xilogravura de cordel

A história da Xilogravura de cordel: o papel da técnica na essência da arte

Antes de saber como aconteceu a história da xilogravura de cordel é preciso entender o que esse gênero significa. O cordel é uma tradição que chegou ao Brasil por meio de Portugal e se caracteriza por um tipo de literatura que começou oralmente para disseminar notícias para aqueles que não tinham acesso a elas.

O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel. Afinal, sua produção era simples e seu custo bastante baixo. Logo, foi fundamental para sustentar a tradição e manter fortes as raízes das histórias e das pessoas que as contavam.

Em sua origem, a literatura de cordel não está atrelada a um gênero literário único. Essa expressão, na verdade, ficou assim conhecida devido à forma de como os escritos eram expostos para o público. Isso porque os livros eram pendurados em cordas, barbantes ou cordel, como roupas em um varal.

Com uma tradição que marca mais de 100 anos, a literatura de cordel em xilogravura foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Iphan. Isso aconteceu por meio de decisão unânime entre todos os membros do conselho da agência no Rio de Janeiro.

xilogravura de cordelLogo, poetas, desenhista, ilustradores e artistas visuais, de xilogravura e vendedores de livros comemoraram essa conquista. Afinal, além de ser um forte elemento cultural, esse gênero representa o sustento de muitos brasileiros.

Apesar de originária das regiões Norte e Nordeste, a literatura de cordel se propagou por todo o Brasil graças à migração interna.

xilogravura de cordelPara entender melhor a importância da xilogravura na literatura de cordel, é preciso compreender a sua história anterior quando o cordel ainda nem havia sido escrito ou impresso. Ficou curioso? Então continue lendo e conheça mais sobre essa marca registrada do nosso país.

História da literatura de cordel

A literatura de cordel teve sua origem em Portugal e chegou ao Brasil no fim do século XVIII. No entanto, foi só no século XIX que esse gênero ganhou força, principalmente no sertão nordestino, uma área conhecida por seus grandes períodos de seca.

Nessa época, como boa parte da população não sabia nem ler ou escrever, o cordel era a única forma de elas se informarem. Além disso, também funcionava como um modo para as pessoas expressarem suas dificuldades e mágoas.

Assim, compreende-se que o cordel começou a sua tradição de forma oral. Ele era cantado por um tipo de trovador e as pessoas se reuniam em torno dele para ouvirem seus versos em forma de melodia.

 

xilogravura de cordel

A linguagem de cordel apresentava tanto expressões específicas da linguagem oral como também palavras escritas sem o português adequado. Isso acontecia porque as pessoas da época e da região não eram suficientemente instruídas. Por esse motivo e pelo fato de ser produzido para e pelas massas, criou-se um estereótipo em torno desse gênero.

Nos anos 1930 e 1940, foram publicados em papel centenas de cordéis. Esse processo deu início à xilogravura de cordel. Essa técnica começou a ser empregada de fato quando a necessidade de colocar a literatura cantada em papel apareceu.

Para tornar esse gênero acessível a todos, a xilogravura de cordel no sertão contava com o uso de materiais baratos. Vale destacar que apesar de ser produzido para pessoas com menos instrução, o cordel tinha rimas e regras. Além disso, essa literatura é conhecida por suas características regionais, populares e folclóricas.

xilogravura de cordel

No entanto, com a popularização do rádio e da televisão, a literatura de cordel perdeu sua força. Assim, vivenciou um período crítico durante a década de 1960, mas em 1970 esse gênero foi retomado. Porém, houve mudanças tanto em relação ao tipo de cordelista como da sua audiência.

A diferença é que os cordelistas atuais têm mais acesso à cultura. Logo, tanto eles como os consumidores desse gênero apresentam hoje um perfil diferente. Inclusive, muitos poetas profissionais e letrados se utilizam da literatura de cordel como lazer e são vistos com desconfiança pelos cordelistas mais conservadores.

Devido ao fato de a literatura de cordel não funcionar mais como uma fonte propagadora de notícias e de ter diminuído o número de pessoas analfabetas, a xilogravura de cordel começou a ser comercializada como atração turística.

Além disso, a Internet também mudou um pouco a forma dos cordelistas se expressarem, já que hoje, por meio dela, eles exprimem sua arte online. Sendo assim, podemos observar que se antes a literatura de cordel era produzida em pequenos panfletos por meio da xilogravura, hoje esse gênero pode ser encontrado e consumido online.

No entanto, é importante destacar que a xilogravura de cordel ainda pode ser encontrada em muitos lugares do Norte e do Nordeste, principalmente em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Lá, esse gênero é conhecido e serve como um chamariz para os turistas. Assim, a xilogravura brasileira de cordel pode ser vista tanto em mercados e feiras, como em lojas e aeroportos dessas regiões.

Qual a importância da xilogravura na literatura de cordel

De forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela. Trata-se de um método quase rudimentar de reprodução de imagens e textos e essa sua característica foi fundamental para sua aplicação como “técnica de impressão”.

Simples e fácil, a xilogravura na literatura de cordel também não exigia a aplicação de nenhum tipo de tecnologia, além, é claro, da tinta para marcar a madeira e o papel utilizado.

Se você se interessa por técnicas de impressão, não pode deixar de ler: “Entenda o que é serigrafia, como é o processo de impressão + obras de artistas”. 

xilogravura de cordel

Essa tradição só surgiu e se fortaleceu porque em uma realidade de seca e pobreza vivida nas regiões nordestinas, uma técnica mais cara e sofisticada dificilmente seria adotada.

Ao escrever e imprimir suas histórias, a xilogravura nordestina e o cordel se tornaram um só elemento e, assim, se transformaram em uma linguagem de expressão, contando e documentando uma história.

Foi por meio da xilogravura nordestina que o cordel conquistou seu espaço em outras partes do Brasil. O vídeo abaixo mostra como aplicar esse método na prática.

Combinando a originalidade dos artistas, os traços característicos da xilogravura de cordel e a qualidade das histórias se construíram uma fórmula perfeita que hoje é um dos Patrimônios Imateriais do Brasil.

Apesar de ter mudado, a xilogravura nordestina ainda mantém as raízes fortes do sertão. Assim, replica e cria suas novas histórias.

Os traços marcantes da xilogravura de cordel podem ser encontrados em peças de decoração, em bancos e azulejos, em quadros emoldurados e pendurados na parede e em acervos de arte para serem apreciados.

Se antes era rudimentar, hoje essa técnica apresenta mais sofisticação e é aplicada por renomados artistas em seus mais variados trabalhos de xilogravura, xilografia ou como técnica de gravura.

Para completar, há muitos museus e galerias de arte que recebem peças que aplicam esse método. A Laart é uma delas! Aqui você encontra um acervo exclusivo de obras de xilografia. Todas são originais e têm certificado de autenticidade.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.