candido portinari

Quem foi Candido Portinari: biografia e obras do ícone brasileiro 

Sensível, vanguardista e multifacetado. Estas palavras podem descrever um pouco quem foi Candido Portinari. No entanto, essa lista de qualidades vai muito além. Afinal, esse artista foi um dos mais importantes da história da arte e do modernismo brasileiro. 

Fez isso ao elaborar suas obras com emoção e ao retratar, como ninguém, os temas sociais e políticos do Brasil. 

Ganhador de diversos prêmios e homenagens, esse paulista do interior foi pintor, ilustrador e professor, tendo também se dedicado à arte da gravura. 

Até hoje, na história, nenhum outro artista brasileiro alcançou tanta fama e reconhecimento internacional. Logo, descrevê-lo como um ícone faz todo o sentido, não é mesmo? 

Para saber melhor quem foi Candido Portinari, conhecer suas obras e a biografia dessa emblemática personalidade, basta ler este post até o fim. 

Quem foi Candido Portinari: biografia e trajetória do mestre 

Natural de Brodósqui, uma pequena cidade do interior de São Paulo, Candido Portinari nasce no começo do século XX, no ano de 1903. Seus pais eram imigrantes italianos e vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor. Assim, o artista cresce em uma fazenda de café. De origem humilde, é o segundo filho entre doze. 

O amor pela arte desperta cedo. Afinal, com apenas seis anos, o paulista já produz seus primeiros esboços desenhando. Porém, muito se engana quem pensa que sua infância foi fácil. As dificuldades em sua trajetória não foram poucas, tanto que, ainda menino, deixa de frequentar o curso primário. 

No entanto, esse fato não o impede que o futuro artista se dedicasse a sua maior paixão: a arte. A sua vocação era tão latente que, mesmo com pouca idade, ele se torna uma peça-chave na decoração de uma igreja de sua cidade natal. 

Isso, é claro, foi só o começo, já que com apenas 16 anos, ele se muda para a até então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. 

No ano seguinte, ingressa em duas diferentes escolas de arte. Assim, se dedica, de forma intensa, aos estudos de pintura e de desenho figurativo

Seu dom, talento e esforços são tão grandes, que não demora muito para que a sua arte chame a atenção de seus professores e, até mesmo, da imprensa da época. 

Os jornais e periódicos o consideram um prodígio do cenário artístico. Desse modo, como consequência natural, ele ganha uma projeção sem igual. Vale destacar que isso acontece no vigésimo aniversário do artista. 

A pouca idade do artista nada influi em seu julgamento. Muito pelo contrário. Afinal, as obras de Candido Portinari são tão criativas e emocionantes que superam a aparente falta de experiência. 

Desse modo, em 1926 e no ano seguinte, o artista participa de alguns concursos. Contudo, apesar do merecido destaque, não conquista prêmios. 

Porém, essa situação se inverte quando, pouco tempo depois, em 1928, ele cria uma tela que conta com fortes características da arte acadêmica. Desse modo, finalmente, conquista o “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro” e ganha uma viagem ao continente europeu. 

Assim, em 1929, ele parte para Europa e conhece vários países. Esse fato acaba sendo um dos mais importantes da trajetória do artista. 

Isso porque é nesse período que o seu amadurecimento artístico começa a acontecer, assim como é nessa época que ele conhece sua esposa, Maria Martinelli, com quem convive até os últimos dias de sua vida. 

Nesses dois anos, é fundamental enfatizar que Candido Portinari, apesar de estudar diversos estilos e conhecer importantes figuras artísticas internacionais, não muda o seu foco que é de retratar o seu país. Muito pelo contrário, essa vontade de expressar as mazelas e os temas sociais brasileiros se intensifica. 

Confira também: “Tarsila do Amaral: conheça a trajetória de uma das artistas mais cultuadas de todos os tempos”. 

Candido Portinari: o retorno do artista ao Brasil  

O retorno do artista ao  Brasil acontece em 1931. Neste ano, o seu trabalho apresenta uma estética diferente da usual. Nela, o conceito de suas pinturas, a vivacidade das cores e as questões sociais do país são bastante valorizados. 

Nesse sentido, as obras de Candido Portinari mesclam as temáticas brasileiras com influências de outras correntes artísticas, com as quais o paulista teve contato na Europa, como o cubismo e o surrealismo. 

A mudança de perspectiva de seu trabalho também reflete diretamente a admiração de Candido Portinari por Pablo Picasso. Isso porque o seu famoso quadro “Guernica”, uma das obras-primas do espanhol, desperta no brasileiro a vontade de denunciar as adversidades sociais de seu país.

quem foi candido portinari

Crédito: Wikipédia 

Assim, seu trabalho ganha outra estética e proposta. Aos poucos, ele deixa de lado suas telas pintadas a óleo e se volta para a criação de afrescos e também de murais. 

Nessa época, o seu trabalho ganha ainda mais fama internacional e o artista é aclamado por público e crítica, chamando a atenção tanto em terras tupiniquins como em outros locais do globo. 

A década de 1940 é bastante intensa e marcada pelo sucesso. Nesse período, Candido Portinari expõe em diversos locais do mundo e é recebido com aplausos. 

Outro fato importante dessa década é que durante os anos 1940, o artista também se dedica à política. Em 1945, ele se candidata a deputado pelo Partido Comunista e, dois anos depois, a senador. 

Esse fato, para muitos historiadores, contribui de forma negativa para a carreira do artista, que deixa de ganhar alguns prêmios no período. 

Já na década de 1950, ele, que até então transitava entre o Brasil e outros países, acaba retornando de vez para o Brasil. Nesse período, as obras de Candido Portinari são aclamadas na Bienal de São Paulo. Porém, se o sucesso em sua carreira é notório, a sua saúde já não é mais a mesma.

A partir desse momento, o artista apresenta um sério problema de intoxicação devido ao uso contínuo de tintas. Apesar de fraco, ele continua a viajar e a expor em vários lugares, como Europa, Estados Unidos e Israel. 

Então, na década de 1960, mais precisamente em 1962, o artista morre devido à intoxicação.  Esse fato simboliza que o amor pela arte foi mais importante do que tudo, até mesmo do que sua vida. 

Agora que você já sabe quem foi Candido Portinari e que conheceu um pouco sobre sua biografia, siga lendo para descobrir quais foram suas principais obras!

Obras de Candido Portinari: conheça as principais

Confira agora algumas das grandes obras de Candido Portinari

1. Mestiço (1934)

obras de candido portinari

Crédito: História das Artes

2. Café (1935)

biografia de candido portinari

Crédito: Arte na Rede

3. A descoberta da terra (1941)

candido portinari

Crédito: Wikipédia

4. Retirantes (1944) 

retirantes candido portinari

Crédito:  MASP 

Impossível não achar incrível a trajetória de Candido Portinari, não? Sabe o que também é impossível? Viver sem arte! 

Para isso, existe a Laart, uma galeria de arte online que prestigia o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos ao democratizar a arte em gravura. 

Todas as peças são assinadas e contam com certificado de autenticidade. No acervo da galeria há milhares de obras, inclusive modernistas. Que tal garantir uma exclusiva para a sua casa ou ateliê? Para isso, basta clicar aqui. 

Crédito da foto de capa: Escola Educação

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.