendo modelos de peças e desenhos para bordados. Também demonstra profundo interesse pela poesia e cria textos nesse formato. 

Além disso, nesse período, vive uma experiência única em sua jornada,  pelo fato de que exprime sua arte sem amarras e com muito mais liberdade. 

Desse terreno frutífero e criativo nascem obras que mesclam a combinam cores, e que apresentam uma forte relação com composições musicais e ritmos. 

Logo, a abstração ganha outra escala e importância em seu trabalho. Porém a estética figurativa continua em cena, o que mostra a busca do artista em equilibrar diferentes movimentos, estéticas e percepções. 

A experimentação e o estudo tornam Aldo Bonadei um dos pioneiros no desenvolvimento da arte abstrata brasileira e suas peças grandes exemplos e referências de quem trabalhava com o coração e com a razão. 

A morte do artista acontece em 1974, quando o paulistano brilhante tinha 68 anos.   

Principais obras de Aldo Bonadei

Cerejas (1930)

aldo bonadei vida e obra

Crédito: Google Arts & Culture

Impressão Musical com Barcos (1940)

biografia de aldo bonadei

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Terraço Azul (1945)

aldo bonadei principais obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Vitral (1958)

Crédito: Google Arts & Culture

Casario (1971)

obras de aldo bonadei

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Gostou de conhecer a vida e obras de Aldo Bonadei? Qual aspecto de sua trajetória chamou mais sua atenção? Qual de suas peças você teria em casa?

Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários abaixo!

Quer conhecer outras obras de sua autoria para escolher a que melhor combine com sua casa ou ateliê?

Então, clique aqui e confira as obras e os preços das gravuras de Aldo Bonadei presentes no acervo da Laart!

Lembrando que a Laart é uma galeria de arte virtual que só trabalha com obras exclusivas e assinadas dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos. 

Todas as gravuras contam com certificado de autenticidade e são entregues no conforto de seu lar. 

 

Crédito da foto de capa: História das Artes 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.